"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

O salmo dos prioritários

Dom José Maria Maimone
Bispo emérito de Umuarama




Meditando o salmo número 30 encontrei duas coisas evidentes. 
A primeira, como afirmava Santo Agostinho, todos salmos falam de Jesus, e principalmente de Jesus sofredor. Este salmo traz até palavras que Jesus disse quando sofria pregado na cruz.

A segunda evidência é que me encontro profundamente nesse salmo. Muitas afirmações dele têm se realizado também em minha vida.
O versículo 6 diz: “Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito”. São palavras rezadas por Jesus na cruz. Eu também muitas vezes rezo a Deus esse versículo, e digo: Em vossas mãos, Senhor, entrego a minha vida, “porque sois meu Salvador, ó Deus fiel” (v. 6).
Diz o salmo: “Devido às minhas iniquidades minhas forças desaparecem e meus ossos se desgastam pela dor” (v. 11). Percebo que aos 85 anos minha energia e minhas forças vão desaparecendo. Os meus ossos estão bem desgastados, a coluna torta e cheia de bicos de papagaio causam bastante incômodos e dores.
Os versículos seguintes continuam a dizer dos sofrimentos: zombarias, pouco caso, desatenção, críticas, ser esquecido e descartado...
Tudo isso acontece comigo, mas não posso ficar me lastimando. Sei que muita gente me ama e se preocupa comigo e, entre estes, no primeiro lugar está Jesus, o Filho de Deus. Por amor a mim o Verbo se fez carne e deu sua vida pela minha salvação. 
Sei, contudo, que eu teria muito mais de mim para dar se houvesse mais amor entre os seguidores de Cristo e menos competição, mais cooperação e menos ciúmes ou invejas. 
Nesse momento eu me reporto para as esperas em lugares públicos de atendimentos. Quase todos estão usando senhas. E como exigem a lei e a educação os deficientes, os idosos, as grávidas e as pessoas que têm crianças no colo têm preferência.
Até nisso há falsidade. Enquanto atendem um desses que tem senha preferencial, são atendidos cinco ou mais de senha comum. Eu já tenho experimentado pegar duas senhas diferentes, e várias vezes fui chamado primeiro pelo número da senha comum. Os preferenciais são os últimos a serem chamados.
O final do salmo é um convite à alegria, porque Deus ama de verdade os menores, os fracos, os pobres, os descartados, os humildes, os deficientes, os idosos, as grávidas e quem tem neném no colo... Obrigado Senhor!

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20084:o-salmo-dos-prioritarios&catid=347&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.