"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

domingo, 23 de outubro de 2011

CREDO


A PROFISSÃO DA FÉ CRISTÃ
OS SÍMBOLOS DA FÉ


“CREIO EM DEUS PAI”

Crer em Deus é a primeira afirmação da Profissão de Fé e também a mais fundamental.
É confissão da unicidade de Deus, que tem sua raiz na Revelação Divina; é a confissão da existência de Deus, pois a fé cristã confessa que há um só Deus (por natureza, por substância e por essência), conforme     (Dt 6,4-5).


“TODO PODEROSO”

Se não crermos que o amor de Deus é todo poderoso, como crer que o Pai pôde nos criar, o Filho remir-nos, o Espírito santificar-nos.

“CRIADOR”

Deus criou o mundo para manifestar e para comunicar sua glória.
Na criação do mundo e dos homens, Deus colocou o primeiro e universal testemunho de seu amor todo poderoso de sua sabedoria, o primeiro anúncio de seu “desígnio benevolente”, o qual encontra sua meta em Cristo. Embora a criação seja atribuída ao Pai, é igualmente verdade de Fé que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são únicos e indivisíveis, o princípio da criação.

“DO CÉU E DA TERRA”

Na sagrada Escritura, a expressão “céu e terra”, significam tudo aquilo que existe, a criação inteira. A “terra” é o mundo dos homens; o “céu” ou os “céus” pode designar o firmamento, mas também o “lugar” próprio de Deus: O “Nosso Pai do Céu” (Mt 5,16).
O “céu” indica o “lugar” das criaturas espirituais, os anjos, que estão ao redor de Deus.
A profissão de Fé do IV Concílio de Latrão afirma que Deus “criou conjuntamente, do nada, desde o início do tempo, ambas as criaturas, a espiritual e a corporal, isto é, os anjos e o mundo terrestre, em seguida, a criatura humana, que tem algo de ambas, por compor-se de espírito e de corpo”.

“E EM JESUS CRISTO, SEU ÚNICO FILHO NOSSO SENHOR”.

O nome Filho de Deus significa a relação única e eterna de Jesus Cristo com Deus, seu Pai:
Ele é o Filho Único do Pai e o próprio Deus. Crer que Jesus Cristo é o Filho de Deus é necessário para ser Cristão.
O nome “Senhor” designa a soberania divina. Confessar ou invocar Jesus como Senhor, é crer em sua divindade. “Ninguém pode dizer, Jesus é Senhor, a não ser no Espírito Santo” (1Cor 12,3).

“QUE FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO”.

No tempo determinado por Deus, o Filho Único do Pai, a palavra eterna, isto é, o Verbo é a imagem substancial do Pai, encarnou sem perder a Natureza divina, assumiu a Natureza Humana.
Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, na unidade de sua Pessoa Divina: por isto, Ele é o único mediador entre Deus e os homens.
Sendo verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, Cristo tem uma inteligência e uma vontade humana, perfeitamente concordantes com sua inteligência e sua vontade divinas, que tem em comum com o Pai e o Espírito Santo.
Jesus é concebido pelo poder do Espírito Santo no seio da Virgem Maria, pois Ele é o Novo Adão que inaugura a Nova Criação: “O primeiro homem tirado da terra, é terrestre; o segundo Homem vem do céu” (1Cor 15,47). A humanidade de Cristo é, desde a sua concepção, repleta do Espírito Santo, pois Deus Lhe dá o Espírito sem medida” (Jo 3,34). É a plenitude Dele, a cabeça da humanidade remida, que “nós recebemos graça sobre graça” (Jo 1,16).

“NASCEU DA VIRGEM MARIA”.

Na descendência de Eva, Deus escolheu a Virgem Maria para ser a Mãe de seu Filho. “Cheia de Graça”, ela é “o fruto mais excelente da Redenção”. Desde o primeiro instante de sua concepção, foi totalmente preservada da mancha do pecado original e permaneceu pura de todo pecado pessoal ao longo de toda a sua vida.
Maria é verdadeiramente “Mãe de Deus”, visto ser a Mãe do Filho Eterno de Deus feito homem, que é ele mesmo Deus.
Maria “permaneceu Virgem concebendo seu Filho, Virgem ao dá-lo à luz, Virgem ao carregá-lo, Virgem ao alimentá-lo de seu seio, Virgem sempre”: com todo o seu ser Ela é “a serva do Senhor” (Lc 1,38).
A Virgem Maria cooperou “para a salvação humana com livre fé e obediência”. Pronunciou seu “Fiat” (faça-se) “em representação de toda a natureza humana”. Por sua obediência, tornou-se a nova Eva, Mãe dos viventes.

