Quarta-feira, 26 de outubro de 2016 - 30ª Semana Comum
Lucas 13,22-30
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo,
22 Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém.
23 Alguém lhe perguntou:
“Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Jesus respondeu:
24 “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25 Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo:‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’. 26 Então começareis a dizer:‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’27 Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30 E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Ser cristão não é condição mágica para merecer a salvação eterna. Conhecer a Sagrada Escritura na sua totalidade também não é condição para entrar no reino dos Céus. Ainda que falássemos a língua dos anjos; ainda que tivéssemos o dom da profecia; ainda que conhecêssemos todos os mistérios e toda ciência; ainda que tivéssemos fé a ponto de transportar montanhas; ainda que repartíssemos nossos bens ou chegássemos ao ponto de entregar nossos corpos para serem queimados, se não tivermos caridade, ou seja, amor, de nada adiantaria para nossa salvação eterna. (1 Cor 1,1-13) O Céu não é clube de sócios. Não será nossa certidão de batismo que garantirá a entrada no céu. A única realidade que nos garantirá a salvação eterna é a prática da justiça, da solidariedade, da fraternidade, da acolhida, do perdão... Portanto, a regra já está estabelecida. Se formos batizados e fizermos isto, certamente a salvação nos será garantida. Tudo dependerá da nossa decisão interior: Queremos ou não merecer a salvação que Cristo nos trouxe com o anúncio do Reino? Se não tivermos boas obras, penso que Ele também dirá para nós: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ Seria lamentável...
Oração
Senhor Jesus, fonte misericordiosa do amor, da justiça e da salvação, salva-me! Não permitas, Jesus, que eu fique na passividade e na ociosidade, sem me empenhar seriamente para passar pela “porta estreita” do amor e da justiça, que se expressam no compromisso concreto pela defesa da vida. Abre-me a porta! Considera-me “bendito de Teu Pai”. Permite-nos possuir o Reino preparado desde a fundação do mundo. Concede-me tomar lugar à mesa no Reino de Deus. Que minhas atitudes de amor possam ser a chave que me permitirá abrir a porta para a salvação eterna. Faze que minha vida de oração seja cada vez mais coroada de ações transformadoras. Teu Espírito Santo me ajude a viver e a praticar a justiça, a solidariedade, a fraternidade, a acolhida e o perdão. Converte-me, Jesus, para que eu possa, através do seguimento radical, merecer a salvação eterna. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita obras de misericórdia para quem mais necessita.
Vai meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.