Quarta-feira, 08 de fevereirode 2017 – São Gerônimo Emiliani e Santa Josefina Bakhita
Marcos 7,14-23
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 14 Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15 o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16 Quem tem ouvidos para ouvir ouça”. 17 Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18 Jesus lhes disse:“Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19 porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. 20 Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21 Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22 adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23 Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Jesus nos dá um novo referencial para pensarmos mais profundamente o nosso relacionamento com a obra da criação. A concepção da época era que as coisas externas contaminavam o interior da pessoa. E Jesus nos apresenta um modo de pensar completamente diferente. Não são as coisas externas que nos contaminam, mas, o que sai de dentro do nosso interior, ou seja, do nosso coração. Biblicamente a expressão “coração” quer simbolizar aquele espaço que é o berço dos sentimentos, das emoções, do afeto, etc... Ou seja, purificar o coração é o mesmo que dizer: purificar a própria consciência, os próprios pensamentos, desejos, opções... Ter o coração convertido é ter a consciência completamente mudada. Ou seja, é de dentro da nossa razão, da nossa inteligência, da nossa consciência que saem as nossas péssimas maquinações de maldade. Só lavar as mãos e purificar as coisas para serem ingeridas não basta. Jesus espera de nós, pessoas de bom senso, algo de mais grandioso. Temos que nos purificar mesmo é das imoralidades, raiz de todos os males, que não nos deixam respeitar nem a natureza, obra sagrada da criação de Deus, quanto mais o ser humano...
Oração
Senhor Jesus, fonte cristalina de pureza, purifica-me de todas as contaminações morais e espirituais. Sopra Teu hálito vital e sagrado sobre mim. Faze-me transparente. Assim poderei deixar Tua luz iluminar meus sentidos. Ajuda-me a eliminar de minha vida toda hipocrisia e formalismo que não me deixam ser o que sou. Que eu me eduque para a superaçao do mundo de aparências e do faz de conta. Permite-me ser forte pela Tua graça, a fim de superar as maldades que são geradas dentro de mim mesmo(a). Não deixes, Jesus, que eu seja vazio(a) de dignidade. Derrama Teu Santo Espírito sobre mim para poder fazer opções boas, com consequências positivas para minha vida e para a vida de meus semelhantes. "Cria em mim, ó Deus, um coração puro" (Sl 50,12) Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita purificação interior.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.