Quarta-feira, 14 de dezembro de 2016 – São João da Cruz
Lucas 7,19-23
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 19 João convocou dois de seus discípulos, e mandou-os perguntar ao Senhor: És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” 20 Eles foram ter com Jesus, e disseram: “João Batista nos mandou a ti para perguntar: ‘És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” 21 Nessa mesma hora, Jesus curou de doenças, enfermidades e espíritos malignos a muitas pessoas, e fez muitos cegos recuperarem a vista. 22Então, Jesus lhes respondeu: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a boa nova é anunciada aos pobres. 23 É feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!” - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Muito oportuna a resposta de Jesus para os mensageiros de João Batista. Jesus não mandou dizer de imediato que Ele era o Messias. Ele disse: vão dizer a João o que vocês estão vendo: os cegos veem, os surdos ouvem, os mudos falam, os aleijados andam, os leprosos são purificados, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados... Não tinha resposta melhor do que esta naquele momento. Deus não é Deus da inércia, mas, da ação concreta em nosso benefício. Acredito que no mundo confuso no qual estamos vivendo, o nosso testemunho é de fundamental importância para a credibilidade da proposta de Jesus. As pessoas não deveriam crer em nós, seguidores de Jesus, pelas muitas palavras que podemos dizer, mas pelo nosso testemunho de vida. Nossas ações deveriam dizer que somos seguidores deste Deus amor. Caso alguém viesse nos perguntar: tu és cristão? Não deveríamos dizer de imediato: Sim, sou! Deveríamos dizer: olha minhas atitudes, minhas obras, e concluirás se sou ou não um cristão autêntico.
Oração
Senhor Jesus, fonte de humildade e mansidão, serena meu coração aflito e dilacerado pelo excesso de contra testemunho. Faze, Jesus, que meu coração seja cada vez mais parecido com o Teu coração misericordioso. Concede-me a graça de viver sempre aberto e disponível para Teu projeto de amor, que passa também pela doação da vida aos mais pobres, aos doentes e aos desassistidos da sociedade. Minhas ações possam ser sal e luz na convivência social. Revigora, Jesus, minhas predisposições interiores que me fazem crer cada vez mais em Ti e no Teu poder transformador. Que os possíveis momentos de crises de fé, não me afastem do Teu infinito amor. Permite, Jesus, que minha coerência de vida seja sempre a melhor prova de que sou Teu seguidor. Dá-me a graça de testemunhar Tua ação no mundo através de boas obras que favoreçam o acontecer da vida. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muitas atitudes em favor de quem mais necessita.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.