Quinta-feira, 19 de abril de 2018 - 3ª Semana da Páscoa
João 6,44-51
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44 “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia.
45 Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim.
46 Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai.
47 Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.
48 Eu sou o pão da vida.
49 Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram.
50 Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá.
51 Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão: Abrir-se interiormente a Deus, é abrir-se, igualmente, para o conteúdo de sua proposta. E a grande proposta de Deus, trazida a nós por seu Filho Jesus Cristo, é a ressurreição. A ressurreição deve ser o nosso ideal mais elevado. Ele mesmo nos ressuscitará no último dia. Na medida em que formos mais discípulos(as), tanto mais entenderemos a grandiosidade do poder da ressurreição em nossas vidas. Portanto, precisamos nos abrir, decididamente, para o discipulado. Na escola do discipulado somente Jesus será o grande mestre. Devemos nos abrir mais aos seus ensinamentos. Precisamos pedir muito mais as luzes do Espírito Santo para podermos entender os mistérios escondidos desde toda a eternidade. Somente os simples, isto é, os humildes serão capazes de entender os mistérios de Deus. É fundamental que nos deixemos atrair por Deus. Não devemos por resistências. Deus tão somente quer saciar a nossa alma, iluminando-nos com a luz divina e alimentando-nos com a Eucaristia. Da Eucaristia haveremos de absorver as melhores energias que nos garantirão a ressurreição: 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente.
Oração: Senhor Jesus, fonte excelente de toda sabedoria, concede-me a graça de ser verdadeiramente sábio(a) porque verdadeiramente iluminado(a) pela Tua luz maravilhosa. Concede-me a graça de sondar os Teus mistérios de amor com espírito de humildade, porque assim será do Teu agrado. A minha ciência mais sublime seja conhecer a Ti, Jesus, garantidor da minha ressurreição. Ajuda-me, Jesus, a fazer uma profunda e íntima experiência de comunhão Contigo. Estar em comunhão Contigo é já saborear antecipadamente os frutos da redenção. Humildemente Te peço: concede-me a graça de ser atraído por Ti. Ajuda-me a ser discípulo(a) missionário(a) responsável e coerente. Coloca em meu coração o desejo de receber-Te sempre mais na Sagrada Eucaristia para que eu possa viver eternamente. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito discipulado.
Aceita meu forte abraço.
Padre Renato dos Santos – SDB
Padre Renato dos Santos - SDBComunità SalesianaVia della Tipografia, 100120 - Città del Vaticano-------------------------------------Telefone Fixo: 00 (xx) 39 06.6989.9248-------------------------------------Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16-------------------------------------