"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Diocese realiza Concílio de Juventude

 

LESTE 1 (RIO DE JANEIRO)
Evento em Volta Redonda reuniu mais de dois mil jovens

Divulgação
A diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ) reuniu cerca de dois mil jovens no Pavilhão da Ilha São João, em Volta Redonda, para o Concílio de Juventude. Realizado nos dias 3 e 4 de outubro, o evento teve como tema “Ide sem medo para servir com amor” e foi promovido pelo Setor Diocesano de Juventude.

O bispo local e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Francisco Biasin, esteve presente durante todo o evento e assessorou um momento de aprofundamento da temática proposta. O bispo falou sobre “Servir com amor” e destacou o serviço como parte da dimensão evangélica da vida. Para dom Biasin, o jovem como ser social deve avançar o processo de mudança na sociedade.
“O próprio Jesus disse: `Eu vim para servir e não para ser servido”, e veio para dar a vida em resgate de muitos. A juventude é chamada a fazer mudanças radicais na vida pessoal e na sociedade. O mundo de hoje não vai bem, com grandes injustiças e falta de esperanças que degradam a pessoa humana”, disse o bispo.
Ao recordar o papa Francisco, o bispo deu indicações aos presentes a respeito da mudança que deve ser encaminhada por eles. “O papa Francisco chama os jovens de `semeadores de mudança´ para que façam do mundo um lugar mais justo, fraterno e solidário, não com sentimento de revolta, não se conformar com aquilo que nos apresentam como um pacote pelos meios de comunicação social, não podemos nos conformar com as injustiças deste mundo”, salientou.

Preparação

O Concílio de Juventude foi antecedido por um processo de discussões com os jovens de quatro regiões pastorais da diocese. Os chamados “pré-concílios” aconteceram em Resende (RJ), Barra Mansa (RJ), Barra do Piraí (RJ) e Volta Redonda com a abordagem de questões sociais relacionadas à juventude no contexto da família, da comunidade, do bairro, da sociedade, da comunicação e da educação.
Os resultados do processo foram apresentados durante o evento pelo assessor do Setor Diocesano de Juventude, padre Carlos Alberto Júnior. O sacerdote observou a necessidade de manter a unidade na diversidade e a comunhão dos diferentes carismas dos trabalhos com os jovens.
O assessor do Setor Juventude do regional Leste 1 da CNBB, padre André, apresentou o tema “Ide sem medo”. O presbítero chamou atenção para o encorajamento de jovens para que “assumam sua missão”. Esse compromisso deve manifestar-se no impulso de desenvolvimento de um “caminho de experiência do amor de Deus”.

Atividades

Entre as atividades do Concílio na diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, aconteceu a recordação dos 30 anos do Dia Nacional da Juventude (DNJ). Integrantes da Pastoral da Juventude (PJ) lembraram a trajetória histórica da Pastoral por meio de músicas e coreografias.
Entre as atrações culturais do evento estiveram a banda Missão Resgate, de Volta Redonda, e a cantora Olívia Ferreira, do Rio de Janeiro.
O Concílio ainda contou com a participação da Comunidade Bethânia, uma comunidade Católica que atua há 20 anos no acolhimento de pessoas com problemas relacionados às drogas, abandono e doenças. 
Ao final do encontro, dom Francisco Biasin presidiu a missa de encerramento do Concílio de Juventude.
Com informações e fotoa da diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda
http://www.cnbb.org.br/regionais/leste-1/17448-diocese-realiza-concilio-de-juventude.html


"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.