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terça-feira, 31 de março de 2015

DESPERTAR DA FÉ

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http://www.abcdacatequese.com/index.php/partilha/recursos/catequese/despertar-religioso-pre-catequese/7466-despertar-da-fe-proposta-quaresma-e-pascoa-2014/file

Fonte:http://www.abcdacatequese.com/

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Catequese do Patriarcado de Lisboa
Fundação Maria Ulrich
Escola Superior de Educadores de infância Maria Ulrich
DESPERTAR DA FÉ
QUARESMA E PÁSCOA 2014
“a nossa alegria cristã brota da fonte do coração transbordante de Jesus.”
(Evangelli Gaudium nº 3).
“Um coração alegre é o resultado normal de um coração inundado de amor!”
Madre Teresa de Calcutá
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DESPERTAR DA FÉ
QUARESMA E PÁSCOA 2014
1. Introdução
Vamos iniciar o caminho de preparação da Páscoa.

O que nos vai acompanhar este ano?
O Papa Francisco convida-nos a descobrir a alegria do Evangelho de Jesus Cristo através da recente exortação (Evangelli Gaudium). O caminho para a Páscoa é o tempo certo para aceitarmos o convite a descobrir melhor como é a alegria de que Ele nos fala.
Como descobrir e educar para a alegria do evangelho?
O Papa diz na exortação que a nossa alegria cristã brota da fonte do coração transbordante de Jesus. E diz também aos que o seguem: ninguém vos poderá tirar a vossa alegria» (Jo. 16,22). (Evangelli Gaudium nº 3).
Descobrir Jesus, os gestos e as palavras de vida que semeou, o modo como amou e como ensinou a amar, o modo como se entregou, a vida para sempre que se manifesta pela acção do seu Espírito, é descobrir a alegria do Evangelho.
Um coração alegre é o resultado normal de um coração inundado de amor, diz Madre Teresa de Calcutá. É o amor que alimenta a nossa vida de cada dia, da alegria que permanece. Educar para o amor é educar para a alegria.
No Hino do Amor, na 1ª Carta de S. Paulo aos Coríntios adaptado para crianças, encontramos o início do Caminho da Páscoa. Juntamos mais alguns textos correspondentes ao tempo litúrgico da Quaresma, assim como a sugestão da Visita Pascal no Jardim-de-infância.
Sequência para seis semanas
1ª Semana
Dois corações a caminho da Páscoa
passar da tristeza à alegria
O hino do amor
2ª Semana
Dois corações a caminho da Páscoa II
A caminho da terra da alegria
As tentações de Jesus (opcional)
3ª Semana
O Bom samaritano
4ª Semana
Jesus e a Samaritana
5º Semana
O dia de Ramos
A Ceia de Jesus
Semana da Páscoa
A Páscoa
A visita Pascal
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1ª SEMANA
 Conto / Dramatização
DOIS CORAÇÕES A CAMINHO DA PÁSCOA I
Passar da tristeza à alegria
Um coração passeava, pulando de alegria. Cantarolava as suas músicas preferidas enquanto se maravilhava com tudo o que estava à sua volta!!!
Entre um pulo e outro, viu um seu amigo, outro coração, que caminhava muito lentamente, olhando para o chão!
– Olá, olá amigo coração! Que bom encontrar-te aqui! Como estás? – perguntou o coração alegre, transbordando de alegria.
– Ah… olá! Bem!... – disse o coração com um tom de voz muito baixinho e nada efusivo!
– Bem??? – questionou o coração alegre, nada convencido com a resposta do amigo – Que tens? Perdeste alguma coisa? É por isso que estás a andar devagarinho e a olhar para o chão?
– Não! – respondeu o coração, surpreendido com a pergunta! - Nem sei porque estou a olhar para o chão!
– Ah! – Exclamou o coração alegre, também ele surpreendido – pensava que tinhas perdido alguma coisa!
– Hum! – exclamou o coração triste, após uns breves momentos de silêncio. Pensando melhor – continuou – acho que perdi uma coisa! Acho que perdi a alegria… e, por isso, estou triste!
