Terça-feira, 30 de agosto de 2016 - 22ª Semana Comum
Lucas 4,31-37
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 31 Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. 32 As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33 Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!” 35 Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36 O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. 37 E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Onde quer que Jesus estivesse, reinava a confiança, a docilidade, o perdão, a cura, a libertação. A autoridade de Jesus estava no fato de que somente Ele conseguia revelar o rosto de Deus Pai para as pessoas. Quem me vê, vê o Pai. Sua autoridade saia das convicções profunda que tinha interiormente. Jesus fala com sentimentos puros, com reta intenção. O único interesse d’Ele era o de ajudar as pessoas a fazerem o grande e necessário encontro com Ele, na fé, que ultrapassa toda dimensão humana. Quem O encontrava e O encontra ainda hoje, provavam e provam algo tão grandioso e contagiante que as palavras humanas não conseguem exprimir a grandeza, a profundidade e a intensidade desta experiência. O modo de ser de Jesus fazia com que aquilo que Ele dizia, fazia e vivia, tocava o coração dos ouvintes. Sua autoridade era fruto de sua coerência. Resumindo tudo: Jesus tem autoridade porque Ele é fonte de amor. É precisamente o amor que confirma n’Ele tal autoridade. Quem ama liberta, compreende, cura, perdoa, acolhe e transforma situações de morte em situações de vida. O amor faz servir. O amor faz doar a vida. A maior autoridade de Jesus era servir e não ser servido. Que significativa lição de vida para nós, hoje...
Oração
Senhor Jesus, fonte de toda cura e libertação, liberta-me das emboscadas do Maligno. Não permitas que eu seja tentado(a) além das minhas forças. Ajuda-me a não consentir às sugestões do Maligno. Exerce sobre mim Tua autoridade de amor para que eu seja verdadeiramente livre. Pela Tua autoridade, afugenta de mim todo mal, todo perigo, toda desgraça. Permite-me, Senhor Jesus, fazer uma profunda experiência de encontro Contigo. Somente assim poderei saborear Teu infinito amor que me liberta de todos os males. Que eu possa, pela Tua graça, transformar situações de morte em situações de vida. Ajuda-me, Jesus, a ter mais profundidade espiritual e livra-me do mal. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito crescimento espiritual.
Grande abraço.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.
Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano