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terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Amar até os inimigos

Dom Caetano Ferrari
Diocese de Bauru


No contexto do Sermão da Montanha (bem-aventuranças), conforme São Mateus vai contando, Jesus, como o novo Moisés, vem implantar uma Justiça Nova superior à antiga. Esta justiça nova não ab-roga as leis antigas, mas as supera e as aperfeiçoa baseada que está sobre o fundamento do mandamento maior da Caridade, do Amor, da Misericórdia. Na sequência do Evangelho, no trecho lido na Missa de hoje - Mt 5,38-48) - Mateus registra mais dois “ditos” de Jesus, isto é, dois ensinamentos com os quais Ele avança no aperfeiçoamento da lei em vigor, a saber “não vingar-se mas ceder” e “amar até seus inimigos”.

Eis, em síntese, como Jesus fala quanto a “não vingar-se, mas ceder”: “Vós ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, vos digo, não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Entregue também o manto a quem te leva ao tribunal para tirar-te a túnica...”.
Quanto a “amar até seus inimigos”: “Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Eu, porém, vos digo, amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!”. “Com efeito, se amais aos que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem também os publicanos a mesma coisa? E se saudais apenas os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem também os gentios a mesma coisa?”.    
Por fim, Jesus, indicando como o ponto mais alto do alcance da Justiça Nova e como medida do amor humano a perfeição divina, arremata dizendo: “Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”. O Pai é assim: “faz nascer o sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos”. Jesus também orientou os seus discípulos, em outra ocasião, de perdoar até setenta vezes sete, isto é, sempre.  
Como é sabido, só o amor vence o mal e constrói a paz. “O amor vem de Deus, e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus” (1Jo 4,7). E quem ama como Deus ama sabe que corre o risco de sofrer e de até perder a vida pela pessoa amada. Basta olhar para Jesus Cristo que não só deu a outra face para ser batida como teve todo o seu corpo desfigurado pela flagelação e morreu pregado na cruz. Então, não há vivência da justiça nova, caridade, amor, misericórdia sem algum perigo de vida. Que nenhum discípulo de Cristo duvide disso! No entanto, que ninguém deixe de acreditar que a força desse amor é imbatível, derrota o pecado, constrói a fraternidade, gera vida nova. Além do mais, Jesus disse: “Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5,7). E de que mais precisamos nós todos senão da misericórdia de Deus. Não é verdade? 
Li num pensador não religioso - mas que admiro embora discorde em muita coisa que ele diz - que na nossa vida pública prevalece a mentira moral porque está baseada na presunção das virtudes, mas que ninguém as vive. As virtudes e os virtuosos, segundo esse pensador, são uma raridade no mundo de hoje. Em outras palavras, um contrato social baseado nas virtudes que ninguém vive é, por isso, um contrato falido, que não garante nada. Como entre nós hoje é publicamente reconhecido que para além da crise econômica, política e social que assola o nosso país há a dura realidade de uma crise mais profunda, a crise da ética, da moral, portanto, da ausência da prática das virtudes, então, está aí a prova da falsidade das virtudes e da mentira moral, base da vida pública. Todo mundo do politicamente correto gosta de proclamar que defende os valores e que pauta sobre os valores a sua vida no âmbito privado e público, pessoal e familiar, profissional e social, religioso e eclesial. Falar dos valores bem como dos vícios é mais fácil, porque vira dissertação teórica, coisa ligada ao conhecimento, aos estudos. E deitar sabedoria e ciência, sobretudo, em assunto complexo como esse enche a cabeça de vaidade, o que é perigoso porque a vaidade é a mãe de todos os pecados. Entrar, porém, no tema das virtudes é constrangedor, problemático, porque como coisa prática toca a vida da pessoa e falar de si mesmo é difícil. Porque no fundo é responder à pergunta: sou virtuoso ou não sou? Até mesmo entre nós, pessoas religiosas, falamos com facilidade sobre justiça social, amor ao próximo, fraternidade, comunidade, etc. Sobre a corrupção no país, dissertamos com desenvoltura, conhecendo os meandros dessa praga moral que destrói a pátria para contrapor o valor da honestidade que defendemos com unhas e dentes. Agora, quanto ao abordar as virtudes, a pergunta que vem não é se a sociedade ou o Estado é virtuoso ou não, mas se eu e você praticamos tais virtudes, como trabalhamos para pôr em prática aquelas nas quais somos mais fracos e como lutamos bravamente para vencer a tentação dos vícios. E no jogo da vida ninguém gosta de entrar nessa bola dividida entre virtude e vício. Ninguém quer se machucar. 
No contexto do Evangelho de hoje, no que diz respeito à justiça perfeita a que Jesus se refere Ele proclama “Bem-aventurados os puros de coração, ou seja, os virtuosos que combatem os vícios e se esforçam para ser misericordiosos até com os inimigos como o Pai do céu é misericordioso”.   

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20318:amar-ate-os-inimigos&catid=301&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

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Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

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