– Se a perdeste, vamos já procurá-la!!! – sugeriu o coração alegre com muito entusiasmo e carinho pelo seu amigo.
– Acho que não a vamos encontrar! – exclamou o coração triste, sem esperança alguma.
– Claro que vamos! – exclamou o coração alegre cheio de confiança. Só temos que procurar!
– Se procurarmos, encontramos?
– Sim! Eu encontrei!
– Pois, bem vejo! Estás tão alegre, tão feliz! – exclamou o coração fixando o olhar no seu amigo e acrescentando – Não sei porque estou triste, mas sei que não quero estar triste! Também eu quero sorrir como tu. Quero sorrir contigo! Qual é o teu segredo?
– Segredo? – exclamou surpreendido o coração alegre – Não é nenhum segredo!
– Se não é segredo, porque é que eu não sei?
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– Não sei! – respondeu, também intrigado o coração alegre! – mas do que depender de mim vais ficar a saber!
– Por onde começamos a procurar? – perguntou o coração com vontade de saber.
– Hum! – murmurava o coração enquanto pensava. Mas eis que, dando um pulo, exclamou efusivamente – já sei! – Então, tirou da sua mochila um livro e, sentando-se, abriu-o.
– Um livro? Um livro com pistas?
– Sim! Vamos procurar como passar da tristeza para a alegria!
– Que livro é esse?
– A Bíblia! E vamos começar com a ajuda do Paulo, um amigo de Jesus!
– Amigos que nos vão ajudar a fazer essa passagem… que bom!. Já não me sinto tão sozinho!
– Paulo escreveu uma carta sobre o Amor!
– O Amor? – interrompeu o coração – Pensei que ele nos fosse falar da alegria! Será que a pista do Amor nos leva à alegria? Estou mesmo curioso! – exclamou o coração, sentando-se prontamente, também ele, para escutar.

O amor é paciente e bom.
O amor não é invejoso.
O amor não é orgulhoso.
O amor não é egoísta.
O amor não é violento.
O amor não guarda rancor.
O amor não se alegra com o mal.
Alegra-se com o que é bom e verdadeiro.
O amor não perde a coragem.
O amor dura para sempre.
– A alegria vem do amor! Será que se amar encontro a alegria? – exclamou curioso o coração, após escutar as palavras de Paulo.
– Que tal seguirmos as pistas de Paulo? Estou certo que vamos descobrir coisas surpreendentes sobre o que é amor e sobre o que não é amor…
– Vamos descobrir o que faz o coração ficar triste e o que faz o coração ficar alegre?
– Que excelente ideia! Vamos a isso!
Continuação do diálogo na 2ª semana:
Ver documento anexo (ppt): “Os Corações e o Hino do Amor”
Este documento em ppt pode ser pedido por email a mj.bruno12@gmail.com
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Actividades:
Cânticos:
 “Ó Jesus da minha vida”
 Na sala fazer vários jogos de expressão dramática para expressar sentimentos.
 De reflexão: Explorar a narração da aventura dos dois corações. Explorar os afectos aí contemplados.
2ª SEMANA
2.1. DOIS CORAÇÕES A CAMINHO DA PÁSCOA II O hino do amor Continuação do diálogo: Ver anexo ppt: “Os Coracoes e o Hino do Amor”
2.2.
A CAMINHO DA TERRA DA ALEGRIA
Como conceber a terra da alegria?
Será um espaço comum no Jardim-de-infância onde o que é realizado nas salas e nas famílias encontra lugar de forma progressiva.
Cada criança leva um coração para casa, tal como é concebido no Jardim-de-Infância.
Será um coração visível dos dois lados que vai ser pendurado num local comum.
É o amor que constrói a alegria. Por isso, com alegria vamos decorar o coração da nossa família, para depois os levarmos para a terra da alegria.
Actividades:
Cânticos:
 “Hino da alegria”
 Se queres que Jesus cresça mais e mais
Dá a mão ao teu amigo
Dá a mão ao teu amigo mais e mais
(dá um sorriso, dá uma abraço, faz uma festinha…)
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 Na sala fazer vários jogos de expressão dramática para expressar sentimentos.
