"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

quinta-feira, 23 de março de 2017

O dia Mundial das Florestas e da Água


Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo  de Campos (RJ)

É importante neste ano em que a Igreja que caminha no Brasil se empenha em refletir sobre o tema da Campanha da Fraternidade, os biomas brasileiros e a defesa da vida, dar eco e ressonância ao dia mundial das florestas e da água celebrados respectivamente nos dias 21 e 22 de março. As florestas são os pulmões do planeta, interferem benignamente no ciclo da água, são muito diversas, temos as temperadas que são também chamadas de florestas de folhas caducas, as boreais ou de coníferas do clima frio, as tropicais que são o centro da biodiversidade mundial, os mangues que são as  tropicais de água salobra e uma menção especial para a floresta tropical amazônica, que é heterogênea e apresenta folhas latifoliadas que permanecem verdes durante todo o ano. 

A nossa Mata Atlântica constitui a floresta mais ameaçada de extinção na atualidade, possuindo cerca de 25.000 espécies vegetais e quase 200.000 espécies vivas entre vegetais e animais. Em relação ao dia mundial da água, vale a pena lembrar que ela faz parte do patrimônio essêncial do planeta constituindo um bem público e um direito vital para os seres humanos e todas as criaturas. 
Apesar de sua abundância na terra somente o 2,493 % é doce, sendo que o atual estoque mundial de água potável é de aproximadamente 12,5 mil km cúbicos. Seria de bom alvitre ainda tomar consciência que a cada 8 segundos, morre uma criança vitimada de uma doença relacionada a água: disenterias e cólera principalmente. No mundo 80% das enfermidades são contraídas por causa de água poluída ou estancada, (ver o caso da dengue, zika e chikungunha). Outro grave problema é a carência de água para mais de 1.700.000.000 pessoas que moram em áreas de seca permanente, número que poderia dobrar até o ano 2025. 
Tudo isso nos leva a pensar num envolvimento e compromisso maior em relação aos princípios de economia, sobriedade e justiça para garantir a disponibilidade e o pleno acesso da água para todas as pessoas e criaturas, opondo-nos com firmeza a mercantilização dos bens essenciais para a vida. 
Que o Pai compassivo e misericordioso nos faça ter um zelo e cuidado cada vez mais intenso e preemente para salvar nossas florestas contra o desmatamento predatório e lutar pela irmã água como dom de Deus e direito para todos os seres. Deus seja louvado!


http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20480:o-dia-mundial-das-florestas-e-da-agua&catid=391&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.