"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Leigos

Edmilson Amador Caetano
Bispo de Guarulhos


Há pouco celebramos os 50 anos do Concílio Vaticano II que, principalmente, em dois documentos, Lumen Gentium IV e Apostolicam Actuositatem , ressaltou a presença  dos leigos na  vida Igreja, não como um apêndice, mas como presença necessária na vida e missão de Igreja. O Sínodo dos Bispos de 1987 ocupou-se exclusivamente da vida e missão dos fiéis leigos e São João Paulo II “traduziu” na Exortação Apostólica pós sinodal Christifideles laici as indicações sinodais. 

No Brasil grandes passos foram dados a partir dos documentos conciliares e sinodal. As Conferências do Episcopado Latinoamericano, de modo especial a de Santo Domingo e Aparecida, dão especial relevo à missão dos leigos e leigas. A CNBB, com a criação da Comissão Episcopal para o laicato, faz constante reflexão sobre esta missão e está em permanente diálogo aberto. Já em 1970 tivemos um documento voltado para os leigos e sua missão e  grande passo na reflexão e ação foi dado com o Documento 62, aprovado na Assembleia de 1999, ”Missão e Ministérios dos cristãos leigos e leigas”. Continuamos estas reflexões com o amadurecimento do Documento de Estudos da CNBB 107 A, “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da terra e luz do mundo. “ 
 Não podemos em nossas Igrejas pensar na obra da evangelização sem a presença atuante, não simplesmente subsidiária, dos leigos e leigas.  A atuação dos leigos e leigas na vida da Igreja é instrumento que revela esta mesma Igreja como mistério de comunhão na continuação da Obra redentora de Cristo. Não há contraposição entre a vocação laical e as outras vocações na vida da Igreja.  Como todas as vocações e ministérios específicos na vida da Igreja, a vocação laical deve ser sempre repensada e atualizada para que em cada época não perca a sua essência. Neste sentido é pertinente dizer que a vocação laical não é algo pronto e acabado.
 A vocação laical não engloba todas as vocações na vida da Igreja. É essencial na vocação laical a sua secularidade: ser no mundo e na sociedade presença evangelizadora de Cristo; ser  presença do Reino de Deus no coração do mundo. Estas poucas palavras envolvem uma gama praticamente infinita de lugares onde estar presente como discípulo missionário de Jesus Cristo. Para tanto é também essencial à vocação laical a vida de participação e comunhão na comunidade cristã. O fiel leigo é alguém que experimentou o encontro com o Cristo Ressuscitado na comunidade cristã, onde foi iniciado na vida cristã (conversão, discipulado, comunhão) e em nome  e comunhão com esta comunidade, com a autonomia que lhe é própria, vive no coração do mundo o seu testemunho cristão e o plantio dos  valores do Reino. Sem uma identidade genuinamente cristã, que envolve o senso de pertença a Igreja, os cristãos leigos e leigas, não são capazes de viver o Reino no coração do mundo.

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18538:leigos&catid=451&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.