 Cada criança constrói um coração e decora-o dos 2 lados, de um lado fica com uma expressão triste e do outro lado fica uma expressão alegre. Coloca-se todos os corações num placard da sala e todos os dias, em grupo, faz-se uma reflexão sobre as nossas atitudes e cada criança coloca o (seu) coração, do lado alegre ou triste, de acordo com a reflexão que se fez.
 Enviar para casa “Hino do Amor” (adaptado) e o "o exemplo” da dobragem do coração, desafiando a família a fazer a dobragem em qualquer tipo de papel e enviar para a escola. (Figura 1)
 Construir, na entrada da Instituição, a Terra da Alegria, utilizando o placard de entrada e o tecto para colocar os corações que vão chegando.
 Vão-se colocando as mensagens de cada momento e as imagens que os ilustram. (sugestão de modelo: Figura 2)
 Começar a construir um logotipo, para fazer uma bandeira desta caminhada. Semanalmente constrói-se um símbolo, que se coloca num rectângulo. Esta semana é um coração. (Figura 3)
(Figura 1)
(Figura 2)
(Figura 3)
 Motricidade: experimentar fazer um coração com o corpo ou com as mãos
O símbolo e o visual do coração…
Podemos utilizar de várias formas este símbolo como forma de participação e de descoberta do que constrói a alegria na instituição e na família.
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O visual pode aparecer em forma de um móbil, de placard… Neste podem aplicar-se as “carinhas”, ou outros sinais que ajudem como meio, no percurso de fazer um coração alegre.
- O coração pode ter também os dois lados e simbolizar de um lado o que faz o coração ficar alegre e do outro o que faz o coração ficar triste.
- Procurar, em revistas, caras alegres e caras tristes, situações que fazem o coração ficar alegre.
- Os conteúdos do Hino do Amor sugerem como, no dia a dia, nós podemos construir a nossa vida na alegria.
- Balões, em forma de coração, para simbolizar o esforço e a alegria (só em vermelho ou em várias cores.)
- Corações, em post-it, para utilizar em dinâmicas de descobertas de identificações da alegria do coração.
- Fazer um cartaz em forma de coração com Jesus e as crianças ao centro e ir juntando o símbolo do caminho de cada um com Jesus.
2.3.
AS TENTAÇÕES DE JESUS
(opcional)
Narração: (A partir das Tentações de Jesus nos evangelhos sinópticos)
Jesus cresce e o amor de Deus, seu Pai, está no coração d’Ele. Para tomar decisões importantes Ele sabe que é necessário escutar Deus.
Jesus conhecia as pessoas da sua família, os amigos, os vizinhos, já tinha visto muita gente nas festas da cidade onde Ele ia algumas vezes.
Jesus sabe que muitas pessoas procuram o caminho da felicidade e da alegria, mas às vezes não o encontram. Descobre que há pessoas que dão bons conselhos e outras não. Ele vê que alguns desses conselhos só servem para deitar para o lixo, porque falam de uma alegria que acaba depressa.
Jesus vê que há coisas que não ajudam o coração a ser alegre.
Jesus sai do barulho para escutar Deus.
Jesus procurou um lugar onde há silêncio e onde há tempo. O lugar mais silencioso que Ele encontrou foi o deserto. Jesus ficou lá alguns dias.
Com o coração cheiinho do amor de Deus e de amor pelas pessoas Jesus começa a ensinar muita gente; Ele conta e ensina, ama muito as pessoas.
No deserto Jesus escuta Deus, seu Pai, escolhe a maneira de viver que mais ajuda a encontrar o caminho da alegria.
Jesus não quis ser um homem rico e espectacular…Quis ser um homem normal, trabalhar, andar com toda a gente e ser muito amigo de modo especial dos que são mais pobres. Ele escolheu tão bem o caminho da alegria, fez coisas tão bonitas, contou histórias tão interessantes, O que Jesus ensina é importante e dá alegria ao nosso coração
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Actividades:
 Conto / Dramatização (sombras chinesas)
Cânticos:
“Ó Jesus da minha vida …”
“Hino da alegria”
 De reflexão: O coração alegre e o coração triste estão a caminho da Páscoa, pelo caminho da Quaresma. Para chegarem à terra da alegria estão a seguir novas pistas – as pistas que Jesus nos dá. Que novas pistas descobrimos?
