"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

terça-feira, 1 de agosto de 2017

‘Evangélica opção preferencial pelos pobres’, é a marca da atuação do regional Nordeste 1

‘Evangélica opção preferencial pelos pobres’, é a marca da atuação do regional Nordeste 1
Organizada por circunscrições eclesiásticas, a Igreja Católica no Brasil atualmente é composta por 18 regionais. Na série de hoje, conheça o regional Nordeste 1, que abrange o estado do Ceará.
Segundo dados constantes nos arquivos do regional, o objetivo principal do primeiro Plano de Pastoral do ‘Nordeste 1’ era criar meios e condições para que a Igreja regional se ajustasse o mais rápido possível à imagem da Igreja do Concílio Vaticano II. Naquela época, em 1968, o regional tinha a mesma finalidade do Plano de Pastoral Orgânica, que era a de ser “presença de Igreja como fermento no desenvolvimento da região nordestina, segundo os designíos de Deus”.
No início faziam parte do regional os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, mas em 1980 durante a XVI Assembleia Geral do Regional Nordeste 1 foi votado pelos participantes o seu desdobramento, passando a fazer parte da circunscrição somente o estado do Ceará, ficando o Maranhão e o Piauí constituintes do regional Nordeste V. Tal votação foi ratificada pela Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizada em Itaici (SP), de 5 a 14 de fevereiro do mesmo ano.
Geografia e população 
Composto pelas dioceses de Crato, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá, Tianguá e Fortaleza, o regional possui como presidente o arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi Marques. Atualmente segundos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sua população é composta por cerca de 8 milhões de habitantes, seguido de uma superfície de 145 mil km².
Atividades
Conforme orientações da CNBB e em comunhão com a Igreja no Brasil, o regional Nordeste 1 realiza algumas atividades ao longo do ano, uma delas é a Assembleia Geral do Regional. A primeira foi realizada na diocese de Limoeiro do Norte em 1980, mas foi somente durante a 21ª Assembleia que o ‘Nordeste 1’ consolidou seu atual objetivo geral que é o de “evangelizar, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo”.
Além da Assembleia Geral também durante o ano acontecem as reuniões das Comissões Episcopais do regional, com seus respectivos bispos de referência. Além das reuniões por Comissão, pelo menos duas vezes ao ano acontece o Conselho Episcopal Regional (Conser) que reúne toda igreja particular do Ceará para estudo, reflexão, encaminhamentos e escuta dos bispos ao povo de Deus através de seus representantes regionais e diocesanos.
Contato
Atualmente a sede do regional Nordeste 1 localiza-se no Bairro Fátima em Fortaleza (CE). O regional possui site próprio: http://www.cnbbne1.org.br/index.php. Mais informações pelo telefone: (85) 3252-4046.
http://cnbb.net.br/a-luz-da-evangelica-opcao-preferencial-pelos-pobres-nordeste-1-marca-sua-atuacao-na-igreja-no-brasil/

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.