“Em 2011, após a instituição da paroquia, o nosso primeiro Pároco nos apresentou seu projeto para a Missa com as crianças, algo novo e desafiador para catequistas até então acostumados somente com as salas de catequese. Repletas de medo e insegurança, aceitamos o desafio. Iniciamos com os fantoches, Talita, Pedrinho, Julinha, Caim e Madalena. A primeira casinha foi emprestada da escola do bairro! Nossa maior dificuldade era o material para pesquisa e elaboração dos teatros, que devem sempre ser sobre o Evangelho do dia. Também havia a questão do tempo; tínhamos que fazer o teatro em apenas 5 minutos.No mesmo ano decidimos filmar as apresentações e postar no youtube, para que outros catequistas pudessem ter acesso. Em 2013, inovamos com personagens vivos, Sara, Samuel e Tiãozinho (em homenagem ao nosso primeiro Pároco Padre Sebastião, que ao ver o personagem contagiou a todos na igreja com sua gargalhada). Em 2.014, incluímos as crianças nos teatros. Em 2.015, por motivos de saúde e saída de alguns integrantes do grupo, os teatros tiveram uma pausa.Voltamos com os teatros, Sara, Talita, Pedrinho e duas novas integrantes, Marta e a Mensageira de Jesus!A Missa das crianças ganhou uma nova dinâmica. Ao final de cada Missa é lançado o “Dado do Amor”, apresentando a missão para ser vivida durante a semana. A partir desta missão, as crianças trazem seus pedidos e agradecimentos para serem lidos na oração da coleta e na oração da comunidade. Elas sentem que a Missa é para elas, para que compreendam todo o mistério que nos é apresentado, para que mesmo pequeninos sintam o Deus vivo presente na Celebração da Missa.São muitas as dificuldades, os desafios! Mas nada é maior do que a Paz e sensação de dever cumprido no final de cada Missa. Nos fazemos pequeninos como eles, para atingir seus corações, servimos com alegria e nosso objetivo é fazer com que Jesus seja cada vez mais conhecido e amado!”
“A catequese constitui o período em que se estrutura a conversão a Jesus Cristo, a partir da adesão inicial realizada pela Evangelização. É na direção dos adultos que a Evangelização e a Catequese devem orientar seus melhores agentes”. (Estudo 80 CNBB)
Inscrições Turma 2020
quarta-feira, 14 de setembro de 2016
Missa com as Crianças
Documento Necessário para o Batismo e Crisma
Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;
Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;
Comprovante de Residência,
Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;
Documentos Necessários para Crisma:
RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.
Fonte: Catedral São Dimas
Formulário de contato
Reflexão
REFLEXÃO
reflexão sobre o Dízimo
A espiritualidade do Dízimo
O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.
Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.
Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.
Fonte : Pe. Jerônimo Gasques
http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12
Programe-se
" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."