"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Catecismo da Igreja Católica - Origem e Natureza


COMEÇANDO A ESCREVER NESSE BLOG...

 Recebi o honroso convite para escrever no blog catequese e bíblia e aqui estou prestando uma pequena colaboração. Como sugestão, me indicaram discutir e aprofundar, nesse espaço, alguns temas da nossa fé, a partir do Catecismo da Igreja Católica.

 É um bom ponto de partida. E, assim sendo, vamos logo nesse primeiro encontro, falar um pouco desse livro da fé, chamado Catecismo.

 Trata-se de uma tradição da Igreja Católica, não tão antiga assim, pois começou no século XVI. A Igreja viveu 15 séculos sem catecismos, pelo menos no sentido como entendemos hoje esse instrumento de educação da fé. O livro da fé sempre foi a Sagrada Escritura que alimenta, com o poder da Palavra de Deus, a nossa fé em Deus através de seu Filho Jesus Cristo.

 Na verdade, a origem do catecismo como um texto simples, mas substancial e resumido acerca da doutrina cristã, surgiu com Lutero que, em pleno movimento da Reforma, liderada por ele, escreveu dois livros: um menor, chamado Pequeno Catecismo e um maior com o nome de Grande Catecismo. Como os nomes já dizem, trata-se de uma forma menor e mais resumida, e de outra forma mais desenvolvida e aprofundada de apresentar as questões da fé. São Pedro Canísio, contemporâneo de Lutero, membro da nascente ordem dos jesuítas, também escreveu aquele que pode ser considerado o primeiro catecismo católico dos tempos modernos. De fato, na antiguidade houve textos que se aproximam um pouco desse gênero literário de exposição e aprofundamento da fé, como por exemplo, um escrito dos tempos dos Apóstolos (século II) chamado Didaqué. O catecismo de São Pedro Canísio já tinha um tom anti-protestante pois seu objetivo era combater as heresias e erros provocados pela Reforma Protestante, conforme o pensamento católico. Infelizmente esse tom polêmico e apologético (que rebate os erros contra a fé) caracterizou bastante a maioria dos catecismos católicos depois.

 A partir do século XVI a Igreja viveu intensamente a Era dos Catecismos. De fato, uma grande quantidade de textos e manuais foram produzidos nesses cinco séculos até hoje no sentido de expor, organizar e ensinar os ensinamentos doutrinais do cristianismo. Isso tanto do lado da Igreja Católica, como da Igreja Reformada em todas suas ramificações posteriores. Grandes teólogos, pedagogos, catequetas (pessoas que se dedicam ao estudo dos fundamentos da catequese) deram importante colaboração para apresentar um resumo da doutrina da fé cristã através de catecismos dos mais variados modelos e gêneros e conforme os diversos momentos históricos e culturais em que viviam.

 Alguns, falando de catecismo, logo pensam num texto apresentado em perguntas e respostas. Isso é bastante comum, mas não essencial. É um modo pedagógico de educar, dos mais eficazes: fazer uma boa pergunta e dar uma resposta bastante satisfatória... mas muitos catecismos não seguem esse método; simplesmente apresentam a doutrina cristã em linguagem acessível e resumida.

 Só para indicar alguns catecismos da passado, podemos citar, sempre no âmbito da Igreja Católica: o Catecismo dos Párocos (do Concílio de Trento), o Catecismo da Doutrina Cristã do episcopado brasileiro (em 3 partes, de 1904), o Catecismo de São Pio X, o Catecismo Católico Alemã (1958, em português), a Descoberta do Reino de Deus (vários volumes dos anos 60-90, dos salesianos),  A fé para adultos (conhecido como Catecismo Holandês), etc.

 Estou acentuando aqui uma particularidade muito especial dos catecismos: eles tratam mais da dimensão doutrinal da fé, do que propriamente de outros aspectos, como a dimensão missionária ou querigmática.  Quem quer evangelizar pessoas que ainda não têm fé em Jesus Cristo, antes de expor a doutrina cristã, de um modo racional, teológico e sistemático, focam mais o anúncio do Evangelho, naquilo que é essencial e mais importante para ser discípulo dEle, como, por exemplo, o encontro vivo e pessoal com a sua divina pessoa de Salvador e Redentor da humanidade, único caminho para Deus, revelado por Ele como Pai.

 Isso significa que os primeiros destinatários dos catecismos, são pessoas já evangelizadas. Falando de outro modo: o público alvo dos catecismos sempre foram aqueles que, uma vez já iniciados na fé, ou evangelizados com o essencial da fé cristã, desejam aprofundar o ensinamento do Evangelho de uma maneira mais ordenada, profunda. Em vista de um primeiro anúncio ou aproximação de Jesus Cristo, mais do que os catecismos é muito eficaz a própria Palavra de Deus lida diretamente na Bíblia. Os catecismos, desse modo, são um instrumento precioso e posterior, para aprofundar essa mesma fé, como diz a Primeira Epístola de Pedro, para “dar razões de nossa fé” (3, 15).

 É o que pretendemos fazer aqui nesse espaço cibernético: aprofundar temas da fé, a partir, sobretudo, do último dos grandes catecismos que é o Catecismo da Igreja Católica. Na próxima vez, veremos como ele surgiu, seu significado, finalidade, esquema e conteúdo, para, em seguida, entrar mais de perto em seu conteúdo essencial.

            Pe. Luiz Alves de Lima, sdb

Postado por Bíblia e Catequese às 00:41

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.