Vivemos
numa época em que a busca pelas diversas formas de religiosidade
evidenciam
a abertura de muitas pessoas ao transcendente. CIC 44: “O homem é,
por natureza e vocação, um ser religioso. Vindo de Deus e
caminhando para Deus, o homem não vive uma vida plenamente humana
senão na medida em que livremente viver a sua relação com Deus”.
No
entanto, o clima de relativismo em que estamos imersos não busca
valorar as diferentes formas de religiosidade e crenças segundo
critérios de verdade, mas antes faz pensar que são equivalentes,
sendo apenas o querer e o ʻsentir-se bemʼ das pessoas o critério
de escolha entre uma crença ou outra.
Diante
desse problema, é preciso colocar o problema de Deus, do
conhecimento que podemos ter dEle, em bases firmes. O CIC mostra que
temos acesso a ʻprovas da existência de Deusʼ no mundo e no homem
(cfr. CIC 31-35). Esse é um movimento do homem em direção a Deus,
através da capacidade que o próprio Deus deu ao homem, do qual o
homem não pode se esquivar (cf. Leitura Complementar ʻCreio em
Deusʼ).
A
tradição judaico-cristã, no entanto, caracteriza-se por um
conhecimento de Deus que Se revelou ao homem. Esse movimento de Deus
em direção ao homem permitiu ao homem um conhecimento muito acima
das suas capacidades sobre as verdades fundamentais: sentido da vida,
da morte, a busca da felicidade e a distinção entre o moralmente
certo e o errado. Esse é o grande diferencial da tradição
judaicocristã com relação às demais religiões e o porquê
podemos confiar plenamente no seu conteúdo, pois sua garantia de
veracidade se funda no testemunho do próprio Deus.
A
Revelação de Deus começa em nossos primeiros pais e culmina na
vinda do Seu Filho Unigênito, Jesus Cristo e no envio do Espírito
Santo. Nosso Senhor fez e ensinou muitas coisas e com sua morte na
Cruz, nos redimiu e nos ganhou todas as graças. Para dar
continuidade à sua obra redentora e aplicar seus méritos a todas as
pessoas que viriam ao longo da história, garantiu que a assistência
do Espírito Santo na Igreja estabelecida com os apóstolos,
liderados por Pedro, seria uma realidade que os guiaria ʻem toda a
verdadeʼ (cfr. Jo 16, 13).
É
interessante entender as etapas da revelação (cfr. CIC 54-73) e
como se transmitiu até nós, pela Tradição Apostólica e pela
Sagradas Escrituras (cfr. CIC 74-141). A Sagrada Escritura e a
Tradição derivam da mesma fonte e estão compenetradas. Ignorar a
tradição, como o fazem certas igrejas protestantes, é ignorar o
próprio contexto em que nasceram os livros do Novo Testamento e as
promessas de continuidade que Cristo fez à Igreja nascente. Para um
bom entendimento das Escrituras é importante diferenciar o contexto
dos diferentes períodos históricos em que surgem os livros, as
intenções e estilos dos autores e a linguagem empregada. O CIC
explica isso nos pontos 101-141. A Constituição Dogmática Dei
Verbum explica que “A Sagrada Escritura deve ser lida e
interpretada naquele Espírito em que foi escrita” (cfr. DV 12).
O
homem, diante da revelação, precisa prestar o consentimento da fé,
que não exclui igualmente o uso da razão. A fé se fundamenta nos
motivos de credibilidade (a sublimidade da doutrina, a história da
Igreja e o testemunho dos mártires), mas principalmente na
autoridade de Deus, que não pode enganar-se nem nos enganar, e nos
milagres de Cristo (cfr. CIC 142-184). A razão, por sua vez, busca
esclarecer os mistérios da fé. São dois meios que não podem se
contradizer, pois o Deus que nos criou e nos fez racionais é o mesmo
Deus de nossa fé. Como coloca o Papa João Paulo II no começo da
Encíclica Fides et Ratio: “A Fé a Razão constituem como que duas
asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da
verdade”. A liberdade humana como capacidade de autodeterminar-se
segundo a verdade, não entra, portanto, em contradição com a fé,
pois aderir livremente à verdade revelada significa fazer um uso
autêntico da liberdade.
Principais
Tópicos a serem abordados:
-
Desejo de Deus no coração do homem;
-
Relativismo atual e a pluralidade religiosa;
-
Revelação como elemento central da tradição judaico-cristã;
-
Revelação cristã: Tradição e Sagrada Escritura;
-
Obediência da fé e liberdade do homem.
Bibliografia:
-
CIC 26-184
-
Compêndio do CIC - 1-32
-
Fé Explicada - pg. 7 - 19
-
Constituição Dogmática Dei Verbum, sobre a Revelação Divina.