Quinta-feira, 1 de setembro de 2016 – 22ª semana do tempo comum.
Lucas 5,1-11
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naqueles tempo,
1 Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se a seu redor
para ouvir a palavra de Deus.
2 Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e
lavavam as redes.
3 Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.
4Quando acabou de falar, disse a Simão:
“Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5 Simão respondeu:
“Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam.
7 Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.
8 Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo:
“Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9 É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer.
10 Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão:
“Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11 Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Jesus conseguia, literalmente, fascinar. Ele encantava as multidões. Os ouvintes, sedentos de uma orientação que desse sentido à vida, ficavam inebriados com aquilo que Jesus ensinava. E Jesus mostrava o rumo norte para seus ouvintes. Ele falava com autoridade e poder. Sua Palavra tinha poder de transformar. Sua Palavra operava milagres, conversão de vida e gerava energia no coração das pessoas. A partir da Palavra de Jesus tudo adquiria sentido novo. Como é importante estar em contato diário com a Sagrada Escritura. Ela dá sentido ao nosso existir. Ela nos revigora completamente. Estamos no mês de setembro. Este mês, por excelência, é o mês dedicado à Sagrada Escritura. Graças a Deus a Bíblia vem ocupando espaço privilegiado na família, nos círculos bíblicos, na catequese, nos grupos de reflexão, nas comunidades eclesiais. Mas inda estamos muito longe daquilo que deveria ser o ideal no aprofundamento da Sagrada Escritura. Muitos são vencidos pela preguiça, outros pelo desinteresse, outros ainda, por falta de hábito. E, assim, vamos deixando de lado uma das atitudes mais lindas e significativas na nossa vida de seguidores de Cristo, que é justamente conhecer sua Palavra.
Oração
Senhor Jesus, Palavra eterna do Pai que é amor, fala profundamente ao meu coração humano, tantas vezes insensível aos Teus apelos de conversão e de mudança de vida. Ensina-me a ser mais obediente à Tua Palavra que opera milagres, que opera transformações. Ajuda-me a sair do desânimo, do cansaço, do tédio, da mesmice. Dá-me o dom da criatividade, da ousadia, da coragem, da luta e da capacidade de enfrentar as adversidades da vida. Não sejam os meus insucessos a me fazer desistir de lutar. Em Ti eu quero ter a coragem de lançar as redes dos meus ideais e dos meos sonhos para águas mais profundas. Não permitas, Jesus, que eu definhe no medo e na falta de coragem. Ajuda-me a colocar a fé em ação. Faze que eu seja pescador(a) de pessoas, envolvendo-as na Tua missão evangelizadora. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita ação evangelizadora.
Aceita meu abraço forte.
Padre Renato dos Santos – SDB - No Ano da Misericórdia!
Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano