"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

sexta-feira, 24 de março de 2017

Liturgia da Quaresma com inspiração catecumenal - 3

Dom Aloísio Alberto Dilli
Bispo de Santa Cruz do Sul

Caros diocesanos. A Iniciação à Vida Cristã é um caminho litúrgico-catequético que inicia as pessoas no mistério de Cristo e ajuda a amadurecer na fé e comunhão da Igreja, tendo como meta a maturidade em Cristo, no estado permanente da vida cristã. Por isso a catequese de iniciação à vida cristã nunca pode ser considerada como concluída. A liturgia nos ajuda a estarmos em constante aprofundamento de nossa fé e do compromisso comunitário de discípulos-missionários.

O Ano Litúrgico de 2017 segue a distribuição da Palavra de Deus do Ano A. Como já constatamos anteriormente, a Liturgia da Palavra dos domingos da quaresma, desde os primeiros séculos da era cristã, tem nítida orientação para a Iniciação da Vida Cristã (Batismo-Confirmação e Eucaristia), dentro do espírito da catequese catecumenal. E o Concílio Vaticano II teve a felicidade de recuperar esta riqueza, como estamos percebendo a cada domingo que passa. 
Já nos damos conta que no 1º domingo as leituras apresentaram paralelo entre Adão (desobediência – pecado – morte) e Cristo (obediência – justificação – vida). Os cristãos participam dessa nova vida em Cristo, sobretudo, através dos sacramentos da iniciação cristã, desejados e preparados (purificação e iluminação), especialmente pelos catecúmenos (catequizandos) no período da quaresma.
No 2º domingo vimos como Deus chamou Abraão, pai da fé e do Povo de Deus, do qual surgiria o salvador. Se no evangelho do episódio da tentação (1º domingo) prevaleceu o aspecto de prova e de luta contra satanás, na transfiguração sobressai a vitória gloriosa de Jesus. Deus nos salvou e nos chamou gratuitamente para uma vocação santa; assim, a nova vida também é possível para os iniciantes na fé cristã, a partir da recepção do batismo. 
Nos domingos seguintes são colocados os evangelhos de São João, que sustentam a catequese de iniciação cristã, segundo antiga tradição romana, com os símbolos: água – luz - ressurreição. Vejamos a distribuição das leituras da Palavra de Deus nestes domingos da quaresma, iniciando pelo símbolo da água:
• Terceiro Domingo da Quaresma: Jesus é a água viva. Com este domingo, o evangelho (Jo 4, 5-42) apresenta a conversa de Jesus com a samaritana no poço de Jacó. Jesus é o doador da água viva: “Quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede, porque a água que eu darei se tornará nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna” (Jo 5, 14). A primeira leitura (Ex 17, 3-7) recorda o Povo de Deus, libertado do Egito, mas que passa pela prova do deserto, onde falta água. Deus intervém e manda Moisés bater na rocha, da qual corre água em abundância. A rocha será comparada a Cristo e a água como bebida espiritual. Junto ao maná, a água é símbolo que se refere à iniciação cristã. A segunda leitura (Rm5, 1-2. 5-8) lembra que o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo (Batismo do Espírito), que nos foi dado (Rm 5, 5). Deus concede seu dom pela água e pelo Espírito. Os catecúmenos anseiam por esta água viva e pelo dom do Espírito; estão na fase da purificação quaresmal.
O Senhor nos sacie com a água viva que brota de seu coração e nos purifique para sermos dignos de sua graça pascal. 

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20497:liturgia-da-quaresma-com-inspiracao-catecumenal-3&catid=394&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.