"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

quinta-feira, 4 de março de 2010

A Atuação Sócio - Política do Cristão Encontro : Ecologia - I Cor 16,1-4

A Atuação Sócio - Política do Cristão Encontro : Ecologia - I Cor 16,1-4
S problemas ecológicos que temos hoje surgiram a muito, mas ao longo dos séculos, o homem vem degradando o meio ambiente em que vive, isto vai se intensificar gradativamente apartir do século XVIII.
No século XVIII tem se a Revolução Industrial, neste período os E.U.A se preocupam somente com seu parque industrial.
No século XIX o homem se preocupa somente com á acumulação de riquezas, os países seriam mais poderosos se tivessem uma maior quantidade de metais preciosos.
O marco da Revolução Industrial foi a produção em serie , a exploração em massa dos recursos naturais e a crença de que o Estado é soberano para explorar seus recursos naturais e seu território livremente.
No inicio do século XX o homem passa a poluir indistintamente o meio ambiente e começa a descobrir que o estado não pode mais utilizar seu território livremente sem que não causa-se danos a outros estados.
Estudos recentes realizados pela USP, comprova que a poluição pode invadir fronteiras, quando verifica que a poluição de São Paulo pode atingir 400 km.
De 1972 1974, O CLUBE DE ROMA – estabelece algumas questões de preservação ambiental:
• Controle populacional – realiza-se campanha de conscientização e também há um aumento da expectativa de vida.
Hoje um dos problemas que enfrentamos é o aquecimento Global, provocado pelos gases estufa que intensificam um padrão de circulação atmosférica incomum, pois formam uma capa sobre a terra, que impede o calor de fugir para o espaço. Ocasionando um aquecimento global modificando a questão climática, isso se deve a ação do homem, causado pelo acumulo de monoxido de carbono, CFC ( gás de geladeira, aerossóis, etc.).
A concentração desses gases podem aumentar em 2 graus Célsius, o que pode acelerar o derretimento da cobertura de gelo da Groelândia e fazer o nível do mar aumentar em 7 metros em mil anos.
Dados recentes de satélites mostram que 685 mil m² da superfície derreteu no verão (2005), mais que o dobro da área em 1992.
Cerca de 32% do gelo do mar Ártico desapareceu desde 1980 e a cobertura perdeu 1,2 metros de espessura. Em 1980 a extensão de gelo do mar Ártico era igual a 7,8 milhões de Km, em 2005 era de 5,3 milhões de Km.
• 2/3 do nosso planeta é água só e só 40% da população mundial tem água potável;
• 12% do Tamanho do Brasil é o desmatamento no mundo;
Principais fontes poluidoras:
1. esgotos municipais;
2. restos industriais;
3. escoamento urbano;
4. escoamento agrícola;
5. trafego de navios;
6. terminais petrolíferos.
Os urbanos e residenciais poderiam ser resolvidos com a utilização de fossas sépticas, caixas anaeróbias e caixas de gorduras, que diminuem a emissão de material orgânico nos rios.
Por que precisamos voltar nossas atenções para água na vida do Planeta

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.