Quarta-feira, 07 de outubro de 2016 – Nossa Senhora do Rosário
Lucas 1,26-38
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 26 o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29 Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30 O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33 Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34 Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35 O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36 Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37 porque para Deus nada é impossível”. 38 Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Na fé, e somente na fé é que Maria se declara totalmente favorável ao projeto divino: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” Trata-se de uma atitude interna própria de quem realmente confia, de quem realmente crê. Quem confia e crê de verdade em Deus, se entrega de verdade a Ele. Foi exatamente isso que Maria fez: confiou, acreditou e permitiu que Deus se servisse dela como instrumento. Ela não exigiu nada em troca, não colocou nenhuma condição. Quem crê não impõe condições. Como nos diz São Luiz de Montfort: ´Quanto mais o Espírito Santo encontra Maria em um coração, mais Ele vem a este coração e o santifica’. Deus quis ter Mãe, escolheu Maria, quis ter uma filha especial, imaculada, escolheu Maria, quis ter uma esposa, escolheu Maria. Que glória a de Maria! De nossa parte não nos resta outra coisa senão dizer biblicamente:´Todas as gerações me proclamarão bem aventurada (Lc 1,48).
Oração
Senhor Jesus, Salvação gerada no ventre puríssimo de Maria, concede-me a graça especial de merecer gerar Teu Filho Salvador no interior de meu coração e, sobretudo, de dá-Lo à luz a tantos que insistem em viver nas trevas, sem a força desta Luz inextinguível. Ajuda-me a viver em Ti, por Ti e Contigo para poder encontrar a maior e melhor graça: Tua presença. Chama-me, Jesus, para Teu projeto de amor! Quero dar, hoje, meu sim consciente e responsável. Quero ser Teu instrumento para a transformação do mundo. Que eu possa ser humilde o suficiente para acolhermos a Tua santa vontade sobre mim. Teu Santo Espírito encontre sempre em mim a capacidade de colocar a vida a serviço da vida. Faça-se em mim segundo a Tua Palavra. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita capacidade de escuta do que o teu anjo tem a te dizer... Tenhas um excelente final de semana, sempre com a Eucaristia ou o Culto Dominical.
Vai meu abraço e minha prece.
Padre Renato dos Santos – SDB - No Ano da Misericórdia!