Terça-feira, 1 de agosto de 2017 – Santo Afonso Maria de Ligório
Mateus 13,36-43
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 36Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram:“Explica-nos a parábola do joio!” 37Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem.38O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno.39O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos. 40Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41o Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
É muito forte ouvir Jesus afirmando que joio são os que pertencem ao Maligno. Tanto o joio, como o Maligno, são coisas que não prestam. E, pelo nosso senso crítico, podemos perceber tanto joio em nossas comunidades, em nossas organizações, em nossa sociedade. É joio dentro da Igreja, é joio nas pastorais, é joio nos partidos políticos, é joio nas Organizações não governamentais, é joio nas empresas, é joio nas famílias, no coração dos casais, dos filhos... E, assim, o mal vai se proliferando. O pecado vai tomando conta dos nossos corações. São tantas as estruturas de pecado que tentam matar e abafar no coração do ser humano a boa semente do Reino. Estejamos atentos... Não sejamos ingênuos. O Maligno adora gente ingênua... E podemos dar nome aos vários tipos de joio que vão dominando tudo e todos: inveja, desrespeito, calúnias, raiva, desejo de poder, de ter pelo ter, desamor, tristeza, imoralidades, devassidão, discórdias... E todos esses males vão nos atingindo e nos secando por dentro. O pecado consome a seiva da graça que o Filho do Homem semeou em nossos corações. O joio vai crescendo dentro de nós e nem nos damos conta. Somos nós que permitimos que essas sementes de perversidade e maldade encontrem espaço em nossas vidas. Quem semeou esse joio? 39O inimigo que semeou o joio é o diabo.Portanto, não vamos permitir que o Maligno nos use para o mal, já que para o bem Ele nunca vai querer a nossa ajuda... Deus faz o contrário: ele quer tão somente semear a boa semente dentro de nós.
Oração
Senhor Jesus, somente Tu és fonte da qualidade de toda boa semente. Semeia abundantemente em minha vida as sementes de frutos bons. Não suceda Senhor, por minha irresponsabilidade, inércia ou preguiça, que o Maligno encontre espaço dentro de mim e roube minhas predisposições para produzir frutos bons. Dá-me, Senhor, a graça de ser boa semente. Quero, decididamente, pertencer ao Reino. Arranca da minha vida todo desejo de vingança, inveja, desrespeito, calúnias, raiva. Não permitas, Jesus, que eu me deixe levar pelo desejo de poder, do ter pelo ter, pelo desamor, devassidão, intrigas e discórdias... Que a força e o poder de teu Santo Espírito me façam tão somente produzir frutos bons: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade, mansidão e autodomínio. Ajuda-me a dar um bonito testemunho de uma vida cristã autêntica. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita capacidade de eliminar o joio que mais te atrapalha.
Aceita meu abraço forte.
Padre Renato dos Santos – SDB