"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Inquietação

Dom Pedro Luiz Stringhini

Inquietação

Dom Pedro Luiz Stringhini
Bispo de Mogi das Cruzes (SP)

“O que está acontecendo com a nossa casa” é o título do primeiro dos seis capítulos da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco. É uma espécie de diagnóstico; afinal os ecossistemas mundiais, que são as reservas mais importantes da biosfera, a biodiversidade, estão ameaçados. As mudanças climáticas, resultantes do aquecimento global, deveriam despertar, no mínimo, inquietação; a realidade é preocupante.

O aquecimento global se deve “à alta concentração de gases com efeito de estufa”. Essa “concentração na atmosfera impede que o calor dos raios solares refletidos pela terra se dilua no espaço”. E tudo “isso é agravado pelo uso intensivo de combustíveis fósseis, que está no centro do sistema energético mundial” e pelo “desflorestamento para finalidade agrícola”. A crítica ao desmatamento perpassa todo o capítulo, visto que “a perda de florestas e bosques implica a perda de espécies”.
O Papa alerta que não é mais “tempo de confiança irracional no progresso” e critica o que chama de “alegre irresponsabilidade” ou “comportamento evasivo” diante do que está acontecendo. É tempo de “maior conscientização”, “crescente sensibilidade” e de “transformar em sofrimento pessoal aquilo que acontece ao mundo para, assim, reconhecer a contribuição que cada um lhe pode dar”.
O texto insiste que “a degradação ambiental tem origem na degradação humana, social e ética” e que as conseqüências negativas da deterioração ambiental recaem preponderantemente sobre os pobres e excluídos, “sobre os países em vias de desenvolvimento”, e sobre o hemisfério Sul desfrutado em benefício do Norte. Aprofunda aspectos específicos, prioritários e vitais, como a crescente escassez de água potável, a importância da Amazônia e a vida nas grandes cidades.
Critica a tecnologia e o mercado financeiro por serem incapazes “de ver o mistério das múltiplas relações que existem entre as coisas”, considerando “que todas as criaturas estão interligadas e todos nós, seres criados, precisamos uns dos outros”. Alerta que o sistema industrial ainda “não desenvolveu a capacidade de absorver e reutilizar resíduos e escórias” e que a “cultura do descarte” é nociva ao Planeta.
A meta é buscar um desenvolvimento humano sustentável, uma ecologia integral, um pensar e agir diferenciados. Novo olhar e nova cultura, a partir de valores perenes, como o da gratuidade! As espécies “possuem um valor em si mesmas”, dão glória a Deus e comunicam sua própria mensagem, valem pelo que são e não pelo quanto podem economicamente render, possuem beleza e a exprimem, na diversidade, com encanto, harmonia e simplicidade. E a resposta humana, gratuita e não utilitária, acontece na admiração, contemplação e preservação.
Mogi das Cruzes, 07 de julho de 2015

Fonte: http://www.cnbb.org.br/artigos-dos-bispos-1/dom-pedro-luiz-stringhini-1/16850-inquietacao

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.