As crianças dão continuidade ao diálogo dos corações nesta etapa.
 Cultivar o espírito crítico conversando sobre o que faz bem ao nosso coração e o que faz mal. Por vezes oferecem-nos coisas que não são boas para nós – descobrir qual é o bem maior. Conversar em grupo sobre as alegrias que duram mais e as que duram menos, quais os momentos que temos vivido que nos dão mais e menos alegria. As alegrias que ajudam a ser bom e as que não ajudam exs: jogos, alimentos.
 Tempos de interioridade: o silêncio ajuda a escutar o nosso coração, a ouvir os outros, a ficar mais calmo, a partilhar sentimentos, a rezar a Deus como Jesus, que fala ao nosso coração e a descobrir o que é importante para nós.
O hábito que existe em muitas instituições de começar o dia pelo tempo de encontro, em grupo, no tapete, é ocasião para treinar a interioridade e a oração, para pedir espontaneamente e agradecer a Deus.
Há sugestões de como fazer um exercício de interioridade na publicação: Despertar Religioso, Edições Paulinas.
 Trabalhar a Escolha: Há coisas que não podemos escolher, mas outras que sim. Através de jogos pedagógicos, possibilitar às crianças fazerem escolhas conscientes (Eu escolho isto e não aquilo, porquê?). A escolha pressupõe o conhecimento, ninguém pode optar por isto ou por aquilo se não conhecer previamente as várias opções. Como havemos de dar alegria aos que têm menos? Decidir formas de partilha.
 Tomar decisões: no dia-a-dia, aprender a escolher o que é melhor. Descobrir que há conselhos bons e conselhos maus.
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3ª SEMANA
O BOM SAMARITANO
Esta parábola que Jesus contou é uma história que em cada dia se pode actualizar. Antes de a contarmos aprofundemos o sentido que ela tem para nós.
Com quem é que, ao olhar para o modo como agimos, as crianças nos identificam?
(…)
 Narração: Adaptação de Lc. 10, 30-37 (para as crianças mais pequeninas)
Era uma vez um homem que ia fazer uma grande viagem.
Ele faz umas sanduíches e leva um termo com chá. Então, monta o seu burro e metem-se a caminho.
Em breve saem da cidade. O sol está quente e trepar os montes obriga o burro a arfar com a língua de fora.
O caminho passa por entre rochas muito altas. É um lugar escuro, cheio de sombras.
 Não gosto disto aqui, diz o homem. Ele tem a impressão que alguém o está a observar.
De repente houve-se um grito! Socorro, são ladrões!
Eles roubam-lhe o burro e tudo o que ele tem. E ainda por cima batem-lhe com um pau na cabeça.
Pobre homem. Fica caído no chão. A cabeça deita sangue e não consegue mexer as pernas. Fica ali muito tempo, tanto tempo que acaba por adormecer.
Passado algum tempo, passa alguém pelo caminho. Veste roupas ricas. É uma pessoa importante. Ele pára, mas depois apressa o passo, fingindo que não vê o homem caído. Talvez esteja atrasado para algum assunto importante. Talvez tenha medo.
O homem acorda e começa a gritar:
 Por favor, ajudem-me.
Entretanto aparece mais alguém. É um homem com uma cabeleira. É um doutor.
 Ajude-me! Ajude-me! Diz o ferido.
Mas o doutor finge não ouvir e vai-se embora depressa tal como o senhor importante.
O sol está muito quente.
O homem está cheio de calor. Tem a garganta seca.
Ouvem-se passos. Quem será?
Ó não! É um estrangeiro. Porque haveria de parar para me ajudar?
Mas o estrangeiro pára. Fala caridosamente ao homem, com palavras que este não entende e ajuda-o a beber alguma água. Lava-lhe as feridas e põem-lhe uma ligadura na cabeça.
