Quarta-feira, 9 de novembro de 2016
Dedicação da Basílica de Latrão (Foi construída nos anos 311 a 314. O terreno foi doado por Constantino. Para nós católicos, esta igreja é como que a mãe de todas as igrejas construídas pelo mundo. Esta Basílica é a Catedral de Roma).
João 2,13-22
— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!13 Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14 No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15 Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16 E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 18 Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 19 Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias o levantarei”. 20 Os Judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” 21 Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Pelos dados históricos sabemos que o famoso Templo de Jerusalém foi totalmente destruído no ano 70 depois de Cristo, pelos soldados do exército romano, com Tito. O novo e definitivo Templo será o Corpo de Cristo ressuscitado. Com o nascimento de Cristo, a presença de Deus não estará mais no templo profanado, mas no próprio Cristo, Seu Filho. É exatamente por isso que Jesus afirma: “Destruí este Templo, e em três dias o levantarei”. Claro, Ele estava tão somente falando do templo que era seu próprio corpo. E nós, por decorrência do recebimento do Santo Batismo, também somos templos vivos do Espírito Santo. Portanto, temos que cuidar muito para não profanar este Templo, que deveria ser, necessariamente, morada do Altíssimo. Infelizmente a realidade do pecado abre muitas fissuras neste templo sagrado que somos nós mesmos. Acabamos por permitir a prostituição, a pornografia, a drogadição, os vícios, etc. E acabamos por entristecer a Santíssima Trindade que habita em nós. Será que Jesus vai ter que pegar o chicote novamente? O seu amor haverá de nos curar. Basta que o permitamos!
Oração
Senhor Jesus, fonte inesgotável de amor, toca-me profundamente com Tua graça, para que alcance um grau elevado de respeito por cada Templo, que são os meus semelhantes. Não permitas, Jesus, que meu corpo consagrado pelo Santo Batismo seja profanado pelo pecado do desamor. Dá-me mãos limpas e um coração puro. Arranca a vaidade de meu coração e ensina-me a amar a Ti sobre todas as coisas e, ao próximo, como a mim mesmo. Mora em mim, Jesus, para transformar meu corpo no mais bonito Templo da Santíssima Trindade. Lava-me com Teu sangue. Purifica-me com Teu fogo de amor. Inunda meu existir humano com Teu Espírito de amor. Que minha vida esteja sempre repleta da Tua sagrada presença, do Teu amor e da Tua infinita misericórdia. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Aproveito para desejar-te um dia de muita graça divina.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.