Quinta-feira, 20 de abril de 2017 - Oitava da Páscoa
Lucas 24,35-48
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 35 os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36 Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38 Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39 Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.40 E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41 Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42 Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43 Ele o tomou e comeu diante deles. 44 Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. 45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46 e lhes disse: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47 e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48 Vós sereis testemunhas de tudo isso”.- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
A Ressurreição é o evento central da nossa fé de batizados. Se não acreditarmos na ressurreição, nossa fé e nosso batismo perderiam completamente o sentido. A ressurreição de Cristo não foi um conto de fadas. Não foi um teatro. Não é uma poesia. Ressurreição é o acontecimento mais importante que dá sustentabilidade ao nosso ato de crer. Como o próprio Jesus afirma, fantasma não se comunica, não se expressa, não tem carne e nem ossos. Não come... Nem Jesus precisava disso enquanto ressuscitado. Jesus ressuscitado está completamente livre das nossas condições humanas. Mas chega até a pedir comida para afastar as dúvidas de seus primeiros interlocutores, que estavam vivendo um misto de alegria, surpresa e desconfiança. Não devemos ser tímidos em afirmar que é justamente pela força da ressurreição agindo em nossas vidas que nos esforçamos por sermos mais justos, solidários, fraternos e, comprometidos com a defesa da vida. A força e o poder da ressurreição comprometem nosso ser e nosso agir em sociedade.
Oração
Senhor Jesus, força motriz de nossos corações, movimenta-nos com a energia da Tua ressurreição. Dá-nos a graça de experimentar diariamente a força da ressurreição em nossa vida de batizados(as), por Ti consagrados(as). Ajuda-nos a superar a fé ingênua e faze que as dúvidas, que por vezes invadem nossa inteligência, sejam dissipadas pela luz do Santo Espírito. Abre, Jesus, a nossa inteligência, para entendermos profundamente a grandiosidade do Teu infinito amor para conosco. Continua, Jesus, a nos mostrar as mãos e os pés. Faze-nos mais sensíveis. Assim poderemos ver Tuas mãos e pés nos pés e mãos de tantos irmãos que caminham conosco, diariamente. Permite-nos ser testemunhas qualificadas da Tua ressurreição nos tempos atuais, através de ações que minimizem as dores e sofrimentos nos corações das pessoas que convivem conosco. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita crença na ressurreição de Cristo.
Aceita meu abraço e minhas preces.
P. Renato dos Santos - SDB