DIOCESE DE LIMEIRA
Vilson Dias de Oliveira
“Eles,
deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus”
Leituras:
Jonas 3, 1-5; Salmo 24 (25), 4ab-5ab.6-7bc.8-9 (R/4a.5a); Primeira
Carta de São Paulo aos Coríntios 7, 29-31; Marcos 1, 14-20.
COR
LITÚRGICA: VERDE
Animador:
Nesta
Eucaristia, fazemos memória do chamado feito por Jesus aos seus
apóstolos, dando início à sua missão de profeta e servidor do
Pai. Recordamos todas as pessoas e comunidades que se sentem chamadas
e, sem mania de grandeza, colocam-se a serviço do evangelho e da
construção da paz. Hoje o Senhor nos visita e, nesta celebração,
renova seu chamado a cada um de nós. Ele quer nos livrar da tentação
de poder e grandeza, nos dar a graça de confiar na sua força, que
sempre se revela nos fracos e pequenos, para sermos anunciadores e
anunciadoras humildes, disponíveis e alegres no seu Evangelho:
"novos pescadores de gente".
1.
Situando-nos brevemente
Neste
domingo, lembramos o início da missão de Jesus e o chamado dos
primeiros discípulos. Nós, em continuidade a esse chamado,
recebemos o convite para segui-lo. Aqui estamos como convocados para
missão de continuar o anúncio do Reino. Assim, começamos o Tempo
Comum com um apelo firme e exigente de conversão ao Reinado de Deus.
Celebramos
a proximidade do Reino que se manifesta nas ações de Jesus e em
nosso compromisso com a transformação da sociedade. No dia em que
celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós
somos convidados a morrer ao pecado e ressurgir para uma vida nova.
2.
Recordando a Palavra
O
livro de Jonas foi escrito depois do regresso do exílio da Babilônia
(538 a.C). O povo sofrido e desconfiado de tudo começou a cultivar
certo nacionalismo radical e alimentar o desprezo e o ódio por
outras nações. E nessa corrente, Deus acaba sendo envolvido. Assim
o escrito de Jonas vai mudar essa visão fechada e mórbida,
mostrando claramente que Deus também se preocupa com o destino de
outras nações.
Nínive
representa, de verdade, o que há de mais detestável e odioso para
um judeu, pois é a capital da Assíria, uma nação opressora. Neste
contexto é que se entende porque Jonas quer fugir de Deus. Jonas não
admite a possibilidade de Nínive, símbolo da opressão, receber
atenção de Deus. Mas se os judeus odeiam essa cidade, por que Deus
deveria interessar-se por ela? O texto situa-se logo depois do
episódio de Jonas ter sido vomitado na praia pelo peixe (ou
seja, nem o peixe consegue “digerir” tamanha mesquinhez de
Jonas).
Desta
vez, o “profeta” obedece à ordem de Deus e vai a Nínive, a fim
de proclamar ai a mensagem de Deus. O texto descreve a cidade como
fantástica e enorme: são necessários três dias para atravessar a
cidade. Exatamente, nesta cidade, Jonas anuncia: “Dentro de
quarenta dias Nínive será destruída!” (3,4). Mas bastou um dia
de pregação para que toda a população acreditasse em Deus,
proclamasse um jejum e vestisse roupas de penitencia, obtendo assim o
perdão de Deus.
É
preciso colher alguns ensinamentos preciosos do texto: 1) Foi
suficiente um terço da atividade de Jonas para que a cidade inteira
se convertesse a Deus. Como é possível isso? 2) A cidade tem prazo
de quarenta dias para se converter, a fim de não ser destruída, mas
já no primeiro dia do anúncio todos se convertem.
Na
verdade, Israel sempre teve profetas e sacerdotes que lhe mostravam o
projeto de Deus, mas infelizmente, a conversão não aconteceu. Os
nivivitas, ao contrário, mudam rapidamente de atitude ao primeiro
anúncio de um profeta estrangeiro, e crêem em Deus. Eles são mais
obedientes a Deus que os israelitas.
O
Salmo 24 (25) pede que sempre cantemos ao Senhor, pedindo que tenha
compaixão de nós e sempre se lembre de sua aliança. É um Salmo de
confiança na misericórdia do Senhor, o qual afirma que a
misericórdia e compaixão divinas conduzem o pecador ao bom caminho.
Já
a II Leitura (1Cor 7, 29-31) encaminha o nosso olhar para a noção
do tempo e sua relação com a realização do Reinado de Deus. Por
isso, São Paulo comunica à comunidade de Corinto a urgência da
conversão. Resumiríamos suas preocupações em duas afirmações
que emolduram seus conselhos: irmãos, “o tempo está abreviado
(...) pois a figura deste mundo passa” (1Cor 7,29.31). Examinando
melhor a primeira expressão, descobrimos que Paulo não está
falando do tempo cronológico, pois não usa seu equivalente grego
“chronos”, mas “kairós” que significa, nos escritos
paulinos, uma relação entre o mundo presente e o seu destino aos
olhos de Deus, isto é, a salvação.
