A cada ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realiza sua Assembleia Ordinária. Ultimamente, tal Assembleia tem acontecido na cidade de Aparecida, junto ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Este ano, de modo particular, teremos vários eventos comemorativos, pois estamos celebrando os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora da Conceição, no rio Paraíba. Com isso vivemos, no Brasil, o Ano Mariano e a Assembleia da CNBB realizou diversas celebrações recordando o acontecimento. Participaram da Assembleia Bispos de todas as Dioceses do Brasil. Vejamos os números: 301 Bispos representando 276 (arqui)dioceses presentes em todo o território nacional. Fazem-se presentes, também, muitos arce(bispos) eméritos que a seu tempo governaram tantas dioceses e arquidioceses. Também muitíssimos assessores da CNBB (padres, religiosos(as) leigos e leigas) e convidados, que deram sua colaboração, em diversos temas tratados no evento. Diríamos, uma multidão de pessoas a serviço da evangelização, da pastoral e do encaminhamento da vida da Igreja Católica que está no Brasil.
Os meios de comunicação se fazeram presentes, ainda, promotores de eventos, de material litúrgico e tudo aquilo que tem que ver com a vida da Igreja e de suas comunidades de fé.
O tema central da Assembleia deste ano foi: “INICIAÇÃO À VIDA CRISTÔ, tema este já preparado por uma Comissão de bispos e peritos e que foi estudado e aprovado na Assembleia. É um tema essencial para a vida da Igreja e nos lança para um tempo de evangelização renovada e de grande empenho na vivência consciente de nossa fé. Em todos os momentos, em todos os lugares e em todas as circunstâncias de nossa vida.
Muitos outros temas foram abordados durantes esses dias, como: “ relatório da presidência, as prestações de contas de todas as comissões e equipes da CNBB, com seus relatórios e promoções, assuntos das diversas comissões episcopais: liturgia, doutrina da fé, caminho ecumênico e outras, o documento Amoris Laetitia, novas comunidades, análises de conjuntura da realidade brasileira e da conjuntura eclesial, preparação da XVª assembleia do Sínodo dos Bispos em Roma, o Congresso Eucarístico Nacional com a escolha da sede, temas do CELAM, apresentação dos projetos da CNBB, como o projeto “Comunhão e Partilha” que financia o estudo de seminaristas de dioceses pobres do Brasil”, etc…
Todos os dias participamos da celebração da Santa Missa no Santuário Nacional, que foi transmitida pelos meios de comunicação católicos. Dois dias de retiro espiritual para os bispos, celebrações especiais, entrega dos prêmios da CNBB a diversas pessoas, mensagens dos bispos sobre diversas realidades, carta ao Papa Francisco e à Congregação dos bispos em Roma, foram outros acontecimentos que preencheram a agenda da Assembleia.
Será publicada uma “Declaração sobre a devoção à Nossa Senhora na comemoração dos 300 anos de Aparecida e dos 100 anos de Fátima”, como também serão publicadas diversas notas sobre a realidade nacional e internacional. Ainda, foram apresentadas, em nível de Assembleia, entre tantas, 3 experiências evangelizadoras: pastoral da sobriedade, pastoral do povo de rua e relatos de experiências pastorais.
São importantes, também, as Reuniões Privativas dos senhores bispos do Brasil, onde com a presença só de Bispos são tratados assuntos de interesse da vida interna da Igreja do Brasil. Normalmente o Sr. Núncio Apostólico e seus secretários participam destas reuniões.
Assim, com a presença de tanta gente, com o auxílio da oração e preces, com as missas, a liturgia das horas, as orações marianas, todos os dias, a Assembleia aconteceu em mais de dez dias, com uma programação muito bem organizada pela presidência da CNBB, seus órgãos consultivos e o Conselho Permanente, formado por bispos de todas as regiões do Brasil.
Estive presente em todas as atividades da Assembleia e peço aos leitores do Jornal Expressão que rezem pelo seu bom êxito e acompanhem, pelos mais variados meios de comunicação e pelas redes sociais, os desdobramentos desse conjunto de material que fará grande sentido para nossa fé católica ao ministrar e receber os sacramentos, ao preparar os encontros, ao participar ativamente na sociedade, como fiéis conhecedores do Evangelho e daquilo que a Igreja nos pede. Que Deus abençoe a todos.
Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB
Bispo Diocesano
http://www.diocese-sjc.org.br/55a-assembleia-geral-da-cnbb/