Evangelho do dia – Pão da vida!
Terça-feira, 03 de março de 2015 - 2ª Semana da Quaresma Mateus 23,1-12
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 1 Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2 “Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3 Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4 Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. 5 Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas. 6 Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7 Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8 Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9 Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. 11 Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12 Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
A Marca registrada daincoerência é o dizer e não fazer... A pessoa incoerente não tem harmonia interior, não tem humildade. Segundo Jesus, a pessoa que diz, mas, não faz, sofre da doença de querer jogar nas costas das outras pessoas os pesados fardos que elas mesmas não conseguem carregar... As pessoas incoerentes vivem na arrogância, vaidade e orgulho. Procuram sempre os primeiros lugares. Elas não conseguem viver em paz se não tem holofotes. A pessoa incoerente sofre de uma grande tentação: Achar-se superior! Desperdiçam suas potencialidades tentando alcançar os primeiros lugares, não para dar testemunho de uma vida doada, mas para querer humilhar quem “ficou” para trás. Uma pessoa normal sabe que se torna impossível viver sem a interação com as demais. Podemos, sim, encontrar nos outros aquilo que em nós carece. É o exercício da complementaridade. Que bom seria se nos convencêssemos que aquilo que falta em mim, a outra pessoa tem e, por isso, me complementa.
Oração
Senhor Jesus, fonte de toda coerência, educa-me cada vez mais à coerência. Não permitas que a mania de superioridade me impeça de ver nas outras pessoas os dons que me complementam. Extirpa dos meus sentimentos a doença nefasta da mania de grandeza e superioridade que me diminuem como ser humano. Ajuda-me a crescer na arte da complementaridade. Que minha bagagem espiritual, intelectual e material possa servir de ocasião para me doar ainda mais na defesa e promoção da vida. Minha verdadeira superioridade consista tão somente em servir-Te nos pobres e marginalizados da sociedade. Fala, Jesus, no meu interior, com a luz do Teu Espírito. Educa-me, com a singeleza do Teu Espírito, para que eu supere a tentação de fazer ações para ser visto(a) e elogiado(a) pelas pessoas. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita coerência de vida.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.