"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

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sábado, 30 de outubro de 2010

Linha do Tempo

ABRAÃO    MOISÉS           JOSUÉ            JUÍZES      SAMUEL        SAUL     DAVI
(Gn 12,1-25,8)
CISMA        EXÍLIO            EXÍLIO                    CIRO          NEEMIAS         ESDRAS
                    NA ASSÍRIA    NA BABILÔNIA



ZOROBABEL    IMPÉRIO          IMPÉRIO                 JESUS CRISTO
                          GREGO             ROMANO.

PRÉ-HISTÓRIA   130 d.C   2002 d.C    950 a.C   750 a.C    622 a.C      640 a.C

1800 a.C   1250 a.C   200 a.C   1050 a.C   1000a.C   971 a.C  931 a.C   722 a.C

581 a.C     538 a.C     530 a.C    450 a.C    440 a.C    330 a.C   63 d.C    100 d.C

PATRIARCAS                          CHEFES                   MONARQUIA              MONARQUIA
                                                                                       ÚNICA                        DIVIDIDA
Isaac (21,1-35,29)                                                        Consolidação                Período riquíssimo
Jacó (25,26-49,33)                                                        da conquista                  em escritos
[promessas: Terra, Descendência, Bênção]                     da terra

Norte – Israel (Samaria de Siquém)    Sargão II       Nabucodonosor        Retorno        Recontrução
Rei = Jeroboão                                                                                        do exílio        do Templo
Sul – Judá (Jerusalém)
Rei = Roboão

Reconstrução       Reconstrução             Alexandre          Pompeu        N. Testamento         Tempo
Das muralhas       das Leis                       Magno                                   Era Apostólica       da Igreja

P                 Javista (J)                   Eloísta (E)                Deuteronomista (D)
A
R                         Sacerdotal(P)             Harmonização das 4 tradições
U
S
I
A

LINHA DO TEMPO (POVO DE ISRAEL)

SALOMÃO                                                                        JEOVISTA
Nome de Deus = Javé
Montanha = Sinai
Ambiente = Judéia
Tempo = Do reinado de Salomão
Até o século VIII
Deus = próximo, com traços humanos
Textos legislativos = Ex 34, 1-27


Nome de Deus = Elohim
Montanha = Horeb
Ambiente = Reino do Norte
Tempo = Por volta de 750 a.C
Deus = Transcendente; não fala
Oralmente, mas por sonhos.
Textos legislativos = Ex 20, 1-17 ; Ex 20,22 – 23,33.


Montanha = Horeb
Ambiente = Costumes do Reino do Norte
Tempo = 1a edição => encontrada na
Reforma do Templo.
2a edição => depois de 587.
Deus = é bom e fala ao coração do homem.


Tradição formada ao longo dos séculos.
Ambiente = Sacerdotes de Jerusalém
Nome de Deus = Elohim, El Shaddai e Javé.
Deus = bem transcendente, Santo, Separado.


Harmonização das 4 tradições


CURSO DE TEOLOGIA PARA LEIGOS
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À SAGRADA ESCRITURA
PROGRAMA

1 – Constituição Dogmática Dei Verbum , Sobre a Revelação Divina
a) Inspiração e verdade na Sagrada Escritura
b) Interpretação da Sagrada Escritura
c) A História da Salvação no Antigo Testamento
d) Importância do Antigo Testamento para os Cristãos
e) A Igreja venera a Sagrada Escritura
f) Importância da Sagrada Escritura para a Teologia
2 – O Deus que se encontra no caminho
a) O que distingue a fé bíblica em Deus das outras religiões do mundo antigo
b) Como e por que a Bíblia fala tantas vezes dos inícios
c) A Bíblia e a nossa pergunta sobre “o que aconteceu no fundo”
3 – As Tradições do Pentateuco
a) Israel e sua fé retratados em uma história
b) Quatro documentos em um só
c) Aa Tradições Javista, Eloísta, Deuteronômica e Sacerdotal
d) Influência de Moisés
e) Luz no caminho
f) As narrações Patriarcais e nós hoje
4 – O Deus que dá a vida no deserto
a) A península do Sinai como possível espaço vital dos antepassados de Israel
b) Testemunhos arqueológicos da vida humana do 3o e 2o milênios a.C
c) Informações egípcias sobre os nômades do Sinai do 2o milênio a.C
d) Um Deus que quer ser próximo no deserto
e) Javé que dá os dez mandamentos em cima de uma montanha no deserto
5 – O Antigo Testamento
a) Introdução : a história e o relato
b) A História de Israel
c) O relato bíblico
- A Teologia da Promessa
- A Teologia da Libertação
- A Teologia da Aliança
6 – O Deus que liberta
a) O período em que o êxodo pode ter ocorrido
b) Autoconsciência dos faraós e suas conseqüências para os súditos
c) Condições de vida no serviço de trabalho do faraó
d) Possível decorrer do êxodo
e) O caminho pelo qual o grupo do êxodo saiu do Egito
f) Experiência fundamental: Ele quer estar aqui como aquele que liberta

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

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Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

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