"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quinta-feira, 4 de março de 2010

O Pão da Vida - Eucaristia

Tema: O Pão da Vida - Eucaristia.
Objetivo: Mostrar o catequizando o verdadeiro pão que JESUS quer nos dar, levando-o ao desejo de participar da Sagrada Eucaristia diariamente.
Motivação
1. O catequista com o pão na mão faz os seguintes questionamentos:

a) Para que serve pão?
b) Por que precisamos comer?
c) O que acontece se não comermos?
Ler Jo6,1-15 ou narrar como o texto do comentário
Comentários
A pessoa de JESUS que vocês estão conhecendo exercia um fascínio impressionante sobre as multidões. Atraídos por suas palavras, certa vez alguém disse: Ninguém jamais falou como este homem! E maravilhado por suas curas o povo o seguia sem sequer calcular as dificuldades do caminho ou o rigor do deserto. Caminhavam todos ansiosos para encontrar Aquele homem de Deus, que lhes manifestara tão impressionante e sincero amor – Jornal da MISSA – 18º DOMINGO – C.A.P.L- RIO DE JANEIRO.

A fama de JESUS corria de boca em boca, todos falavam do Nazareno, de sua palavra prodigiosa, dos seus ensinamentos, dos milagres que realizava e das multidões que iam ao seu encontro.
Certamente seu coração enchia-se de alegria, conhecia cada pessoa, a história de cada um, quantos bens e quantos milagres não poderia realizar, não é mesmo? Todos queriam conhecê-lo!
Um dia vejam só o que aconteceu! JESUS foi às margens do mar da Galiléia, na cidade chamada Tiberíades e muitas pessoas foram atraídas por Ele. Eu imagino como deveria ser JESUS com aquele rosto bonito, aquela pessoa que só fazia o bem, era mesmo para chamar atenção de muitas pessoas, não é mesmo?
Pois bem, JESUS sentou-se e começou a ensinar e assim passou muito tempo, pois o que Ele falava era muito bom de ouvir, o tempo passou tão rápido que ninguém percebeu que já era tarde e de repente... JESUS olhou para os lados e para trás viu uma multidão enorme. E JESUS percebeu que aquela multidão tinha fome de DEUS, mas também fome de alimento para o corpo.

Então, os apóstolos percebendo a preocupação de JESUS, pensaram em despedir a multidão para que fosse procurar alimento. Mas JESUS não aprovou a idéia deles e disse: Não, não! Pois Ele sabia que as pessoas estavam cansadas e com fome e não dava para elas irem em de busca de alimentos.

Então, JESUS disse-lhes: Vocês precisam dar o que comer a toda essa gente! Os apóstolos ficaram espantados com essa ordem, mas, assim mesmo, começaram a tomar providências.
Mas JESUS percebendo a demora disse ao apóstolo Felipe: Felipe, onde compraremos pães para dar de comer a toda esta gente? Ele falou assim para experimentar a fé de Felipe! JESUS é poderoso e sabia o que iria fazer.

André um dos apóstolos disse: JESUS, aqui está uma criança com cinco pães de cevada e dois peixes, mas o que é isso para matar a fome de tanta gente?! JESUS disse, fazei sentar todos. Naquele lugar havia muita grama e lá todos se sentaram que eram 5.000 homens sem contar as mulheres e crianças.

Pois bem, JESUS pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu, agradeceu a DEUS, abençoou e mandou que os Apóstolos distribuíssem pão e peixe ao povo. Todos comeram e ainda sobrou muito pão e muito peixe.

