Terça-feira, 22 de março de 2016 – Terça-feira da Semana Santa
João 13,21-33.36-38
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, 21 Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: “Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”. 22 Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando.23 Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. 24 Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. 25 Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?” 26 Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. 27 Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: “O que tens a fazer, executa-o depressa”.28 Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. 29 Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: ‘Compra o que precisamos para a festa’, ou que desse alguma coisa aos pobres. 30 Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite. 31 Depois que Judas saiu, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 32 Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. 33 Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”.36Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas seguirás mais tarde”. 37 Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” 38 Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
O mundo não seria o mesmo se não tivéssemos nascido. Deus nos chamou à vida para uma missão muito importante. Todavia, muitas vezes traímos a Deus seguindo caminhos que não eram aqueles que Ele pensou para nós. O livre arbítrio e a arrogância desmedida nos levam para o lado oposto da proposta pensada por Deus para nós. Isso é muito triste... Infelizmente, também nós temos nossos atos de traição para com Deus, como Judas. Traímos de tantas maneiras. Não nos compete elencar as traições dos outros. Temos que refletir sobre as nossas traições. Isto já é razoável! E, não obstante a traição de Judas, Jesus dá provas de seu amor carinhoso: mesmo sabendo que vai traí-Lo, oferece um bocado de pão macio, ensopado no molho da ternura, da delicadeza e da graça. O amor quando é verdadeiro nunca pede nada em troca. Mesmo sendo traído Jesus não pediu de volta o amor com que tinha amado Judas. Com a ferramenta do amor Jesus quer tocar o coração de Judas. Inútil! Seu coração já não tinha mais espaço para o amor, que era o próprio Jesus. A soberba, a arrogância, os interesses particulares roubaram o lugar de Deus em seu coração. A mesquinhez foi mais forte.
Oração
Senhor Jesus, fiel cumpridor dos desígnios do Pai, dá-me a graça de entender e abraçar cada vez mais a missão inicial que tinhas pensado para mim. Não me deixes andar perdido(a) pelas estradas da vida, seguindo somente os caprichos das minhas frágeis opções, tantas vezes equivocadas. Ajuda-me, Senhor Jesus, a me converter das tantas traições que cometo contra Ti, na pessoa de meus irmãos e irmãs. Recupera-me com teu amor misericordioso. Continua, Jesus, a dar-me o pão macio e transformador da Sagrada Eucaristia. Que este pão, ensopado na Tua ternura, delicadeza e graça, me faça crescer na santidade. “Seja feita em minha vida somente a Tua vontade”. Que a luz sublime da Tua ressurreição brilhe cada vez mais dentro de mim. Afugenta do meu coração as trevas do erro, da mentira e dos interesses mesquinhos. Dá-me a graça de ser luz para meus semelhantes. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia muito iluminado pela luz do alto.
Aceita meu abraço e minhas preces.
P. Renato dos Santos - SDB
Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano