Segunda-feira, 17 de abril de 2017 - Oitava da Páscoa
Mateus 28,8-15
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 8 as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. 9 De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos!” As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. 10 Então Jesus disse a elas:“Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”. 11 Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. 12Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, 13 dizendo-lhes: “Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. 14 Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis”. 15 Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até o dia de hoje. Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Precisamos definitivamente entender que Jesus não é uma teoria, um conceito. Jesus é uma pessoa real. Jesus é tão real que até foi morto na cruz. Foi morto por se dizer Filho de Deus... Com sua morte ele matou a morte. A vida venceu! Ele ressuscitou e nos ressuscitará... Jesus é alguém que aceitou assumir sobre si o peso da nossa pequenez humana. Ele nos devolveu a dignidade humana, perdida com o pecado original. A vitória de Cristo sobre a morte marca a nossa existência e fundamenta a nossa fé. Sua presença entre nós nos enche de alegria. Ele nos convida a sair de nós mesmos, buscá-Lo e anunciá-Lo como Salvador e Redentor da humanidade. A morte e ressurreição de Jesus é o acontecimento histórico que norteia toda a nossa vida de cristãos comprometidos na defesa da vida. Essa notícia foi vivida e anunciada com alegria, antes de tudo, pelas mulheres. Hoje, não podemos ficar indiferentes. Devemos ser as testemunhas qualificadas de sua ressurreição. Porém, só conseguiremos sê-lo se formos pessoas de fé. Somente o dado da fé nos qualifica para sermos testemunhas críveis da sua ressurreição.
Oração
Ó Deus, que fazeis crescer a vossa Igreja, dando-lhe sempre novos filhos e filhas, concedei que, por toda a sua vida, estes vossos servos e servas sejam fiéis ao sacramento do batismo que receberam, professando a fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita gratidão pelo maravilhoso dom da ressurreição em tua vida.
Aceita meu abraço e minhas preces.
P. Renato dos Santos - SDB