As pessoas que comeram ficaram tão admiradas que disseram: JESUS é o profeta verdadeiro que veio ao mundo! E quiseram fazer de JESUS um rei. Ele sabendo disso retirou-se sozinho para o monte.
Partilhando
Esta história foi inspirada no evangelho de São João. Este evangelho foi também narrado pelos outros evangelistas. São João retoma este acontecimento para nos introduzir no discurso da Instituição da Sagrada Eucaristia. Com a multiplicação dos pães, JESUS quis preparar aquele povo que O ouvia e a nós aqui hoje a entender o grande mistério de AMOR que estava para acontecer.
De onde vinha tanta gente? Como era véspera da festa da páscoa dos Judeus (a última que JESUS passaria em Jerusalém), possivelmente eram peregrinos que foram para a festa, e é claro, o Bom Mestre, sempre aproveitava de oportunidade para ensinar a Palavra de DEUS, aproveita e faz uma grande declaração: “Quem vem a mim, não terá jamais fome e o que crê em mim, não terá jamais sede” Jo6,35.
Com o milagre da multiplicação dos pães, JESUS provou que se preocupava com as pessoas e que está atento às necessidades de cada um dos que formava aquela multidão que O seguia e O ouvia. Teve compaixão... A Palavra nos diz que curou a muitos. Depois, percebeu que a multidão tinha fome. Fome de DEUS, mas também fome de alimento!
E JESUS, então se vale da pobreza e da simplicidade de um menino que se apresentou e ofereceu cinco pães e dois peixes... Multiplicou aqueles dons oferecidos com humildade e, com o pouco, saciou uma multidão.
Desprovidos de recursos e distantes de qualquer lugarejo onde pudessem providenciar o mínimo necessário, JESUS não passa o problema adiante, deixando o povo à própria sorte. O pouco, JESUS transformou em fartura! Do problema, JESUS tirou a solução!
O que parecia impossível tornou-se possível para que Sua Glória fosse manifestada! E Seu poder continua hoje, o mesmo para curar, transformar e saciar nossa fome! O que você precisa se saciar agora? (pausa)
Ah!! Se conhecêssemos o Dom de Deus e Aquele que agora pode realizar um milagre em sua vida! Coloca-se nas mãos de JESUS com o seu problema... (pausa)
Muito obrigado JESUS!
Da mesma forma, JESUS percebe e conhece hoje todas as suas necessidades. Ele sabe exatamente a situação pela qual você está enfrentando... Ele acompanha cada instante de sua existência desde o nascimento e deseja, muito mais do que você mesmo, tudo de melhor para a sua vida!
Agora, neste momento JESUS pode e quer realizar um milagre em sua vida! Ele está ansioso para realizar maravilhas em cada um de nós! Mas, para isso JESUS precisa da sua colaboração.
Talvez, como aquele menino, você não tenha muito para apresentar a JESUS. Mas, apresente-se a Ele com humildade e com o coração aberto. A condição é apresentar-se a JESUS e acreditar que Seu poder pode transformar qualquer situação. O pouco JESUS transformou em fartura! O impossível JESUS vai transformar em possível; apresente-se como estás agora!

Ao multiplicar os Pães JESUS mostra que aquele povo tinha fome de DEUS, mas também tinha fome material... O que esta Palavra tem a ver conosco? Esta palavra foi proclamada hoje e JESUS fala para cada um de nós: “Dá de comer toda essa gente”!
Irmãos, temos que levar o Pão da Palavra de DEUS a todos que estão com sede e fome de DEUS e não sabem como chegar até Ele e se saciar. Será que mesmo dentro de sua casa não tem alguém faminto de DEUS?
Precisamos ser ousados e solidários como àqueles quatro homens que introduziram pelo teto o paralítico, eles foram solidários para com aquele que estava paralisado. Lembremos também da bela ação da samaritana que deixou o “balde” e foi correndo para cidade contar para as outras pessoas. (caro catequista, foi apresentado o texto da Samaritana? Cuidado, não podemos citar nada que não falamos – eles não conhecem a Palavra como nós!)
Vimos também outro detalhe enorme: Foi o Apóstolo André que indicou a fonte do milagre. “Está aqui um menino com 5 pães e dois peixes”. E o amor de DEUS manifestou em JESUS que os multiplicou, JESUS não passa o problema adiante porque nos ama com amor eterno. Mais uma vez a nossa etapa de catequese vem nos mostrar à necessidade de fazer a nossa parte e sermos ousados e apresentar JESUS o que temos; o que seria 5 pães e dois peixes para tanta gente? Mas foi o que tinha, e André apresentou. O que tenho para apresentar agora? (pausa)
E no dia seguinte da multiplicação dos pães, o que será que aconteceu? Vamos ler na bíblia! Jo6,22-27.35-40.
Irmãos, JESUS matou a fome do corpo daquelas pessoas, mas o seu maior desejo é matar a nossa fome espiritual, isto é, aquela que nos leva à morte eterna. Nós vimos no texto que as pessoas iam atrás de JESUS por interesse: JESUS falava coisas lindas, JESUS multiplicou os pães, JESUS curou, o que mais que JESUS fez? (pausa)
Mas JESUS conhecendo o coração humano, o que foi que Ele disse? “Na verdade, vocês estão me procurando porque comeram os pães e ficaram satisfeitos” Jo6,26. Vocês entenderam estas palavras?
JESUS queria que eles entendessem bem uma coisa: Que Ele não tinha vindo ao mundo para matar a fome do corpo da gente. Ele quer nos libertar de tudo o que é ruim. Muitos ainda comungam somente por tradição, não está nem aí pra JESUS. Outros procuram somente por causa de interesses materiais.

