"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

terça-feira, 26 de julho de 2016

A providência divina em São João Crisóstomo

Dom Vital Corbellini
Bispo de Marabá (PA)


São João Crisóstomo, bispo de Constantinopla, final dos séculos IV e início do V, escreveu uma obra importante sobre a Providência divina. Ele a via como graça de Deus e missão humana na objetividade das coisas. Deus é conhecido através de seus atributos sendo um deles, a Providência para com todas as criaturas, visíveis e invisíveis, pequenas e grandes, mas sobretudo para com o homem e a mulher.

1. Deus fez as coisas para o ser humano
Deus fez todas as coisas para o ser humano tornando-as bonitas, grandes,variegadas, ricas, adaptadas às necessidades, úteis e sob todos os aspectos benéficas, aptas a sustentar o corpo, conduzir à alma à sabedoria e ao conhecimento de Deus. Pela gratuidade das coisas é possível perceber o conhecimento do Criador. 
Deus embelezou o céu não somente com astros, mas também com o sol e a lua ocasionando para todos grande prazer e enorme utilidade. Os astros não apenas marcam a duração da totalidade dos anos e das estações mas indicam a cada noite, a hora e o curso do tempo. Da mesma forma como os astros, as fases da lua dizem respeito à indicações exatas e fidedignas. 
2. A Providência preparou bem as coisas
O Bispo de Constantinopla falou a respeito das criaturas visíveis que são o sol e a lua. Se a primeira(o sol) é capaz de regular as horas do dia, já a segunda(a lua) estabelece as da noite, prestando outros serviços pois suaviza a temperatura e produz orvalho para as sementes germinarem na terra. Sendo inferior ao sol, a lua é muito superior aos astros por ocupar lugar intermédio entre o esplendor do sol e a dos astros. 
A providência preparou as coisas com sabedoria criativa porque em toda a parte produz enorme variedade. Simultaneamente manifesta seu poder peculiar de operar grandes maravilhas, cuidar do proveito dos que consideram indescritíveis vantagens e além disso é aprazível. 
Como a pessoa não admiraria o levante do sol depois da aurora, que instantaneamente ilumina com seus raios toda a terra, o mar, montanhas, bosques e colinas, o céu inteiro despojando as coisas visíveis do manto noturno? Como não perceber a sua beleza florescente e seu brilho? Na realidade ele traz proveito às sementes, às plantas, ao corpo das pessoas, e a todos os seres do universo visível. 
3. A providência e o ser humano
São João Crisóstomo falou do beneficiado de todas essas coisas que é o ser humano. Os ventos refrescam os nossos corpos fatigados, purificam a terra da contaminação da lama e o ar poluído da fumaça, pelo fogo e por outras exalações, atenuam o calor dos raios solares, nutrem e fazem germinar as sementes. O bispo tem presente também a noite, percebendo nela a grande providência do Criador. Ela faz repousar o nosso corpo cansado; relaxa e distende os membros tensos pelos esforços diurnos e restitui-lhes, pelo repouso, vigor pleno.
4. O bem da Providência divina
A Providência divina fez bem todas as coisas seja para os seres irracionais, seja para os seres racionais no caso as pessoas, o homem e a mulher. Deus fez tudo bem à realização humana. João enumera as artes, os ofícios, as cidades, as aldeias, o sono, a morte, a vida, o crescimento e tantos fenômenos naturais e este mundo tão grande destinado à vida futura. São Paulo exprime-se dessa forma: a criação também será libertada da escravidão da corrupção, para entrar na liberdade da glória dos filhos de Deus(Rm 8,21). 
João Crisóstomo convida o ser humano a adorar o Senhor por ter-nos dado uma alma espiritual e racional, de nos ter feito criaturas suas com amor, de nos ter entregado a realeza sobre as coisas visíveis. Sem ter necessidade de nosso serviço, deu-nos o ser. Foi unicamente por amor que nos chamou à existência e tudo isso, Ele o fez por nossa causa. 
5. A Providência divina, Encarnação e a Salvação
O Bispo de Constantinopla falou da encarnação do Verbo de Deus. Ele tornou-se um de nós, menos o pecado. Ele conviveu com os seres humanos, operou milagres, fez promessas e as cumpriu. Passou no mundo fazendo o bem. Foi pregado na cruz, a fim de suprimir a tirania do pecado humano, quebrar os laços da morte, abrir-nos as portas do céu. 
Cristo Jesus ressuscitou dos mortos, voltou para o Pai, e como tinha dito, pediu ao Pai que enviasse o Espírito Santo sobre os apóstolos. Este veio para renovar as pessoas e as criaturas. Compreendamos dessa forma que a Providência divina continua agindo pela missão das Pessoas divinas e pela boa vontade das pessoas em acolhê-las tornando o mundo conforme o plano original da criação na harmonia e no amor. Deus conta conosco nessa obra da redenção para que vivamos bem na paz e no amor neste mundo e um dia na eternidade. 
http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19216:a-providencia-divina-em-sao-joao-crisostomo&catid=392&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.