"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Santuário São Paulo Apóstolo

  

Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

No dia 25 de janeiro a Igreja comemora a conversão de São Paulo ao cristianismo. É um evento importante de ser lembrado, pelo fato de São Paulo ter sido o grande missionário dos primórdios da Igreja. O cristianismo, certamente, não seria o que é sem o trabalho missionário de São Paulo, que se associou tardiamente ao colégio dos apóstolos. Foi ele que abriu, decididamente, as portas da fé cristã aos pagãos, apregoando que Deus não faz distinção entre judeu e grego, pois “todos tem o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam” (Rm 10,12). E, convencido desta afirmação, São Paulo percorreu vários países da Ásia e da Europa, anunciando Jesus Cristo e convidando à conversão. É por isso que, excluídos os quatro evangelhos, a maior parte dos livros bíblicos do Novo Testamento fala da atividade de São Paulo, incluídas aí as suas cartas.

Para guardar a memória deste grande apóstolo, muitas pessoas levam o nome de Paulo em suas certidões de nascimento e seis papas adotaram o nome de “Paulo” em seu ministério de pastores da Igreja Universal. Além destes, mais dois papas adotaram o nome de Paulo junto ao de João, passando a se chamar de Papa João Paulo. Um deles foi São João Paulo II, canonizado pelo Papa Francisco em 2014. E foi São João Paulo II que fez uma doação história ao Santuário São Paulo de Ilópolis, entregando-lhe uma das suas casulas (túnicas). Foi a forma que ele encontrou para valorizar um dos únicos (senão o único) santuário consagrado ao grande apóstolo Paulo em todo o mundo.
Ter um santuário numa região é uma graça especial, que só a alguns poucos é reservada. Implica em uma série de programações com o objetivo de avivar a devoção ao santo que é reverenciado no santuário. A maioria dos santuários são consagrados à Maria. É o caso dos santuários da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt em Santa Cruz do Sul e de Nossa Senhora de Czestochowa em Dom Feliciano. É também o caso dos santuários de Nossa Senhora da Medianeira em Santa Maria, Nossa Senhora do Caravágio em Farroupilha, Nossa Senhora Aparecida em São Paulo, Nossa Senhora de Guadalupe no México e Nossa Senhora de Fátima em Portugal.
O fato de o Santuário de Ilópolis ser um dos poucos santuários consagrados a São Paulo em todo o mundo aumenta a responsabilidade das lideranças locais. Ela se torna maior na medida em que a Igreja vai despertando sua consciência missionária, assim como foi apontado pelo Episcopado Latino Americano na Conferência de Aparecida. Ao insistir que precisamos recobrar o “fervor espiritual”, sem perder “a doce e confortadora alegria de evangelizar, inclusive quando é necessário semear entre lágrimas”, o episcopado aponta os exemplos dos apóstolos Pedro e Paulo (DA n. 552).
Faço votos de que, do Santuário São Paulo de Ilópolis, se irradiem muitas luzes e se provoquem fortes impulsos para levarmos em frente a missão evangelizadora na Diocese de Santa Cruz do Sul. São Paulo Apóstolo, junto com São João Paulo II, vivamente presente no santuário de Ilópolis, haverão de nos obter esta graça.

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.