JESUS quer que acreditemos nele quando afirma ser o Filho de DEUS; quando proclama ser ele mesmo o verdadeiro Pão do céu e só quem come daquele Pão viverá eternamente.
Infelizmente, porém olhando para nossa história de cristãos pouco esclarecidos, temos de admitir que ainda não fomos capazes de entender o Cristo e de segui-lo sem restrições. Eis o sonho que o mundo não entendeu. Quantos e quantos fazem a 1ª comunhão e abandona a Igreja.

Conhecemos JESUS, estudamos sua vida nos encontros de catequese, lemos na Bíblia, ouvimos homilias na Santa Missa. Todavia, quando ouvimos falar em conversão, isto é, mudança de vida, abandonando os vícios, fraquezas, pecados de estimação, reagimos fortemente e às vezes nos questionamos: Isso só pode estar errado, e assim JESUS não poderá realizar transformações em nós por estarmos com o coração endurecido devido ao pecado.
Irmãos, para você compreender isto, é necessário ter fé. Peça hoje para JESUS que aumente a sua fé, senão será impossível você admitir que eu aqui falando para 30 pessoas, possa estar falando a verdade, enquanto a TV mostra para o mundo inteiro exatamente o contrário, com a comodidade tamanha, sem a necessidade sequer de você ter que sair de sua casa, sem se levantar da poltrona!
Mas você não está aqui por acaso! Eu te exorto; peça para JESUS aumentar a sua fé ... (pausa).
Outro detalhe deste evangelho: JESUS preocupa com o homem por inteiro, como vimos também na cura do paralítico que foi introduzido pelo teto e nos mostra também que a segurança da subsistência não está no muito que poucos tem para si, mas no pouco de cada um que é repartido entre todos, isto nós vimos naquele menino que oferece os pães e os peixes.

A garantia da dignidade não se encontra no poder de um líder que manda, mas no serviço de cada um que organiza a comunidade para o bem de todos. Por exemplo: Precisamos levar mais a sério o domingo do quilo. Não podemos multiplicar, mas um pouco de cada um vai, com certeza, alimentar muita gente. Por que será que esquecemos? (pausa)
A multidão procura JESUS, desejando continuar na situação de abundância, isto é, governada por um líder que resolve tudo, sem exigir esforço. Mas vimos que JESUS vem nos mostrar que essa não é solução; é preciso buscar a vida plena, e isto exige o empenho de nossa parte. Além do alimento que sustenta a vida material, é necessária a adesão pessoal a JESUS para que a verdadeira vida se torne definitiva: A VIDA ETERNA.
JESUS ao se declarar ser o PÃO DA VIDA, Ele se apresenta como aquele que veio de DEUS para dar a vida definitiva aos homens. E aqueles que O ouvia não admitem que um homem possa ter origem divina, e conseqüentemente possa dar a vida eterna.
Vv51-60 - Vejam como JESUS é bom! JESUS se dá no pão! JESUS declarou:
EU SOU O PÃO DA VIDA DESCIDO DO CÉU.
O Pão que eu darei... Os Judeus que ouviam, tomaram estas palavras no sentido material, dizendo que está louco, e se retiraram, e assim, aparentemente o ministério de JESUS começa a se fracassar. Imaginam! JESUS chegando ao final do seu tempo aqui na terra, pois a declaração de JESUS foi quase na véspera da Sua Paixão, e aqueles que o seguiam não conseguem assimilar uma palavra tão dura e O abandona. Ao final de contas como alguém pode dar sua carne como alimento e seu sangue como bebida? (pausa)
Pelo contrário pergunta aqueles que ficaram: Vós também quereis ir? E vimos então a grande resposta de Pedro. A quem iremos? “Só tu tens palavra de vida eterna; e nós acreditamos e conhecemos que tu és o Santo de DEUS. E JESUS sabia que dentre aqueles que ficaram, um havia de o trair Jo6, 69-70”.
Será que este questionamento tem a ver com você que esta aqui hoje? E JESUS voltou atrás? Da mesma forma falo para vocês agora, tudo que já disse a vocês e chamo mais uma vez sua atenção que é necessário um verdadeiro propósito, isto é, ter um desejo profundo de mudar de vida (você não pode se confessar sem este desejo, ao contrário, cometerá pecado mais grave ainda. “Vai em paz e não peques mais” – Eis o pedido de JESUS.