“PADECEU SOB PÔNCIO PILATOS FOI CRUCIFICADO MORTO E SEPULTADO”

“JESUS MORREU CRUCIFICADO”.


“Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras” (1Cor 15,3).
Nossa salvação deriva da iniciativa de amor de Deus para conosco, pois “foi Ele quem nos amou e enviou seu Filho como vítima de expiação por nossos pecados” (1Jo 4,10).
“Foi Deus que em Cristo reconciliou o mundo consigo (2Cor 5,19). Jesus ofereceu-se livremente por nossa Salvação, este gesto ele antecipa durante a última ceia:” Isto é meu Corpo, que será dado por vós". (Lc 22,19). Nisto consiste a redenção de Cristo.
Por sua obediência de amor ao Pai “até a Morte de Cruz” (Fl 2,8), Jesus realizou sua missão expiadora do servo sofredor que “justificará a muitos e levará sobre si as suas transgressões”.

“JESUS CRISTO FOI SEPULTADO”

Em benefício de todo homem, Jesus experimentou a morte. Foi verdadeiramente o Filho de Deus feito homem que morreu e que foi sepultado. Durante a permanência de Cristo no túmulo, sua Pessoa Divina continuou a assumir tanto sua alma como seu corpo, embora separados entre si pela morte. Por isso o corpo de Cristo morto “não viu a corrupção” (At 12,37).

“DESCEU A MANSÃO DOS MORTOS, RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA”.

Na expressão “Jesus desceu à mansão dos mortos”, o símbolo confessa que Jesus morreu realmente e que, por sua morte por nós, venceu a morte e o Diabo, “o dominador da morte” (Hb 2,14).
Cristo, teu filho,
que, retornando dos Infernos,
brilhou sereno para o gênero humano,
e vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém. (MR Vigília Pascal 18)
O Cristo morto, em sua alma unida à sua pessoa divina, desceu à morada dos mortos. Abriu as portas do Céu aos justos que haviam precedido.
Cristo ressuscitou dos mortos.
Por sua morte venceu a morte.
Aos mortos, deu vida.
“Por que procurais entre os mortos Aquele que vive?”.
"Ele não está aqui; ressuscitou” (Lc24, 5-6).

O sepulcro vazio e os panos de linho no chão significam por si mesmos que o corpo de Cristo escapou das correntes da morte e da corrupção pelo poder de Deus. Eles preparam os discípulos para o reencontro com o Ressuscitado.
Cristo “primogênito dentre os mortos” (Cl 1,18), é o princípio de nossa própria ressurreição, desde já pela justificação de nossa alma (Cf. RM 6,4), mais tarde pela vivificação de nosso corpo.

“JESUS” “SUBIU AOS CÉUS, ESTÁ SENTADO Á DIREITA DE DEUS PAI TODO-PODEROSO”.

“E o Senhor Jesus, depois de ter-lhes falado, foi arrebatado do Céu e sentou-se à direita de Deus” (Mc16, 19). O corpo de Cristo foi glorificado desde o instante de sua ressurreição.
A ascensão de Cristo assinala a entrada definitiva de Jesus no domínio celeste de Deus, donde voltará (Cf. At 1,11), mas que até lá o esconde dos olhos dos homens. Jesus Cristo, cabeça da Igreja, nos precede no Reino Glorioso do Pai para que nós, membros de seu corpo, vivamos na esperança de estarmos um dia eternamente com Ele.
Tendo entrado uma vez por todas no Santuário do Céu, Jesus Cristo intercede sem cessar por nós como mediador que nos garante permanentemente o fervor do Espírito Santo.

“DONDE HÁ DE VIR A JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS”

Cristo Senhor já reina pela Igreja, mas ainda não lhe estão submetidas todas as coisas deste mundo. O triunfo do Reino de Cristo não se dará sem uma última investida das potências do mal.
Ao vir no fim dos tempos para julgar os vivos e os mortos, Cristo glorioso revelará a disposição secreta dos corações e retribuirá a cada um segundo suas obras e segundo tiver acolhido ou rejeitado sua graça.