A
afirmação “o tempo está curto” refere-se à proximidade da
salvação que exige a relativização de todo e qualquer “esquema”
de vida. Neste sentido, nossa atenção recai sobre a segunda
expressão – “a figura deste mundo passa”. A palavra grega
usada para “figura” é “schema”, que pode ser traduzida por
esquema ou forma, mas também por atitude (Cf. BALZ, Horst.
SCHNEIDER, Gerard. Dicionario Exegetico Del Nuevo Testamento. Volumen
II. Salamanca: Ediciones Sigueme, 2022, p. 1630). É uma palavra rara
no NT, aparece só duas vezes.
Tendo
em conta a primeira leitura em que se reconhece a acolhida da palavra
de Deus anunciada por Jonas e a conversão dos ninivitas, o mesmo se
espera da comunidade cristã perante a iminência do Reinaldo de Deus
e da manifestação de sua Palavra salvadora. É uma maneira de
afirmar a necessária relativização do mundo, que deverá ceder
lugar a outro mundo pautado no Governo de Deus.
No
Evangelho, o anúncio do Reinado de Deus, ao qual se tem acesso pela
conversão, exige a destruição de um tipo de existência para dar
lugar à outra; aquela que o seguimento de Jesus exemplifica e
antecipa: os pecadores deixam as redes, os pais e empregados,
leia-se, abandonam um “esquema” de vida em função da salvação
contemplada em Jesus.
3.
Atualizando a Palavra
A
leitura tipológica dos textos bíblicos nos ajuda a perceber a boa
ação de Deus na história, oferecendo por sua palavra a
oportunidade de regeneração, na qual os seres humanos poderiam
voltar à sua condição original, ao “esquema” primordial
intuído pelo Criador.
Homens
e mulheres de outras épocas souberam captar o interesse divino de
sermos cuidados por Deus, e esta percepção os levou a assumir
mudanças fundamentais na maneira de conduzir suas vidas. E isto se
tornou mais claro, pleno e disponível para nós em Jesus Cristo e
sua Páscoa.
Por
isso, a Liturgia deste domingo, nos faz pensar que toda ordem deve
ser posta em crise perante o Evangelho. Todo esquema deve ser posto
sob suspeita, a fim de que se verifique se sua direção está
conforme o amor de Deus que, de diversas formas se mostrou na
história e em Jesus se tornou tão obvio que é capaz de modificar
nossa vida, frutificando em boas obras (cf. Oração do Dia).
4.
Ligando a Palavra com ação litúrgica
A
celebração litúrgica como um todo e, hoje, a aclamação ao
Evangelho, nos indicam que a experiência da salvação e da
libertação, situada no passado, é também uma possibilidade para
nós estarmos no limiar da plenitude dos tempos: “O Reino de Deus
está perto! Convertei-vos, irmãos, é preciso! Credes todos no
Evangelho” (cf. Mc 1,15).
O
Rito Penitencial visa que os fieis tenham em conta a necessária
avaliação de sua existência perante o Mistério Pascal de Cristo.
Favorece que se experimente, ritualmente, o que se anuncia com as
narrativas e profecias bíblicas: por em suspeita os nossos esquemas
e atitudes vaidosas perante aquele que é único em majestade e
beleza.
Só
se pode celebrar “dignamente” os Mistérios, conforme nos lembra
um dos convites do Ato Penitencial, se vislumbrarmos no horizonte da
celebração a transformação de nós mesmos segundo o Evangelho.
Com isto, se espera a certeza de que “tendo
recebido a graça de uma nova vida, sempre nos gloriemos dos vossos
dons”
(Oração depois da comunhão. Missal Cotidiano. Paulus, 2011,
p.347).
Oração
dos fiéis:
Presidente:
Peçamos ao Pai para que possamos viver a graça da conversão e
assim como discípulos-missionários possamos caminhar nos caminhos
do Evangelho.
1.
Senhor, que tua Igreja possa caminhar nos caminhos do Evangelho.
Peçamos:
Todos:
Mostrai,
ó Pai, vossos caminhos.
2.
Senhor, que os governantes possam valorizar os relacionamentos
comunitários com todas as pessoas. Peçamos:
3.
Senhor, encorajai-nos a aceitar o convite para colaborar na conversão
de nossa comunidade. Peçamos:
4.
Senhor, que inspirastes Paulo a nos ensinar o desapego de todas as
coisas, inspirai-nos a valorizar cada vez mais as pessoas e não o
apego aos bens materiais. Peçamos
5.
