Sexta-feira, 29 de maio de 2015 - 8ª Semana Comum
Marcos 11,11-26
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.— Glória a vós, Senhor!
Tendo sido aclamado pela multidão, 11 Jesus entrou, no Templo, em Jerusalém, e observou tudo. Mas, como já era tarde, saiu para Betânia com os doze. 12 No dia seguinte, quando saíam de Betânia, Jesus teve fome.13 De longe, ele viu uma figueira coberta de folhas e foi até lá ver se encontrava algum fruto. Quando chegou perto, encontrou somente folhas, pois não era tempo de figos. 14 Então Jesus disse à figueira: “Que ninguém mais coma de teus frutos”. E os discípulos escutaram o que ele disse. 15 Chegaram a Jerusalém. Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os que vendiam e os que compravam no Templo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos vendedores de pombas. 16 Ele não deixava ninguém carregar nada através do Templo. 17 E ensinava o povo, dizendo: “Não está escrito: ‘Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos’? No entanto, vós fizestes dela uma toca de ladrões’. 18 Os sumos sacerdotes e os mestres da Lei ouviram isso e começaram a procurar uma maneira de o matar. Mas tinham medo de Jesus, porque a multidão estava maravilhada com o ensinamento dele. 19 Ao entardecer, Jesus e os discípulos saíram da cidade. 20 Na manhã seguinte, quando passavam, Jesus e os discípulos viram que a figueira tinha secado até a raiz. 21 Pedro lembrou-se e disse a Jesus: “Olha, Mestre: a figueira que amaldiçoaste secou”. 22 Jesus lhes disse:“Tende fé em Deus. 23 Em verdade vos digo, se alguém disser a esta montanha: ‘Levanta-te e atira-te no mar’, e não duvidar no seu coração, mas acreditar que isso vai acontecer, assim acontecerá. 24 Por isso vos digo, tudo o que pedirdes na oração, acreditai que já o recebestes, e assim será. 25 Quando estiverdes rezando, perdoai tudo o que tiverdes contra alguém, 26 para que vosso Pai que está nos céus também perdoe os vossos pecados”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Jesus vai procurar figos. É um gesto simbólico e profético. Não encontrando frutos, ele amaldiçoa a árvore. Esta árvore significava toda a comunidade de Israel que não era capaz de entender este algo novo que estava acontecendo entre eles, com a presença física de Jesus. Não se abriam à conversão e mudança de vida. Não produziam frutos bons na vivência comunitária. A figueira só tinha folhas, ou seja, eles só tinham aparência, viviam de ritos externos e estéreis. Se tivessem uma religiosidade autêntica, certamente reconheceriam em Jesus o Messias enviado pelo Pai. E Jesus queria ver neles gestos concretos de vida nova, de santidade e de conversão. Esses frutos importantes eles não produziam. E nós, será que seremos amaldiçoados também? A resposta é bastante simples: Basta ver se estamos produzindo frutos que prestam... Fiquemos atentos para não perdermos a fé. Eles perderam a fé. Quem perde a fé perde a sensibilidade, a ternura, a alegria. Quem perde a fé vive de aparências. Perder a fé é perder a luz maior, é ficar interiormente cego para o transcendente.
Oração
Senhor Jesus, fonte misericordiosa de amor que transforma, transforma-me pela Tua graça. Concede-me o dom e a capacidade de produzir frutos de justiça e santidade. Ajuda-me a transformar a fé em atos de amor. Que o Deus Espírito Santo não encontre em mim resistências rebeldes que me distanciam da Tua graça. Não obstante as minhas fragilidades humanas que me querem afastar de Ti, alcança-me com a tua graça santificante. Muda, Jesus, meu coração de pedra em coração de carne. Educa-me para o perdão verdadeiro e concede-me provar da doçura do Teu perdão que liberta e cura as feridas da alma. Não permitas, Jesus, que eu venha a esmorecer no ato de crer. Aumenta a minha fé. Que a fé autêntica me ajude testemunhar diariamente o Teu infinito amor através do perdão, da acolhida e da reconciliação. Amém.
Bênção
- Deus me abençoe e me guarde. Amém.
- Ele me mostre a sua face e se compadeça de mim. Amém.
- Volte para mim o seu olhar e me dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-me Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------------
Desejo-te um final de semana muito abençoado. Não deixes de participar da Sagrada Eucaristia ou do Culto Dominical. Fica com Deus.
Com muita estima,
Padre Renato dos Santos – SDB - No ano do Bicentenário do nascimento de São João Bosco - o Santo dos jovens.