O estrangeiro ajuda o homem a montar o seu burro. Põe o braço à volta da cintura dele para que não caia. E assim, conduz o burro até à cidade seguinte.
Aí, procura uma estalagem, aluga um quarto e deita o homem na cama.
Paga ao dono da estalagem e diz-lhe:
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 Toma conta dele até eu voltar.
Jesus pergunta:
 Quem foi bom amigo, bom vizinho?
- Quem deu mais alegria ao coração do homem caído
o homem importante, o doutor ou o estrangeiro?
Actividades:
 De reflexão: O coração alegre e o coração triste estão a caminho da Páscoa, pelo caminho da Quaresma. Para chegarem à terra da alegria estão a seguir novas pistas – as
pistas que Jesus nos dá. Que novas pistas descobrimos?
As crianças dão continuidade ao diálogo dos corações nesta etapa.
 Um teatro
 Encontrar episódios em que a ajuda acontece na nossa escola.
Cântico: “Como são belos os pés”
 Fazer um desenho para oferecer a um colega que esteja mais triste, que esteja doente ou mais sozinho.
 Fazer um bolo na sala e ir oferecer a alguém que escolham em grupo, ou ao lar de idosos. Ir fazer uma visita, levar o bolo e passar algum tempo conversando e cantando algumas canções.
 Procurar imagens em revistas de pessoas que ajudam outras (procurar em casa também), fazer um cartaz com a mensagem e os recortes.
 Colocar mais um símbolo na bandeira.
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4ª SEMANA
JESUS E A SAMARITANA
Jesus encontrou a Samaritana e ela descobriu a alegria de viver
 Narração: A Mulher Samaritana (Texto adaptado a partir de Jo. 4,1-42)
Este texto só dá para crianças dos últimos anos do jardim.
Podemos falar de pessoas que encontramos e nos dão muita alegria. Aconteceu assim no encontro de Jesus com uma mulher que vinha buscar água a um poço.
Jesus caminhava, a pé, com os amigos. Já iam cansados com fome e com sede, quando chegaram a uma cidade que se chamava Samaria. Os amigos de Jesus foram comprar comida e Jesus viu um poço e sentou-se. Uma mulher chegou e Jesus começou a falar com ela:
Jesus: Bom dia, tu podes dar-me água para eu beber? Eu tenho muita sede. Dá-me água para eu beber.
Samaritana: Tu és um estrangeiro, um judeu, porque é que tu me pedes água?
Os judeus não gostam dos samaritanos, e por isso não lhes pedem nada.
Jesus: se tu me conhecesses, tu é que me pedias água e eu dava-te uma água viva.
Samaritana: De onde é que vem essa água?
Jesus: Vem de Deus. Eu tenho uma água de amizade, de bondade, de perdão, de alegria que sai do meu coração, se tu a receberes ficas muito mais feliz.
Samaritana: dá-me dessa água para eu não ter mais sede.
Ela olhou para Jesus e continuou a escutar o que ele dizia, pelo sorriso d`Ele, pela maneira como falava… Ela recebeu da amizade de Jesus e ficou com o coração cheio de alegria.
A Samaritana começou a pensar nas pessoas que conhecia e até se esqueceu que vinha buscar água ao poço. Deixou lá a bilha e foi depressa dizer: venham depressa ver Jesus.
Vieram pais, mães, meninos e avós…
Ficaram muito tempo ao pé de Jesus a ouvir o que Ele dizia a fazer perguntas e voltaram para casa e diziam: não foi só o que ela nos disse, nós descobrimos… Estar com Jesus foi para eles uma grande alegria.
Actividades:
Cântico:
Quero ser como tu, como tu Jesus, como tu Jesus, como tu Jesus
Quero ser bom amigo…
Quero ajudar os outros…
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 De reflexão: O coração alegre e o coração triste estão a caminho da Páscoa, pelo caminho da Quaresma. Para chegarem à terra da alegria estão a seguir novas pistas – as pistas que Jesus nos dá. Que novas pistas descobrimos?
As crianças dão continuidade ao diálogo dos corações nesta etapa.
 Cada um faz o seu retrato ou pinta uma silhueta e coloca-a no painel, a convergir para a pessoa de Jesus.
