“A castidade, com efeito, nos recolhe, reconduzindo-nos à unidade que perdemos quando nos dispensamos na multiplicidade”. (Santo Agostinho)
“Limpa teu coração. Faz dele uma casa para o Senhor. Deixa que Ele more em ti e tu morarás n’Ele”. (Santo Agostinho)
“A castidade da alma é o amor ordenado que submete o inferior ao superior”. (Santo Agostinho)
“Tanto a castidade virginal como a conjugal têm seu mérito próprio. Ambas são gratas a Deus porque ambas são graças de Deus”. (Santo Agostinho)
Leia também: Luxúria e Castidade
“A castidade é uma virtude que não podemos praticar, se Deus no-la não concede. Deus, porém, só a concede aos que a pedem”. (Santo Afonso)
“Quem peca contra o voto de obediência, raramente não ofende os votos de castidade e pobreza”. (Deus a Santa Catarina; Diálogos)
Ouça também: Como viver a Castidade em nossos dias?
“Que felicidade o homem poder libertar-se de sua sensualidade! Isto não pode ser bem compreendido, a meu ver, senão por quem o experimentou. Só então se verá claramente como era miserável a escravidão em que se estava”. (Deus a Santa Catarina; Diálogos)
“Para o homem de coração puro, tudo se transforma em mensagem divina”. (Deus a Santa Catarina; Diálogos)
“Todo aquele que vive casta e piedosamente na Igreja assemelha-se a uma luz celeste; e pela irradiação de uma vida santa mostra a muitos, qual uma estrela, o caminho que leva ao Senhor”. (São Leão Magno)
http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2016/04/25/o-que-os-santos-doutores-disseram-sobre-a-castidade/