"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Oposição e vitória

Dom José Alberto Moura, CSS

                Arcebispo de Montes Claros, MG

Muitos acham que se vencem os opositores maquinando e realizando atos, projetos, armadilhas, processos, calúnias, difamações e até mentiras e outros meios desonestos. Dessa forma, podem constranger, vingar-se e tirar da concorrência os de diferentes idéias, ideais e pleitos. Na política isso acontece com muita freqüência. Julgam, assim, que vencem na marra, porque se apropriam do lugar concorrido por outros. Confundem, mesmo propositalmente, conforme a conveniência, adversários com inimigos. Aliás, a boa concorrência é salutar quando realizada dentro da ética, da lei e do respeito aos outros.

A vitória, no entanto, não é simplesmente a de quem ganhou, lícita ou ilicitamente. É sim de quem contribui para o benefício social, dentro das regras do humanismo e do respeito à dignidade humana, mesmo perdendo uma disputa de cargos e funções. Jesus é o maior vencedor, mesmo na aparente derrota imposta por quem conseguiu matá-lo. Do alto da cruz pediu ao Pai o perdão para seus algozes. Sua ressurreição foi a maior vitória. Seguindo-O, aprendemos a ganhar quando damos vez e até perdoamos a quem nos faz o mal. Ensina-nos a pagar o mal com a misericórdia e a realização do bem a quem nos ofende. O ganho não está na vitória em relação a um pleito disputado. Está mais na grandeza de se esforçar para servir e colaborar com os opositores para eles realizarem o maior benefício à coletividade. Concorrer com meios éticos e métodos cidadãos, mesmo perdendo, vale mais do que a vitória com meios desonestos, ilegais e imorais. Só a pessoa de bom caráter sabe usar os meios lícitos para a disputa.
Na época do profeta Jeremias, ele foi perseguido por dizer e defender a verdade. Colocaram-no em cisterna com barro para ele morrer de fome. Foi salvo porque foi defendido por pessoas de bem (Cf. Jeremias 38,4-10).  Estas foram instrumentos divinos para salvar um inocente das mãos de pessoas vingativas e maldosas.
A carta aos hebreus lembra o quanto Jesus sofreu e suportou a infâmia, enfrentando a oposição por parte dos pecadores, dando o exemplo para a pessoa de bem não se abater nem desanimar. É preciso resistir à tentação da corrupção e do pecado (Cf. Hebreus 12,1-4), não caindo na armadilha de quem usa meios anti-cidadãos para vencer a qualquer custo.
O desafio de Cristo é grande para se conviver e se impor em relação aos que usam de meios imorais para se projetarem. Ele até diz: “Eu vim lançar fogo sobre a terra... vim trazer a divisão” (Lucas 12, 49.50). Seu método não é aceito por quem é egoísta e não pratica a justiça, opondo-se a quem promove o bem com honestidade, verdade e respeito aos valores morais. A vitória acontece para quem dá de si em proveito do semelhante, tudo fazendo para favorecer os outros de modo justo, solidário e fraterno. O ditado “rouba, mas faz” não está no dicionário de quem tem grandeza moral e não tira o que é dos outros em vantagem própria ou de grupos privilegiados. Roubar do próximo é roubar de Deus! A pessoa que assim o faz vai ter que prestar contas ao Criador.
Neste ano da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, precisa-se chamar a atenção dos que participam das eleições municipais, eleitores e elegíveis, para terem misericórdia da sociedade, principalmente dos mais deixados de lado na justiça social, para usarem dos meios éticos no eleger e serem eleitos. Comprar e vender votos é uma grande injustiça para com todos. Vence quem tem grandeza de caráter e contribui, com meios lícitos, para um bom pleito.

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19309:oposicao-e-vitoria&catid=343&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.