Um detalhe maravilhoso também do texto é sem dúvida: JESUS ao se declarar ser o PÃO DA VIDA, fazia o preanuncio da Sagrada Eucaristia. E a multiplicação dos pães também vem nos recordar hoje a grande multiplicação que acontece nos altares no mundo inteiro, a cada hora do dia, com certeza, está acontecendo este grande milagre de AMOR.

O Pão da Vida – Diz São João Crisóstomo: “Pela Sagrada Eucaristia somos mudados em JESUS, não somente pelo amor, mas tornamo-nos realmente a carne de JESUS, milagre que se opera por ação do alimento que ELE nos dá. Para nos testemunhar seu amor ELE quis dar-se a nós de maneira a formar uma só coisa conosco”!.
No AT vemos o maná que milagrosamente era colhido todos os dias para alimentar o povo que caminhava pelo deserto. Aqui temos a multiplicação dos pães que é o preanuncio da Sagrada Eucaristia. O Corpo de JESUS alimenta milhares de pessoas diariamente.
Outro detalhe muito importante da nossa reflexão de hoje: Uma multidão afirmou: JESUS é o verdadeiro profeta que veio ao mundo! Esta afirmação lembra de alguma outra a passagem que tem uma afirmação parecida? (pausa) A samaritana disse vejo que és um profeta!

Vejam uma multidão foi saciada com o pão, presenciaram o milagre da multiplicação e muitos outros, eles afirmaram que JESUS é o verdadeiro profeta, no entanto, quando ouviram palavras duras deixaram JESUS.

Uma mulher sozinha, não presenciou milagre, não recebeu de nada material, mas acreditou naquilo que JESUS disse: “Quem bebe desta água que eu vou dar, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe darei, vai se tornar dentro dela uma fonte de água que jorra para a vida eterna” Jo4,13-14.
Ela deixa tudo e vai testemunhar JESUS e consegue levar muitos para JESUS. No texto parece até que não estava muito claro, pois ela disse: “Será que Ele não é o Messias”? Jo4,29. Mas mesmo assim ela deixa o balde e vai para cidade anunciar JESUS.

Qual é a diferença da multidão e a Samaritana? A multidão estava lá com interesse material, cheio de preconceito, cumpridores de leis, até gostaram do que ouviram durante o dia inteiro, mas não abriram o coração e assim não entenderam a promessa de JESUS e se dispersaram.

