"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Vida Consagrada: “O desafio não é fazer-se pequeno diante do Senhor, mas fazer-se pequeno diante do outro”

21º Dia Mundial da Vida Consagrada recorda ação de graças e oração pelo dom das vocações

Nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, a Igreja Católica celebra o 21º Dia Mundial da Vida Consagrada, data em que também é comemorada a festa da Apresentação do Senhor. De acordo com a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, neste ano, o Dia Mundial da Vida Consagrada ganhou um significado particular de ação de graças e oração pelo dom das vocações. 

Em entrevista ao Programa Brasileiro da Rádio Vaticano, o prefeito da Congregação para a Vida Consagrada, cardeal João Braz de Aviz, fala sobre com qual espírito os consagrados são convidados a viver o 21º Dia Mundial da Vida Consagrada. De acordo com ele, o desafio não é fazer-se pequeno diante do Senhor, mas fazer-se pequeno diante do outro. “Nós temos que saber reconhecer o que Deus quer de nós, a maneira mais concreta de fazer isto, é fazer como o Senhor fez, isto é, abaixar-se, ser pequeno”, enfatizou.
Para dom João Braz de Aviz, o momento para os consagrados é de renovação. “O papa nos incentiva muito a essa renovação, então a gente não deve ter medo das dificuldades, porque a nossa perseverança terá que ser igual a de Jesus até a sua entrega na cruz por nós, então a nossa perseverança terá que ser assim”, pontuou.
Além de ser um dia dedicado a ação de graças e oração pelo dom das vocações, a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades Apostólicas também destacou que este ano, o Dia Mundial da Vida Consagrada deve ter como inspiração a perspectiva do Sínodo dos Bispos, a ser realizado em 2018, cuja temática é dedicada ao jovem e seu discernimento vocacional.  Sobre esta proposta, o cardeal afirmou que a Congregação está estudando a questão da escassez de vocações e também o alto índice de abandono da vida religiosa, por isso, concentra os esforços na juventude.
No Brasil, o arcebispo de Porto Alegre e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, que é membro da Congregação cujo prefeito é o cardeal Aviz, divulgou mensagem de reconhecimento ao empenho, à dedicação e à determinação dos consagrados no processo de evangelização, nas mais distantes realidades do Brasil. “A Igreja no Brasil agradece a dedicação desses irmãos e irmãs consagradas pela cooperação imprescindível na obra da evangelização. A entrega radical de vida, por causa do reino dos céus, é um sinal eloquente da presença de Deus entre nós, compreensível a todos os homens e mulheres de boa vontade”, destacou.
A presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Maria Inês Ribeiro, também falou sobre a importância do dia. “Para nós aqui no Brasil, para a vida religiosa do Brasil é um dia muito importante, porque também podemos dizer que é o início da vinda de Jesus como libertador, salvador, aquele que vem justamente para o meio do povo e a Vida Consagrada é isto, é justamente consagrar à serviço da humanidade para estar no meio do povo, para evangelizar e para ser realmente resposta onde a vida mais clama”, pontuou.

Mensagem do papa

Na tarde desta quinta-feira, 02, o papa Francisco celebra a Santa Missa na Basílica Vaticana com os consagrados residentes em Roma. Hoje pela manhã, em encontro com os grupos presentes na Sala Paulo VI, o pontífice fez uma indicação: “Recomendo à oração dos fiéis os sacerdotes, as freiras e os irmãos dos Institutos Religiosos apostólicos e contemplativos. Que a vida deles dedicada ao Senhor e seu serviço carismático produza frutos abundantes pelo bem dos fiéis e pela missão evangelizadora da Igreja”.

Com informações e foto da Rádio Vaticano


http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20233:construir-pontes-ou-muros&catid=336&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.