"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Deus, a revelação e a resposta do homem


Vivemos numa época em que a busca pelas diversas formas de religiosidade evidenciam a abertura de muitas pessoas ao transcendente. CIC 44: “O homem é, por natureza e vocação, um ser religioso. Vindo de Deus e caminhando para Deus, o homem não vive uma vida plenamente humana senão na medida em que livremente viver a sua relação com Deus”.

No entanto, o clima de relativismo em que estamos imersos não busca valorar as diferentes formas de religiosidade e crenças segundo critérios de verdade, mas antes faz pensar que são equivalentes, sendo apenas o querer e o ʻsentir-se bemʼ das pessoas o critério de escolha entre uma crença ou outra.
Diante desse problema, é preciso colocar o problema de Deus, do conhecimento que podemos ter dEle, em bases firmes. O CIC mostra que temos acesso a ʻprovas da existência de Deusʼ no mundo e no homem (cfr. CIC 31-35). Esse é um movimento do homem em direção a Deus, através da capacidade que o próprio Deus deu ao homem, do qual o homem não pode se esquivar (cf. Leitura Complementar ʻCreio em Deusʼ).
A tradição judaico-cristã, no entanto, caracteriza-se por um conhecimento de Deus que Se revelou ao homem. Esse movimento de Deus em direção ao homem permitiu ao homem um conhecimento muito acima das suas capacidades sobre as verdades fundamentais: sentido da vida, da morte, a busca da felicidade e a distinção entre o moralmente certo e o errado. Esse é o grande diferencial da tradição judaicocristã com relação às demais religiões e o porquê podemos confiar plenamente no seu conteúdo, pois sua garantia de veracidade se funda no testemunho do próprio Deus.
A Revelação de Deus começa em nossos primeiros pais e culmina na vinda do Seu Filho Unigênito, Jesus Cristo e no envio do Espírito Santo. Nosso Senhor fez e ensinou muitas coisas e com sua morte na Cruz, nos redimiu e nos ganhou todas as graças. Para dar continuidade à sua obra redentora e aplicar seus méritos a todas as pessoas que viriam ao longo da história, garantiu que a assistência do Espírito Santo na Igreja estabelecida com os apóstolos, liderados por Pedro, seria uma realidade que os guiaria ʻem toda a verdadeʼ (cfr. Jo 16, 13).
É interessante entender as etapas da revelação (cfr. CIC 54-73) e como se transmitiu até nós, pela Tradição Apostólica e pela Sagradas Escrituras (cfr. CIC 74-141). A Sagrada Escritura e a Tradição derivam da mesma fonte e estão compenetradas. Ignorar a tradição, como o fazem certas igrejas protestantes, é ignorar o próprio contexto em que nasceram os livros do Novo Testamento e as promessas de continuidade que Cristo fez à Igreja nascente. Para um bom entendimento das Escrituras é importante diferenciar o contexto dos diferentes períodos históricos em que surgem os livros, as intenções e estilos dos autores e a linguagem empregada. O CIC explica isso nos pontos 101-141. A Constituição Dogmática Dei Verbum explica que “A Sagrada Escritura deve ser lida e interpretada naquele Espírito em que foi escrita” (cfr. DV 12).
O homem, diante da revelação, precisa prestar o consentimento da fé, que não exclui igualmente o uso da razão. A fé se fundamenta nos motivos de credibilidade (a sublimidade da doutrina, a história da Igreja e o testemunho dos mártires), mas principalmente na autoridade de Deus, que não pode enganar-se nem nos enganar, e nos milagres de Cristo (cfr. CIC 142-184). A razão, por sua vez, busca esclarecer os mistérios da fé. São dois meios que não podem se contradizer, pois o Deus que nos criou e nos fez racionais é o mesmo Deus de nossa fé. Como coloca o Papa João Paulo II no começo da Encíclica Fides et Ratio: “A Fé a Razão constituem como que duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade”. A liberdade humana como capacidade de autodeterminar-se segundo a verdade, não entra, portanto, em contradição com a fé, pois aderir livremente à verdade revelada significa fazer um uso autêntico da liberdade.
Principais Tópicos a serem abordados:
- Desejo de Deus no coração do homem;
- Relativismo atual e a pluralidade religiosa;
- Revelação como elemento central da tradição judaico-cristã;
- Revelação cristã: Tradição e Sagrada Escritura;
- Obediência da fé e liberdade do homem.

Bibliografia:
- CIC 26-184
- Compêndio do CIC - 1-32
- Fé Explicada - pg. 7 - 19
- Constituição Dogmática Dei Verbum, sobre a Revelação Divina.

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.