"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

segunda-feira, 14 de março de 2016

Papa Francisco completa três anos de pontificado

Presidente da CNBB fala sobre as contribuições do papa à Igreja

Em 13 de março de 2013, o mundo conheceu o primeiro papa latino-americano da história. Há três anos, após renúncia de Bento XVI, Jorge Mário Bergoglio, então arcebispo de Buenos Aires, na Argentina, foi eleito para a sucessão de Pedro e escolheu o nome de Francisco.

“Nós temos que agradecer muito a Deus pelo nosso papa Francisco, que tanto bem tem feito à nossa Igreja”, disse o arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),  dom Sergio da Rocha.  
Para dom Sergio, a simplicidade, a misericórdia e a missão são algumas das principais contribuições de Francisco à Igreja. 
Sobre a simplicidade, o presidente da CNBB ressalta “o seu convite a toda a Igreja para redescobrir cada vez mais o essencial, procurando ter uma vida simples, isto é, procurando fazer do Reino de Deus o tesouro maior”. Em relação à misericórdia, reflexão do Jubileu Extraordinário, dom Sergio lembra da insistência do papa sobre o tema desde o início de seu pontificado. “Mas sobretudo, neste momento, é um dos frutos do pontificado do papa Francisco que nós queremos valorizar cada vez mais, vivenciar a Igreja como mãe misericordiosa, a Igreja com as suas portas abertas para acolher a todos”, acrescenta. 
Dom Sergio avalia também que no início de seu ministério petrino, Francisco convidou a Igreja “a redescobrir a alegria do evangelho e compartilhá-la”, recordando a publicação da exortação apostólica Evangelii Gaudium. “O coração missionário do papa tem se revelado em tantos gestos, em tantas palavras e nós somos convidados a ser uma Igreja em saída, que vai compartilhar a alegria do evangelho, que vai testemunhar a misericórdia de Deus”, acrescenta o presidente da CNBB. 
“Sempre falamos da Igreja missionária, mas essa ênfase do papa à Igreja em saída é um grande bem que tem nos ajudado muito”, considera dom Sergio. 
O papa Francisco já ofereceu à Igreja duas encíclicas, a Lumen Fidei, que começou a ser escrita pelo papa emérito Bento XVI, e a  recente Laudato Si – sobre o cuidado da casa comum; uma exortação apostólica, Evangelii Gaudium, e proclamou o Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Realizou 12 viagens apostólicas e convocou duas assembleias sinodais sobre a família, em 2014 e 2015.

O papa e o Brasil

A primeira viagem apostólica do papa Francisco foi ao Brasil, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, em julho de 2013. Francisco já manifestou que pretende voltar ao País em 2017, quando serão celebrados os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no rio Paraíba do Sul.
Sobre a atenção dada pelo papa à CNBB, dom Sergio conta que, por meio da presidência, a Conferência tem tido contato com o papa, com acolhida “de modo muito cordial, muito paterno”. “Nós sempre fazemos uma visita anual ao papa e esse diálogo tem sido enriquecedor, nós temos aprendido muito com ele a valorizar a comunhão, a sinodalidade, isto é, o caminhar juntos na Igreja”, explica o arcebispo de Brasília.
Dom Sergio ainda fala da promoção da colegialidade episcopal e a comunhão entre os bispos, o que tem sido orientado pelo papa Francisco. “Então nós agradecemos muito a Deus, porque o papa Francisco tem valorizado a Conferência Episcopal, tem nos orientado, nos apoiado para que a Igreja seja cada vez mais uma igreja comunhão, para que o nosso jeito de ser seja este que Jesus mesmo quer para todos, isto é, caminhar juntos como irmãos, cada um realizando sua tarefa, vivendo sua vocação de acordo com o dom recebido de Deus”, avalia.

Celebração no Vaticano

“Três anos com o Papa Francisco” é um evento preparado por jovens que acontece durante 24 horas para comemorar e rezar pelo aniversário de pontificado. Desde as 22 horas de sábado, 12, na igreja de São Lourenço, a poucos metros da Praça São Pedro, no Vaticano, ocorre o momento de oração, que seguirá até a meia-noite deste domingo. 
Durante todo o evento, os fiéis podem receber o sacramento da reconciliação. Padres estarão disponíveis para atendimento das confissões.
A igreja de São Lourenço há 33 anos é a guardiã da Cruz original que João Paulo II doou aos jovens por ocasião da primeira Jornada Mundial da Juventude em 1983.

Com informações da Rádio Vaticano e foto do arquivo da CNBB
http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18344:papa-francisco-completa-tres-anos-de-pontificado&catid=147:internacional&Itemid=185

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.