 Fabricar um balde, pintar o balde.
 O balde da água, o balde da alegria e da amizade.
 Preparar o balde da amizade para levar uma surpresa para os pais.
 Podemos escrever um bilhete para ir dentro do balde com uma mensagem bonita que faça bem aos pais.
 Preparar um balde de amizade para oferecer a alguém que está doente, às pessoas do lar dos idosos, aos avós…
 Se houver a maquete de um poço, os baldes podem ser colocados junto do mesmo e ligar esta actividade com outras do projecto educativo do Jardim.
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5ª SEMANA
5.1.
O DIA DE RAMOS
O Dia de Ramos foi uma Festa para todos (a partir de Marcos 11,1-10)
Dia de Ramos é uma festa em muitos lugares do mundo.
O que é acontece nesse dia?
Os amigos de Jesus, fazem uma festa a Jesus com Ramos na mão.
 Narração:
Naquele dia aconteceu assim:
Jesus ia a caminho da cidade e as pessoas souberam que ele estava a chegar e disseram umas às outras: Vamos fazer uma festa a Jesus, Ele é o nosso Rei. Os pais, as mães, as crianças começaram a arranjar ramos para acenar, uns subiam às árvores para cortar ramos, outros cortavam os que conseguiam, sem subir, as pessoas que tinham capas estenderam as capas no chão. Quando Jesus chegou estavam todos preparados para a festa.
Outros diziam: o que é isto? Quem é Jesus para uma festa destas? Alguns não gostavam de Jesus, tinham ciúmes dele, queriam que Ele morresse, e só estavam ali para ver o que se passava.
Jesus entrou na cidade montado em cima de um burro. Era um burrinho manso não se espantava.
Muitos aclamavam e cantavam:
- «Viva Jesus, Aleluia, Jesus, é o nosso Rei!» Eram pais, mães e avós. Todos cantavam:
- «Viva Jesus, Aleluia, Jesus, é o nosso Rei!»
Eles cantavam e enfeitavam o chão com ramos aos pés de Jesus para dizer:
- «Jesus, nós gostamos de ti, fica connosco,»
Hossana! Viva Jesus
Hossana! Viva Jesus
Hossana! Viva Jesus
Cântico: “Caminharei”
Actividades:
 De reflexão: O coração alegre e o coração triste estão a caminho da Páscoa, pelo caminho da Quaresma. Para chegarem à terra da alegria estão a seguir novas pistas – as pistas que Jesus nos dá. Que novas pistas descobrimos?
As crianças dão continuidade ao diálogo dos corações nesta etapa.
 No Jardim-de-infância pode-se fazer uma festa a Jesus com os Ramos.
 Criar momentos de grupo em que Jesus está no centro, onde convidamos as crianças a dizerem o que querem e depois a escolherem músicas que desejam cantar. Fazer festa com Jesus.
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 Fazer um ramo com as crianças em materiais de desperdício para levar para casa, os pais são convidados a fazer uma mensagem de alegria que deverão aplicar no ramo, que volta para a escola para colocar no placard da terra da alegria.
 Deixar mais um símbolo para a bandeira.
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5ª SEMANA
5.2.
A CEIA DE JESUS
A Ceia de Jesus no Jardim-de-infância. A Ceia pode ser também celebrada com as famílias.
Actividades:
 O pão para comer neste encontro. Um pão que cada criança pode levar para comer em casa com a família, como lembrança desta ceia que fazemos no Jardim.
 Preparar uma mesa baixa, com uma toalha branca, algumas velas e flores, alguns pratos de pão, já partido, e outros com bagos de uva que serão, posteriormente, repartidos pelas crianças e educadores para ser comido em memória de Jesus.
 Música ambiente muito tranquila, quadro da última ceia e a Bíblia para contar a história.
 Pode fazer-se um lava-mãos: A educadora lava as mãos às crianças na entrada da sala, limpa-as e dá um beijinho a cada uma.