“CREIO NO ESPÍRITO SANTO”

“Ninguém pode dizer ‘Jesus é Senhor’ a não ser no Espírito Santo” (1Cor 12,3). “Deus enviou a nossos corações o espírito de seu filho que clama: Abbá, Pai!” (Gl 4,6). Para estar em contato com Cristo, é preciso, primeiro ter sido tocado pelo Espírito Santo. É Ele que nos precede e suscita em nós a Fé. Por nosso Batismo, primeiro sacramento da Fé, a vida, que tem sua fonte no Pai e nos é oferecida no filho, nos é comunicada intimamente e pessoalmente pelo Espírito Santo na Igreja.
Crer no Espírito Santo é, pois professar que o Espírito Santo é uma das Pessoas da Santíssima Trindade, consubstancial ao Pai e ao Filho, e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado.

“CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA”

 A palavra “Igreja” significa “convocação”. Designa a assembléia daqueles que a palavra de Deus convoca para formarem o povo de Deus e que, alimentados pelo Corpo de Cristo, se tornam Corpo de Cristo.
A Igreja é ao mesmo tempo caminho e finalidade do desígnio de Deus: Prefigurada na criação preparada na Antiga Aliança, fundada pelas suas palavras e atos de Jesus Cristo, realizada por sua Cruz redentora e por sua Ressurreição, ela é manifestada como mistério de Salvação pelo Derramamento do Espírito Santo. Será consumada na glória do Céu como assembléia de todos os resgatados da Terra.
A Igreja é no mundo presente o sacramento da salvação, o sinal e o instrumento da comunhão de Deus e do homem.
A palavra “Católica” significa “Universal” no sentido de “segundo a totalidade” ou “segundo a integralidade”.  A igreja é católica em duplo sentido.
Ela é Católica porque nela Cristo está presente. “Onde está Cristo Jesus, está a Igreja Católica”. Nela subsiste a plenitude do Corpo de Cristo unido à sua Cabeça, o que implica que ela recebe dele “a plenitude dos meios de salvação” que ele quis: confissão de fé correta e completa, vida sacramental integral e ministério ordenado na sucessão apostólica.
Ela é católica porque é enviada em missão por Cristo à universalidade do gênero humano.

“NA COMUNHÃO DOS SANTOS”.

 A comunhão dos Santos é a participação dos fiéis nas orações e outras boas obras, que se fazem na Igreja.
Comunhão, porque é por este sacramento que nos unimos a Cristo, que nos torna participantes de seu Corpo e de seu Sangue para formamos um só corpo; denomina-se ainda as coisas santas, este é o sentido primeiro da “Comunhão dos Santos” de que fala o símbolo dos Apóstolos.


“CREIO NA REMISSÃO DOS PECADOS”

O Credo relaciona “o perdão dos pecadores” com a profissão de fé no Espírito Santo. Com efeito, Cristo ressuscitado confiou aos Apóstolos o poder de perdoar os pecados quando lhes deu o Espírito Santo.
O Batismo é o primeiro e o principal sacramento para o perdão dos pecados: une-nos a Cristo morto e ressuscitado e nos dá o Espírito Santo.
Pela vontade de Cristo, a Igreja possui o poder de perdoar os pecados dos batizados e o exerce por meio dos Bispos e dos Presbíteros de maneira habitual no sacramento da Penitência.
“Na remissão dos pecados, os presbíteros e os sacramentos são meros instrumentos, dos quais, Nosso Senhor Jesus Cristo, único autor e dispensador de nossa salvação, apraz-se em se servir para apagar nossas iniqüidades e dar-nos a graça da justificação”.

“CREIO NA RESSURREIÇÃO DA CARNE”.

Pela morte, a alma é separada do corpo, mas na ressurreição Deus restituirá a vida incorruptível ao nosso corpo transformando, unindo-o novamente à nossa alma. Assim como Cristo ressuscitou e vive para sempre, todos nós ressuscitaremos no ultimo dia.
“Cremos na verdadeira ressurreição desta carne que possuímos agora. Contudo, semeia-se no túmulo um corpo corruptível, ele ressuscita um corpo incorruptível (cf. 1Cor 15,42), um corpo espiritual” (1Cor. 15,44).
“CREIO NA VIDA ETERNA”

Cada homem, em sua alma imortal, recebe sua retribuição eterna a partir de sua morte, em um Juízo Particular feito por Cristo, Juiz dos vivos e dos mortos.
“Cremos que as almas de todos os que morrem na graça de Cristo constituem o povo de Deus para além da morte, a qual será definitivamente vencida no dia da ressurreição, quando essas almas serão novamente unidas a seus corpos”.

“AMÉM”

Que significa a palavra Amém, no fim do Credo?
A palavra Amém, no fim do Credo, significa “assim é”, ou “creio firmemente” em tudo quanto contêm estes doze artigos.

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.