Senhor, que Tua presença amorosa e misericordiosa esteja sempre ao
lado de nossos dizimistas, para que sejam sempre protegidos em todos
os momentos da vida. Peçamos:
(Outras
intenções)
Presidente:
Ó Pai, convertei o nosso coração e fazei que, abandonando as vãs
preocupações do comodismo, saibamos segui-Lo com generosidade e
coragem. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos:
Amém.
III.
LITURGIA EUCARÍSTICA
ORAÇÃO
SOBRE AS OFERENDAS:
Presidente:
Ó
Deus, acolhei com bondade as oferendas que vos apresentamos para que
sejam santificadas
e
nos traga a salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos:
Amém.
ORAÇÃO
APÓS A COMUNHÃO:
Presidente:
Concedei-nos,
Deus todo-poderoso, que, tendo recebido a graça de uma nova vida,
sempre nos gloriemos dos vossos dons. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos:
Amém.
BÊNÇÃO
E DESPEDIDA:
Presid.:
O Senhor esteja convosco.
T.:
Ele está no meio de nós.
Presid.:
Que
o Senhor os guie no trabalho do anúncio da Palavra de seu Filho,
cobrindo-os com sua bênção.
T.:
Amém.
Presid.:
Abençoe-vos
o Deus todo poderoso: +
Pai, Filho e Espírito Santo.
T.:
Amém.
Presid.:
Ide
em paz e o Senhor vos acompanhe.
T.:
Graças a Deus.
Agenda
do bispo Dom Vilson para fevereiro/2018
Dia
01/02 – Quinta-feira: Abertura
da Novena – Lampadário na Paróquia N. Sra. de Lourdes, Pe.
Fernando Mendes, às 20h00, em Limeira, SP.
Dia
02/02 – Sexta-feira: Missa
e Posse de Pároco na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, Pe.
Deivison do Amaral, às 19h30, em Limeira, SP.
Dia
03/02 – Sábado: Casamento
de Murilo Biagiolli, Igreja N. Senhora da Boa Morte e da Assunção,
às 20h00, em Limeira, SP.
Dia
03/02 – Sábado: Leitura
de Documento de Vigário Paroquial do Pe. Paulo Henrique Oliveira,
Basílica Santo Antônio de Pádua, às 18h00, Cidade de Americana.
Dia
04/02 – Domingo: Missa
e Posse de Pároco na Paróquia N. Senhora Auxiliadora, Pe. Diego
Fabian Humeniuk, às 09h00, em Americana, SP.
Dia
04/02 – Domingo: Missa
e Posse de Pároco na Paróquia Santa Gertrudes, Pe. Israel Alves de
Souza, às 18h00, em Cosmópolis, SP.
Dia
09/02 – Sexta-feira: Missa
e Posse de Administrador Paroquial na Quase-Paróquia Nossa Senhora
de Guadalupe, Pe. Isael de Brito, às 19h30, em Americana, SP.
Dia
10/02 – Sábado: Missa
e Posse de Pároco na Paróquia São Benedito, Pe. Luís Fabiano
Canatta, às 18h00, em Americana, SP.
Dia
11/02 – Domingo: Missa
e Posse de Administrador Paroquial na Quase-Paróquia Santa Eulália,
Pe. Bruno Gabriel Steim, às 08h30, em Limeira, SP.
Dia
11/02 – Domingo: Missa
e Posse de Pároco Paróquia Nossa Senhora do Brasil, Pe. Paulo
Sérgio Lopes Gonçalves, às 18h30, em Americana, SP.
Dia
16/02 – Sexta-feira: Missa
e Posse de Pároco Paróquia Santa Ana, Pe. Jefferson Luís Leme da
Silva, às 19h00, em Limeira, SP.
Dia
17/02 – Sábado: Missa
e Posse de Pároco Paróquia São Camilo de Léllis, Pe. Antônio
Carlos de Almeida, às 19h30, em Americana, SP.
Dia
22/02 – Quinta-feira: Missa
e Posse de Administrador Paroquial na Quase-Paróquia Nossa Senhora
de Lourdes, Pe. José Valter Rossini, às 19h30, em Araras, SP.
Dia
23/02 – Sexta-feira: Missa
e Posse de Pároco Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Pe.
Gilmarcos da Silva Teixeira, às 19h30, em Americana, SP.
Dia
24/02 – Sábado: Missa
e Posse de Pároco Paróquia Jesus Crucificado, Pe. Rodrigo Alves, às
18h00, em Iracemápolis, SP.
Dia
25/02 – Domingo: Missa
e Posse de Pároco Paróquia São Paulo Apóstolo, Pe. Vitor Tomé
Minutti, às 08h00, em Limeira, SP.
Dia
25/02 – Domingo: Missa
e Crisma na Paróquia São Francisco de Assis, Pe. Ismael Vanderlei
Avi, as 16h00, em Araras, SP.