Quinta-feira, 7 de julho de 2016 – 14ª Semana Comum
Mateus 10,7-15
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9 Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10 nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito a seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12 Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13 Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. 14 Se alguém não vos receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. 15 Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Reflexão
A missão mais significativa de um cristão batizado é anunciar o Reino de Deus, assumindo as consequências decorrentes deste anúncio. A proposta do Reino passa, necessariamente, pelo coração humano. É uma questão de consciência e responsabilidade. Deus continua, hoje, convocando e enviando. E o sentido mais sagrado de todas as vocações é colocar a vida a serviço da vida. Este é o mais sublime mandato divino: GASTAR A VIDA PELOS OUTROS. Cristianismo não é teoria. Cristianismo é mão na massa... Cristãos comprometidos nunca ficarão de braços cruzados. É impossível ficar de braços cruzados diante das necessidades do mundo presente. Claro, esta afirmação serve para quem ainda tem sensibilidade. O próprio Cristo deu esta ordem: 8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! Não tem como ficarmos indiferentes diante de tantas demandas sociais. Com unhas e dentes precisamos lutar pela justiça, pela paz, pela solidariedade... (Neste sentido, como tenho feito com frequência, aproveito para agradecer a todas as pessoas que fazem seus depósitos bancários, ajudado a manter nossas Obras Sociais. “Deus lhes pague...”!)
Oração
Senhor Jesus, fonte de toda missão e envio, envia-me! Faze de mim um(a) grande anunciador(a) dos valores genuínos do Teu Reino de paz, de amor e de justiça. Elimina da minha vida todo medo e vergonha de testemunhar a eficiência e a eficácia do Teu Reino. Meu coração, modelado pelo Teu coração de Bom Pastor, seja sempre manso, pobre, pacífico, sem exigências, devotado aos mais pobres e solícito em viver coerentemente o Evangelho. Que o Espírito Santo me molde cada vez mais, a fim de ser instrumento da paz geradora de harmonia, serenidade, confiança e alegria interior. Derrama sobre mim as riquezas de Teus dons para ser verdadeiramente feliz, independendo das coisas materiais que possa ter e dispor. Ajuda-me a ser mais agradecido(a) por tantos dons recebidos. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito cuidado para com os mais fracos e indefesos.
Forte abraço.
Padre Renato dos Santos – SDB - No Ano da Misericórdia!
Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano