"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

terça-feira, 8 de novembro de 2016

A resistência

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba


Quando uma determinada força se opõe a outra e nunca desiste, damos o nome de resistência. Em 11 de setembro de 2001, dois prédios do chamado centro do comércio mundial são destruídos. Parecia fim do mundo, mas não foi visto como necessidade de mudança nos rumos da humanidade, que resiste em continuar endeusando o mercado mundial e o consumo indiscriminado.

“Não se paga o mal com o mal”. A reação tem sido de provocar mais violência, agressão armada e econômica. Estamos num “barril de pólvora”, dominado pelo comércio internacional, privilegiando sempre mais a classe dos confortados, causando a destruição da “casa comum”. O sintoma é de fim do mundo, como se deu com o Templo de Jerusalém, que “não ficou pedra sobre pedra”.
O profeta Malaquias diz que “o sol da justiça há de chegar para aqueles que seguem a lei do Senhor” (Ml 3,19-20). A foça da justiça e a da injustiça é a expressão da resistência da cultura neoliberal, onde os mais fortes, no mundo do capital, conseguem impor sua força sem medir o desastre social que sempre causam. Falta sensibilidade para perceber o Dia do juízo que o Senhor fará.
Como foi dito acima, a destruição de Jerusalém e do templo, no ano 70, foi considerado como um fim de mundo. Talvez seja o fim da cultura antiga judaica e começo de uma nova fase da história, agora com as características da era cristã. O mundo mudou e os problemas aumentaram e se agravaram, deixando para a cultura de hoje a sensação, muito forte, de um fim eminente de tudo.
É hora de usar da força de resistência, que é próprio da natureza, de sair da passividade conivente e de descobrir que temos capacidade para enfrentar corajosamente os indicativos destruidores da vida no planeta. É preocupante ver atitudes de desconstrução presentes em inúmeras faces do planeta terra, principalmente a sensação de que um mundo diferente não seja possível.
Ouvimos com certa frequência que o fim do mundo está próximo. Ninguém sabe que proximidade seja essa. Apenas sabemos que toda crise revela abertura de novas portas, de novos horizontes, de práticas antigas que acabam gerando situações novas. É o processo da resistência, de superar a preguiça e trabalhar com coragem e confiante na ação criadora de Deus.
http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19783:a-resistencia&catid=369&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.