"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Vida Consagrada: a radicalidade no seguimento de Jesus

Dom Adelar Baruffi Bispo de Cruz Alta (RS)

A terceira semana de agosto é dedicada à Vida Consagrada. Neste ano, assume especial importância, pois estamos vivendo o Ano da Vida Consagrada, proclamado pelo Papa Francisco, que se estende até o dia 02 de fevereiro de 2016.
"Desde os primórdios da Igreja existiram homens e mulheres que se propuseram pela prática dos conselhos evangélicos seguir a Cristo com maior liberdade e imitá-lo mais de perto, e levaram, cada qual a seu modo, vida consagrada a Deus” (PC 1). As formas de vida consagrada são várias, como “uma grande árvore, de múltiplos ramos”. Expressa-se na vida monástica, contemplativa e ativa, na vida religiosa nas diferentes congregações e ordens, nos institutos seculares, nas sociedades de vida apostólica e outras novas formas.
A busca da santidade na pobreza, castidade e obediência

Uma nota que caracteriza a vida consagrada é a radicalidade no seguimento de Jesus Cristo. Pela sua forma de vida, expressam de maneira clara a vocação de todos os batizados à santidade, procurando “ter os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo” (Fl 2,5). Recordo Santa Terezinha do Menino Jesus, que dizia: “Não quero ser uma santa pela metade; não tenho medo de sofrer por Vós; só tenho medo de uma coisa, é de conservar a minha vontade, tomai-a, porque «eu escolho tudo» o que Vós quereis” (Manuscrito A, 10v). É um caminho de especial dedicação a Cristo, a serviço do Reino de Deus, de coração indiviso, de forma plena, total, “assumindo a forma de vida que Cristo escolheu para vir a este mundo: vida virginal, pobre e obediente” (DAp 216).
Um olhar de gratidão
Trata-se de uma forma radical de vida cristã, que tem encantado muitos homens e mulheres durante toda a história da Igreja. Quantos santos e santas, missionários e missionárias, a maioria vivendo no anonimato, numa entrega cotidiana, com alegria, à missão. Basta olhar a história da Igreja no Brasil, desde os primórdios com a presença dos missionários europeus, na sua maioria religiosos e religiosas.  A vida da Igreja em nossa Diocese de Cruz Alta também é marcada pela presença de várias congregações religiosas, masculinas e femininas. Quanta contribuição à Igreja e à sociedade, na educação, na saúde, na pastoral paroquial, na assistência social e promoção humana, na agricultura e nas cidades, no trabalho com as crianças, os idosos, os pobres, os dependentes químicos, no acolhida e aconselhamento. A todos e todas, nosso muito obrigado.
Despertar o mundo
Falando aos religiosos, o Papa Francisco diz que “devem ser homens e mulheres capazes de despertar o mundo.” Isto porque “quem foi encontrado, alcançado e transformado pela Verdade que é Cristo, não pode deixar de anunciá-la” (Francisco, 27/07/13). Carregam consigo a memória da fé; na proximidade se fazem companhia no caminho humano, inclinando-se com amor materno e espírito paterno aos sofredores e são sinais que apontam profeticamente para a realização do Reino. Testemunham que somente Deus basta e, assim, a vida tenha sentido e alegria.
A todos os consagrados e consagradas, especialmente de nossa Diocese de Cruz Alta, minha gratidão e meu abraço.
http://www.cnbb.org.br/artigos-dos-bispos-1/432-dom-adelar-baruffi/17105-vida-consagrada-a-radicalidade-no-seguimento-de-jesus

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.