 As crianças entram em silêncio e fazem uma roda à volta da mesa; A pessoa que preside à mesa (se possível, o Pároco) fica ao centro. Os corações estão sentados no topo da mesa
 Faz-se um exercício de relaxamento: - concentrar-se na vela acesa em cima da mesa, trazendo a luz de Jesus para os nossos corações.
 Narração:
Na Páscoa nós recordamos uma ceia muito especial, é a ceia de Jesus.
Alguém pergunta: O que aconteceu no dia em que Jesus celebrou a ceia com os seus amigos?
- Jesus pediu aos seus amigos para irem preparar uma sala onde ia ser a ceia da Páscoa.
- Quando chegou a hora da ceia, os amigos de Jesus estavam com Ele, mas um deles não era um bom amigo, andava a combinar, com outros que não eram do grupo dos amigos, a maneira de levar Jesus até à morte, chama-se Judas. Ele não ficou até ao fim da ceia, foi-se embora.
Jesus ficou com os amigos. Enquanto eles comiam, Jesus pegou no pão, abençoou-o e disse aos seus discípulos: “Tomai e comei: Isto é o meu corpo.” (Lc. 22, 19) Jesus queria dizer que nos amava muito, que nos dava tudo o que ele tinha para dar, e que quem recebesse aquele pão que ele dava recebia também o seu amor.
Jesus disse ainda para nós continuarmos a receber o pão que Ele nos dá.
Hoje nós comemos o pão de Jesus para recordarmos a presença d’Ele no meio de nós.
 A pessoa que preside parte o pão e dá um bocadinho a cada um. Combinamos que todos comem este pedacinho de pão ao mesmo tempo. Come-se o pão em silêncio e pensa-se em Jesus.
Cântico: “Uma sementinha de trigo…”
 Fazer pão na sala para cada criança levar, para casa, um pequeno pão, para em família e à refeição, o partirem e distribuírem pelos elementos da família para lembrar este dia da ceia
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de Jesus.
 Símbolo que termina a bandeira.
 De reflexão: O coração alegre e o coração triste estão a caminho da Páscoa, pelo caminho da Quaresma. Para chegarem à terra da alegria estão a seguir novas pistas – as pistas que Jesus nos dá. Que novas pistas descobrimos?
As crianças dão continuidade ao diálogo dos corações nesta etapa.
JESUS É
ALEGRIA
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SEMANA DA PÁSCOA
Celebrar a Páscoa depois do Domingo de Páscoa
6.1.
A PÁSCOA
Narração:
Jesus morreu numa cruz. O corpo dele foi embrulhado em lençóis e colocado num túmulo fechado por uma grande pedra. Dois soldados guardam o túmulo. Os amigos de Jesus e todos os que tinham confiança nele ficaram tristes e desencorajados.
Mas não acaba aqui.
É manhã de Domingo! Uma mulher que se chama Maria Madalena, e mais duas amigas foram ao túmulo de Jesus. Quando elas chegam, o que é que vêem? A pedra que fechava o túmulo tinha sido retirada.
Depressa! A primeira coisa que Madalena faz ela é ir dizer aos amigos de Jesus
Ela corre para avisar Pedro e João. Toda apressada, ela diz-lhes:
«Jesus foi retirado do túmulo, e não se sabe onde é que o puseram!»
Rápido! Pedro e João correm, também vão ao túmulo. João corre mais depressa que Pedro e chega primeiro.
João vê bem que a pedra que fechava o túmulo tinha sido retirado para o lado.
João debruça-se um pouco para ver melhor. E lá dentro, ele vê os lençóis de tecido que envolviam o corpo de Jesus. Mas não entra.
Pedro entra no túmulo… Ele vê os tecidos no chão. Ele vê mesmo o lençol que cobria a cabeça de Jesus. Finalmente, João entra no túmulo também. Ele vê e acredita.
Pedro e João foram para casa e quando eles estavam a conversar sobre estas coisas Jesus apareceu no meio deles.
Eles vêem que Jesus está vivo!
Jesus ressuscitado não morre mais.
Está vivo para sempre.
Hoje é a Festa da Ressurreição da Jesus na nossa escola. Ele está connosco hoje.
Cântico: Aleluia
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6.2.