A samaritana acreditou, embora pareça que tenha sido um diálogo rápido. Ela aceitou o que JESUS disse, porque com certeza, ela estava com a verdadeira sede da Palavra de DEUS e estava aberta para tudo o que JESUS lhe dizia. A samaritana sozinha atraiu muitos para JESUS.
Diante deste paralelo destas duas comparações afirmo para vocês: A salvação é um segredo e dom gratuito do PAI. A salvação é um dom de DEUS para todos aqueles que se abrem e respondem a esse dom (mais uma vez o paralelo com a Samaritana, foi dada para os catequizandos?)
Interiorização
(Levar os catequizandos a orar e refletir: o catequista vai dizendo espaçado: JESUS muito obrigado, porque és verdadeiramente o Pão da vida. Muito obrigado JESUS, porque Tu és o alimento para sustentar esta vida. JESUS, quero me encontrar contigo na intimidade.
Quero ser íntimo amigo Teu. Quero ser presença Tua e tua presença em minha vida. Ó JESUS eu creio que és Verdadeiramente o Pão da Vida. JESUS eu creio que Tu és multiplicado nos altares do mundo inteiro. (pausa, levar o catequizando a meditar o que ouviu).
Quem segue JESUS não tem mais sede, sede de afeto, atenção, compreensão, harmonia) quem acredita em JESUS não terá mais fome (fome de DEUS, justiça, amor), quem comer o Corpo de JESUS viverá eternamente. Irmãos, que Pão maravilhoso é JESUS!!! (pausa).
Ouvimos no texto a franqueza de JESUS; este povo está interessado no pão material, nos milagres, estão me seguindo por interesse. E você? Qual é a sua intenção?
Você já fez seu exame de consciência? Você que está preparando para a 1ª comunhão é que vai ser o apóstolo que irá dividir com os outros, o cesto é a Igreja que você não pode abandonar e os pães com os peixes é Sagrada Eucaristia (participação, vivência e levar aos outros, através do testemunho e convite. Será que neste momento eu quero pedir: JESUS dá-me sempre deste Pão? JESUS está pronto para saciar a sua fome).
Cuidado! JESUS prometeu o pão do céu somente para aqueles que quer caminhar com Ele. Irmãos, buscar a Sagrada Eucaristia somente por moda é muito deprimente, vamos acompanhando os encontros e refletindo seriamente nisso. Como você vai continuar esta caminhada?
Participar de alguma pastoral ou movimento, enfim quem for comer deste Pão do Céu deverá continuar até o dia que JESUS chamar, isto é, a sua morte física. JESUS quer ser procurado e amado por aquilo que é, não por aquilo que nos proporciona. Ele quer ser sempre amado e adorado em todos os momentos e não somente na hora dos milagres, na hora da dificuldade, na hora que precisamos Dele. (Queira DEUS que cada um faça uma meditação sincera naquilo que vai fazer e assim participar dignamente da Sagrada Eucaristia). Ler 1Cor11, 23-29
S. Paulo diz, com esta lógica que lhe é peculiar: "Quem comer este pão ... indignamente, será culpado do corpo do Senhor" (1 Cor 11, 27) - e ainda no mesmo sentido: "O que come indignamente, come a sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor" (1 Cor 11, 29).
Ou seja, S. Paulo afirma que, comungando indignamente, somos culpados do corpo de Jesus Cristo. Ora, como é que alguém pode ser culpado do corpo de Cristo se este corpo não estiver no pão que come? Comer um pedaço de trigo, sem devoção e com a alma manchada, pode ser um crime, o qual a vítima "come sua própria condenação"? É ridículo!
É culpado do corpo do Senhor e come sua própria condenação, quem não discerne o corpo de Cristo de um vulgar pedaço de pão, e come este pão indignamente. Eis a verdade irrefutável da Eucaristia.
Cantar e partilhar: o Pão da Vida (Na Comunhão) – 51
Que neste encontro, cada um possa traduzir em gestos solidários para com aqueles que sentem, em suas vidas, a carência de pão, de amizade, de presença, de acolhimento.
Todos: Senhor, dá-nos sempre desse Pão!,
Dirigente: O Pão Vivo descido do Céu veio até nós pela Eucaristia . Esse Pão Vivo é o Corpo e o Sangue de JESUS Cristo. Peçamos ao Senhor que venha alimentar a nossa alma, a nossa vida, dizendo:,
- Trabalhai não pela comida que acaba, mas pela que dura até à vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará.
- Moisés não vos deu o pão do Céu, mas meu Pai é que vos dará o verdadeiro Pão do Céu.
- Eu Sou o Pão da Vida, o que vem a mim nunca mais terá fome e o que crê em mim nunca mais terá sede.
- Este é o Pão que desceu do Céu, para que aquele dele comer não morra. Quem comer deste Pão viverá eternamente, e o Pão que Eu der é a minha carne para a salvação do mundo.
- Se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o Seu sangue, não tereis a vida em vós. O que come Minha carne e bebe o Meu sangue, tem a vida eterna e Eu o ressuscitarei no último dia.

- A Minha carne é verdadeira comida e o Meu Sangue é verdadeira bebida. Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue permanece em Mim e Eu nele.
- Este ó Pão que desceu do Céu. O que come deste Pão viverá eternamente.
Motivação encontro: O que você deixaria para alguém que ama muito? Faria uma refeição antes de partir? Não percam!

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.