"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Conversa com a Virgem de Nazaré - Círio de Nazaré 2015


 

DOM ALBERTO TAVEIRA CORRÊA

Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo de Belém do Pará


Maria de Nazaré, Maria de Belém, de Jerusalém, da Graça e do Cenáculo, Maria, Mulher Eucarística, Maria, Mãe da Igreja! Em tua vida encontramos as atitudes interiores que nos dispõem a participar da Eucaristia. A Igreja é Casa de Deus e também tua casa! Em todo o mundo, onde quer que se celebre a Santa Missa, aí te encontras. Não é por acaso que todas as nossas igrejas têm ícones e imagens que buscam retratar tuas virtudes e tua participação no mistério redentor de teu Filho amado. Toma-nos pela mão e pelo coração, faze que nossos passos se dirijam à casa do Senhor. Fiquemos alegres, porque nos dizem: Vamos à casa do Senhor! Vamos louvar o nome do Senhor (Cf. Sl 121, 1-4).

Irei ao altar de Deus, ao Deus que é minha alegria (Sl 42, 4). Assim a Igreja se aproxima do altar do Senhor, para a Mesa da Palavra e a Mesa da Eucaristia! Assim queremos pedir-te, Senhora de Nazaré, que nos conduzas pela mão e nos prepares para viver a Eucaristia, a fim de que cada missa suscite em nós o desejo da missão e levarmos a todos a Boa Nova de teu Filho e nosso Senhor, Jesus Cristo.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo! Contigo queremos participar da Santa Missa! Tu que és Filha de Deus Pai, Mãe de Deus Filho e Esposa do Espírito Santo, ajuda-nos a viver a vida da Santíssima Trindade, recolhendo tudo o que a humanidade vive, para entregar no Altar nossas esperanças e o desejo de vida e de comunhão.
Confessemos os nossos pecados! Tu que foste preservada da mancha do pecado, ensina-nos a dizer que Deus olhou para a nossa pequenez (Cf. Lc 1,48) e assim reconhecermos nossos limites e fraquezas, confessando que precisamos de misericórdia. Faze-nos proclamar em cada Missa que Jesus é o Senhor e que ele tem piedade de nós!
Glória a Deus nas alturas! Tu és bendita, ó filha, pelo Deus altíssimo, mais que todas as mulheres da terra. Bendito é o Senhor, nosso Deus, que criou o céu e a terra. O teu louvor não se apagará do coração de todos os que se lembrarem, para sempre, da força de Deus! (Cf. Jt 13, 18-19). Tu és a exultação de Jerusalém, a glória imensa de Israel, o grande louvor da nossa gente. Tudo isto fizeste com a tua mão e Deus se agradou destas coisas. Tu és bendita, ó mulher, junto de Deus todo-poderoso, para todo o sempre! (Cf. Jt 15, 9-10). Tu que testemunhaste o canto dos anjos, conduze-nos a proclamar a glória de Deus para que venha a paz sobre a terra aos homens por ele amados. 
Oremos! Contigo queremos ouvir o convite da Igreja, que nos faz recolher todas as intenções e necessidades da humanidade, para dirigir ao Pai, por Cristo e no Espírito Santo a nossa oração, recordando sua bondade, acolhendo as graças de cada dia e olhando para a eternidade a que somos chamados!
Palavra do Senhor! Palavra da Salvação! Tu fizeste o que existe de mais digno para uma pessoa humana, a oblação da própria vontade, na escuta da Palavra de Deus. Virgem do silêncio, conduze-nos pela mão para acolhermos a Palavra de Deus proclamada na Santa Missa. Contigo saibamos dizer “Graças e Deus” e “Glória a vós, Senhor”, prontos a viver a Palavra que sai da boca de Deus (Cf. Mt 4, 4; Dt 8,3).
Na homilia, conversa familiar que se segue à proclamação da Palavra de Deus, queremos imitar-te, tu que conservaste a lembrança de todos os fatos, meditando-os em teu coração (Cf. Lc 2, 51).
Creio! Maria, tu és o amparo de nossa fé. Diante do mistério de Deus, acolheste o chamado, participaste da obra da salvação realizada em teu Filho amado. Põe em nossa boca a proclamação da fé que recebemos da Igreja, razão de nossa alegria, em Cristo nosso Senhor.
Senhor, escutai a nossa prece! Cada missa nos leva a responder com oração confiante à Palavra que ouvimos. Virgem orante, roga por nós e conosco, abrindo-nos para todas as necessidades do mundo e das pessoas! Contigo nosso coração tenha o tamanho do mundo!
Bendito sejais, Deus do universo, pelo pão e pelo vinho que recebemos! “Sobe a Jerusalém, Virgem oferente sem igual, vai apresenta ao Pai teu Menino, luz que chegou no natal, e, junto à sua cruz, quando Deus morrer fica de pé. Sim, ele te salvou, mas o ofereceste por nós com toda fé. Nós vamos renovar este sacrifício de Jesus, morte e ressurreição, vida que brotou de sua oferta na cruz. Mãe, vem nos ensinar a fazer da vida uma oblação. Culto agradável a Deus é fazer a oferta do próprio coração”. Com as palavras de um canto, queremos contigo agradecer por todos os dons e apresentá-los ao Pai!
Corações ao alto! Demos graças ao Senhor, nosso Deus! Contigo, Maria, queremos entrar no Santo dos Santos da grande oração eucarística, ação de graças na qual os dons apresentados se tornam, pela força do Espírito Santo, Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. Com a Igreja oferecemos o verdadeiro e único Sacrifício que nos redime, Jesus Cristo Morto e Ressuscitado! Junto contigo, Mulher Eucarística recordada em todas as orações eucarísticas, podemos dizer o grande “Amém” na proclamação da glória de Deus.
Felizes os convidados para a Ceia do Senhor! A Igreja nos convocou, rezamos juntos a oração que o Senhor nos ensinou, espalhamos a paz que Jesus nos mereceu, clamamos ao Cordeiro de Deus e chegamos juntos à Comunhão. Prepara-nos Maria, com o teu coração escancarado para Deus, a fim de que cada comunhão, de hoje até o final de nossa vida na terra, seja consciente e bem vivida, para sairmos da missa como uma grande procissão que passa pelas ruas de nosso mundo, levando o maior de todos os tesouros, Jesus Cristo!
Assim, a missa termina e começa a nossa missão! Graças a Deus!

 http://www.cnbb.org.br/artigos-dos-bispos/426-dom-alberto-taveira-correa/17445-conversa-com-a-virgem-de-nazare-cirio-de-nazare-2015.html

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.