A VISITA PASCAL
Levar a Boa notícia de Jesus Ressuscitado
Sabem como é que a Boa Nova de Jesus Ressuscitado chegou até nós?
Foram os amigos de Jesus que anunciaram. Eles ficaram cheios de alegria e nunca mais pararam de anunciar que Jesus está vivo e está connosco.
Primeiro, disseram aos amigos mais próximos.
Depois, saíram da terra deles e foram levar esta boa notícia às povoações que ficavam mais perto.
Numa terceira etapa, foram anunciar pelo mundo todo. E foi assim que os amigos de Jesus aumentaram. A alegria de Jesus Ressuscitado é para sempre.
Actividades:
 De reflexão: O coração alegre e o coração triste chegarem à terra da alegria. Será que o coração que estava triste ainda está triste? Será que ainda é um coração triste? Um coração triste pode deixar de ser triste e passar a ser um coração alegre?
As crianças dão continuidade ao diálogo dos corações nesta etapa.
 Com a presença do Pároco para fazer deste momento uma ocasião especial de celebração comunitária e de relação com a Paróquia.
 Dado no jardim-de-infância existirem três valências, uma das valências constrói um Terço com corações de várias cores, outra decora uma Cruz com corações e a outra decora um Cirio Pascal.
 Decoram-se as portas das salas com corações e flores em vários materiais reciclados.
 O Pároco vai de sala em sala e reúne todas as crianças que o seguem em procissão cantando os cânticos da caminhada, até á igreja onde são colocados os símbolos que levaram a Bandeira, o Terço, a Cruz e o Cirio Pascal, onde ficarão para serem partilhados com a paróquia.
 Celebração dirigida pelo pároco:
o Leitura do evangelho: “deixai vir a mim as criancinhas” ver citação
o Bênção das crianças pelo Padre, enquanto se cantam os cânticos da caminhada.
 Nas semanas a seguir à Páscoa, o círio Pascal pode ficar no cantinho da oração. Junto do círio colocam-se cartões de Boas Festas de Páscoa com a mensagem de Páscoa, trabalhadas pelas crianças.
Boas Festas, Jesus está vivo para sempre
Boas Festas, é Páscoa, Jesus Ressuscitou
Boas Festas, Jesus está sempre connosco, ou outras mensagens de Páscoa.
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 Os primeiros cristãos levaram a mensagem da Ressurreição de Cristo, primeiro em Jerusalém depois à Samaria e nos anos que seguiram a todo o mundo, até onde conseguiram chegar. Nós também podemos fazer assim:
 Na semana da Páscoa entregam a mensagem em casa
 Na semana a seguir à Páscoa entregam a outras pessoas de família
 Na terceira semana depois da Páscoa entregam a pessoas que não são da família.
Cânticos:
 Cristo Vive Aleluia
 Ressuscitou para a nossa vida aleluia, aleluia
 Senhor Tu és a luz que ilumina a terra inteira, tu és a luz que ilumina a minha vida
O Círio Pascal
No círio pascal descobrimos uma cruz, duas letras : o alfa e o ómega, e os quatro números do ano. A letra alfa, primeira letra do alfabeto grego, diz-nos que Deus está no princípio de todas as coisas. A letra Ómega, última letra do alfabeto grego, diz-nos que Deus está no fim de todas as coisas.
A cruz fala-nos de Jesus, da sua vida oferecida por amor.
2014
O círio pascal é alumiado e abençoado durante a noite de Páscoa. A sua luz fala-nos de Jesus.
Uma chama mexe calmamente… Ela alumia, aquece, purifica…
A chama do círio pascal diz-nos que Jesus está vivo! Ele ressuscitou! Ele é o nosso guia, a nossa luz. Ele aquece as nossas vidas, escuta-nos, conforta-nos. Ele purifica-nos. Acender uma vela no círio pascal, é dizer que nós queremos viver a vida com Deus, acolhendo o Seu amor e comunicá-lo.

http://www.abcdacatequese.com/index.php/partilha/recursos/catequese/despertar-religioso-pre-catequese/7466-despertar-da-fe-proposta-quaresma-e-pascoa-2014/file

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

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Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

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