Terça-feira, 5 de abril de 2016 - 2ª Semana da Páscoa
João 3,7b-15
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7 b“Vós deveis nascer do alto. 8 O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”. 9 Nicodemos perguntou: “Como é que isso pode acontecer?” 10 Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11 Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12 Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como creditareis se vos falar das coisas do céu?13 E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14 Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
O grande desejo de Jesus é que nasçamos do alto, pela graça do Batismo... Nicodemos estava sedento de um aprendizado novo. Isso já era suficiente para que Jesus visse nele a reta intenção de buscar a verdade. Também nós, como Nicodemos, deveríamos ter essa capacidade de buscar a verdade dos fatos, sobretudo no âmbito da fé. Jesus não renegou Nicodemos pelas suas indagações “ignorantes”. Muito pelo contrário, falou demoradamente com ele para explicar aquilo que era de fundamento. Portanto, temos que nascer de novo. Pelo batismo Jesus nos dá a capacidade de sermos herdeiros desse algo a mais, conseguido para nós, ao preço da vida entregue na cruz. Esse nascimento não pode ser entendido somente com a razão humana. Temos que nos deixar tocar pela graça. Temos que nos abrir inteiramente para o transcendente, sem nenhuma resistência. Esse é um exercício difícil, mas não impossível.
Oração
Senhor Jesus, fonte de vida nova, ajuda-me a renascer diariamente pelo Teu amor gerador de vida. Não obstante todas as minhas limitações de entendimento, faze-me nascer do alto. Não deixes, Jesus, que eu viva obcecado(a) pelas minhas próprias ideias. Ilumina minha inteligência com a luz de Teu divino Espírito. Dá-me, Jesus, a capacidade de buscar sempre a verdade. E a verdade maior é a singeleza do Teu amor, provado na cruz, para minha salvação. Concede-me a graça de entender em profundidade a força e o poder do Santo Batismo que age em mim. Ajuda-me a crescer na fé e a Viver a fé de forma responsável, sobretudo na doação da vida, com obras concretas de amor. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia cheio de obras de amor.
Aceita meu abraço e minhas preces.
Com muita estima.
P. Renato dos Santos - SDB
Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano