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sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Estudando o que diz a Igreja


        Ecumenismo  é um terreno delicado, sujeito a muitas interpretações equivocadas. Nessa área, em vez de dar opiniões pessoais, tudo fica mais seguro e mais convincente se aquele que comunica a mensagem estiver sólida e explicitamente apoiado na palavra oficial da Igreja. Insegurança nesse campo é um convite ao desastre.

      Acontece, porém, que o catequista nem sempre consegue acompanhar o que está dito nos documentos oficiais. Concorrem para isso vários fatores: a Igreja escreve textos demais (sem tempo para que todos sejam devidamente assimilados); a linguagem nem sempre é muito fluente, familiar; muitas comunidades não orientam suficientemente esse estudo; nosso povo não está acostumado com esse tipo de literatura; o catequista às vezes nem sabe que o documento existe.

       No entanto, esse estudo é indispensável, não só no que se relaciona ao ecumenismo, mas para todas as áreas de trabalho da Igreja. De que adiantaria nossos pastores falarem se a comunidade não os ouvir? 

        Diante disso, seria importante que cada comunidade, devidamente animada pelo padre e por outros que conheçam o caminho, ponha à disposição dos catequistas os textos mais importantes, com a possibilidade de esclarecimento de eventuais dúvidas. Para o próprio catequista, eu recomendaria um processo que eu mesma usei desde o começo da minha atividade pastoral para me familiarizar com o que diz a minha Igreja. É assim:

1º passo: descobrir com as lideranças (ou acompanhando as notícias da Igreja) que textos seriam mais importantes no momento.

2º passo: ler um documento inteiro com atenção, sublinhando os trechos que parecem mais importantes.

3º passo: voltar a cada um dos trechos sublinhados, tentando entender o que de fato ele quer dizer; para isso, seria bom tentar expressar as idéias ali contidas numa linguagem mais simples, como se a pessoa estivesse contando a uma vizinha que não está acostumada com a “língua da Igreja” o que ali está sendo comunicado. Se for difícil entender algum termo teológico ou alguma afirmação mais complexa, anotá-los para consultar depois o padre ou alguém que domine o assunto.

4º passo: Fazer, diante de cada trecho sublinhado, a pergunta: o que deveria ser feito na minha vida pessoal, no trabalho pastoral ou na vivência da comunidade para que o que está aqui escrito seja integralmente posto em prática?

        Talvez um catequista iniciante ache que estamos pedindo demais. Afinal, ele já se dedica bastante à Igreja, gasta com ela tanto de seu tempo e de seus recursos... Eu mesma não teria coragem de dar essa sugestão se, por experiência própria, não tivesse certeza de que o primeiro a ser beneficiado com esse tipo de trabalho será o próprio catequista. E não falo somente do benefício de se tornar um catequista mais eficiente. Esse hábito de estudo prepara a pessoa para muitos outros tipos de aprendizado, gera uma segurança que impulsiona aquela autoestima sem a qual ninguém vai realizar nada importante em qualquer área. Assim, ajudamos a construir a Igreja e ela, por sua vez, constrói em nós o que precisamos para crescer, em todos os aspectos. E, por acréscimo, ficamos mais preparados para transformar o mundo num lugar melhor. 

Therezinha Cruz
Postado por Bíblia e Catequese 
Publicado originalmente em Bíblia e Catequese.

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

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Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

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