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segunda-feira, 9 de março de 2015

Liturgistas brasileiros participam do Congresso Latino-americano de Liturgia

Mais de cem especialistas em liturgia de diversos países da América Latina estiveram reunidos do dia 23 ao dia 27 de fevereiro em Puebla, México, para o 1º Congresso Latino-Americano de Liturgistas. O evento foi organizado pelo Departamento de Missão e Espiritualidade do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), com o objetivo de suscitar a reflexão em torno da evangelização das culturas e da arte litúrgica.

Participaram do Congresso bispos, presbíteros, religiosos e leigos que atuam na formação litúrgica nos seminários e casas de formação, vindos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Panamá, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, Venezuela e México, além de países não latino-americanos, como Estados Unidos e Itália.
O encontro, que ocorreu nas instalações do Seminário Palafoxiano, teve o tema central baseado no Documento Conclusivo da V Conferência do Episcopado Latino-americano, realizada em Aparecida (SP). Além das conferências, também foram realizados cursos sobre canto e música litúrgica, a oração Eucarística, o espaço litúrgico, e os gestos, símbolos e sinais, entre outros.
As jornadas de trabalho, que iniciaram oficialmente no dia 24 de fevereiro, foram antecedidas por uma peregrinação à Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, no dia 23 de fevereiro, e foram inauguradas por dom Víctor Sánchez Espinoza, arcebispo de Puebla e presidente do Departamento de Missão e Espiritualidade do Celam. Após apresentar o objetivo do Congresso, dom Victor desenvolveu um tema introdutório em torno do trabalho que realizou a Igreja em matéria de enculturação.
Entre as conferências, dom Felipe Arizmendi Esquivel, bispo de San Cristóbal das Cassas, Chiapas (México), aprofundou sobre os fundamentos teológicos da enculturação. Em sua intervenção, o prelado disse que "a Igreja deve enculturar-se nos povos e nas culturas", visto que "não seríamos Igreja de Jesus, sem esta atitude permanente de assumir as culturas onde está plantada a Igreja, para levá-las a sua plenitude em Jesus Cristo". Neste sentido, acrescentou que "toda a vida da Igreja deve procurar chegar a ser cultura de um povo, sobretudo nas celebrações litúrgicas, cume e fonte da vida cristã".
http://www.cnbb.org.br/comissoes-episcopais-1/liturgia-1/16005-liturgistas-brasileiros-participam-do-congresso-latino-americano-de-liturgia

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

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Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

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