Quarta-feira, 31 de agosto de 2016 – 22ª Semana do Tempo Comum
Lucas 4,38-44
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo,
38 Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela.
39 Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou.
Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los. 40 Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus.
Jesus punha as mãos em cada um deles e os curava.
41 De muitas pessoas também saíam demônios, gritando:
“Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias.
42 Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo de as deixar.
43 Mas Jesus disse:
“Eu devo anunciar a Boa-Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. 44 E pregava nas sinagogas da Judeia. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Vemos Jesus visitando uma igreja doméstica, ou seja, uma casa de família. A igreja doméstica deveria ser um lugar privilegiado para a manifestação do sagrado. O primeiro altar sagrado da vida de um(a) filho(a) deveria ser os joelhos do pai e da mãe. É neste altar que aprendemos que existe um Deus maravilhoso que nos deu o dom insubstituível da vida. Marido e mulher deveriam ser as colunas robustas que dão sustentação ao edifício que se chama família. Não haverá resgate da dimensão sagrada da sociedade se não houver o resgate da dimensão sagrada da família. Família e sociedade que não têm por valores absolutos os valores do Evangelho, não conseguirão viver em plenitude. A Família é o primeiro Santuário da vida. Não obstante todas as dificuldades, precisamos dignificar mais este santuário. É neste santuário que se forma a coluna vertebral da honestidade, da justiça, da solidariedade, da transparência, da retidão e das boas ações. Como vai tua família? Deus ainda tem espaço dentro dela? É exatamente na igreja doméstica, que se chama família, que deveríamos aprender a nos cuidar mais, a nos querer mais, a nos respeitar mais, a nos amar mais, a nos perdoar mais, a nos servir mutuamente.
Oração
Senhor Jesus, fundamento de toda edificação familiar, abençoa nossa família. Damos total liberdade para que entres em nossa igreja doméstica. Visita-nos, Jesus! Traz contigo o dom da cura física, psíquica, moral e espiritual. Protege nossas famílias de todas as armadilhas do Maligno. Que nossas relações fraternas se alarguem cada vez mais para aprendermos a crescer no amor, no perdão, no respeito e no serviço mútuo. Derrama, Jesus, Tua bênção sobre nossos casais, para que sejam colunas robustas na edificação do santuário da vida. Que os filhos, gerados na fonte do amor, possam testemunhar este amor vivendo os valores perenes do Teu Evangelho. Que os filhos possam ter o prazer de desfrutar dos joelhos dos pais como o primeiro altar sagrado de suas vidas. Ajuda-nos, Jesus, a recuperar a dimensão sagrada da nossa família. Faze que nossa família seja um verdadeiro santuário do divino amor. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito crescimento na vivência familiar.
Aceita meu abraço forte.
Padre Renato dos Santos – SDB - No Ano da Misericórdia!
Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano