"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quarta-feira, 23 de março de 2016

Paixão, morte e ressurreição

A Paixão, A Morte e A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo constituem o acolhimento central e definitivo de nossa salvação.

É a Páscoa de Jesus. Por ela, Jesus nos salvou. Assim, a Páscoa é o mistério unificador de toda nossa fé cristã. Por ela, Jesus Cristo é realmente nosso Salvador, nosso Redentor e nosso único Senhor, que nos conduz ao Pai, no Espírito Santo.

Por esta razão, a Páscoa é a festa principal da Igreja. Páscoa significa passagem. A Páscoa de Cristo é sua passagem da morte na cruz para a ressurreição. É sua vitória plena e definitiva sobre a morte e sobre todos os males. Desse modo, a ressurreição de Jesus mudou totalmente a história da humanidade e de cada ser humano

Pelo pecado, estávamos destinados à morte eterna, à perdição perpétua e total. Pela morte e ressurreição de Jesus, nossa morte foi vencida na raiz e abre-se-nos a perspectiva da nossa ressurreição pessoal e da imortalidade feliz junto ao Pai, na mansão celeste. Na verdade, o anúncio da ressurreição de Cristo e da nossa ressurreição futura é a grande boa nova a ser proclamada em todo o mundo, até o fim dos tempos.

Sendo tal a importância da festa da Páscoa, a Igreja nos oferece um tempo próprio de preparação. Trata-se da Quaresma, que iniciamos na Quarta-feira de Cinzas. Tempo de conversão em que, movidos pela graça divina, procuraremos morrer mais profundamente ao nosso egoísmo, nossa auto-suficiência, nossa busca de poder, de riqueza material, de prestígio, às custas, geralmente, dos outros; enfim, morrer ao pecado. 

Morrer para iniciar vida nova de amor e serviço a Deus, nosso Pai, e aos outros, nossos irmãos, especialmente aos mais necessitados..
Será, portanto, também um tempo de purificação e de reconhecimento humilde de nossa condição de pecadores, precisados do perdão de Deus e da reconciliação com nosso próximo. Por isso, não esqueçamos o preceito saudável e salvífico da Igreja, o preceito de confessar-se e comungar no tempo pascal.

Entre o fariseu, de pé, que se elogiava a si mesmo diante de Deus, e o humilde publicano, de joelhos, no fundo do templo, que dizia, batendo no peito: ‘Meu Deus, tende piedade de mim, pecador’ (Lc 18, 13), Jesus aponta o publicano como aquele a quem Deus aprovou, acolheu e perdoou.

Se alguém disser: ‘amo a Deus’, mas odeia seu irmão, é um mentiroso’ (1 Jo 4, 20), nos ensina o apóstolo João. Por isso, a Quaresma deve ser um período precioso para crescermos também em fraternidade. Essa é a razão por que realizamos a Campanha da Fraternidade na Quaresma. Mostra igualmente que a campanha deve ser feita à luz da fé, à luz da morte e da ressurreição de Jesus, e não apenas por motivações humanas, sociais e políticas, por mais justas que sejam.

É claro que podemos somar com os esforços de pessoas não-cristãs, que buscam construir maior igualdade social, maior fraternidade, sem violência, democraticamente, embora por motivos meramente sociais e políticos. Nós, cristãos, porém, devemos fazê-lo principalmente por motivo de nossa adesão a Jesus Cristo e a seu Reino, que ilumina mais profundamente nossa condição de irmãos de todos, sobretudo aos índios.

Que Jesus Cristo, morto e ressuscitado, nos ilumine e nos anime, com seu Espírito Santo, a contribuir eficazmente para a construção de uma sociedade justa, humana e solidária!

http://formacao.cancaonova.com/diversos/paixao-morte-e-ressurreicao/

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.