"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A Igreja de Cristo


1-   Jesus Começa a Fundação da sua Igreja.


Que é a Igreja?
È a continuação de Cristo no mundo de hoje.

Com a idade de 30 anos, Jesus começou a chamar os apóstolos, um por um. “Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu Simão e André, irmão de Simão. Lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores.
Disse-lhes Jesus: ‘Segui-me e eu vos farei pescadores de homens’. Imediatamente, deixando as redes no barco, seguiram-no. Logo adiante viu Tiago filho de Zebedeu, e João seu irmão, consertando as redes no barco. Logo os chamou. E eles, deixando o pai, Zebedeu, com os empregados, seguiram-no” (Mc 1,16-20)

Formou um grupo de doze homens. Andou com eles por quase três anos. Instruiu-os, formou-os na sua doutrina. O colégio dos apóstolos é a Igreja nascente.

A missão dos apóstolos é para que continuem a missão de Jesus no mundo: salvar o mundo . tudo o que Jesus fez no mundo também deverão fazer os apóstolos.

2-   Jesus transmite seus poderes aos apóstolos


Os poderes que Jesus usou para salvar o mundo são: pregar o evangelho, perdoar os pecados, celebrar a missa. Estes poderes Jesus entregou aos apóstolos antes de voltar para o céu.

Poder de pregar o evangelho “Foi-me dado poder no céu e na terra. Ide, pois, ensinai todas as gentes, batizando-as em nome do Pai, do Folho e do Espírito Santo, ensinando-as a observar tudo o que vos ensinei. Estarei convosco todos os dias até o fim do mundo” (Mt 28,16-20). Este poder de pregar o evangelho esta na Igreja de Jesus até hoje.

Poder de celebrar a missa. Na última ceia Jesus celebrou a primeira missa. Depois de Ter transformado o pão e o vinho em seu corpo e seu sangue, Jesus disse aos apóstolos:  “Fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19-20). Com estas palavras Jesus transmitiu aos seus apóstolos o poder de celebrar a missa.
Até hoje na Igreja de Cristo se celebra a missa

Poder de perdoar aos pecados. Jesus como Filho de Deus, perdoava os pecados. Somente Deus tem este poder. Disse Jesus aos apóstolos: “Assim como o pai me enviou, eu vos envio. Dito isto soprou sobre eles e lhes disse: ‘recebei o Espírito Santo, aqueles a quem perdoardes os pecados, lhes serão perdoados’” (Jo 20,19-23).
Somente a Igreja de Cristo hoje se continua perdoando os pecados. 



3-   Os bispos são os sucessores dos apóstolos

Foi aos apóstolos que Jesus deu seus poderes divinos de ensinar e batizar, celebrar a missa e perdoar os pecados.

Os apóstolos morreram. Porém, a Igreja continuou. Por isso, os apóstolos transmitiram seus poderes divinos, recebidos de Jesus a outros Cristãos, para que a Igreja continuasse a sua caminhada na salvação do mundo.

-          S. Paulo transmitiu seus poderes a Tito: “Deixei-te em Creta, ó Tito para que completasses a obra de organização e constituísses, em cada cidade, anciãos, isto é bispos, conforme as instruções que te dei” (Tt 1,5).

Todos os bispos católicos são sucessores dos apóstolos. Sucessores diretos.

O papa é o chefe da igreja universal. Sua missão é dirigir, governar e orientar a Igreja:
-          os bispos são sucessores dos apóstolos. Sua missão é governar os fiéis de sua diocese, orientado-os sempre no caminho certo de Deus;
-          os sacerdotes são auxiliares dos bispos e devem instruir o povo e assisti-lo conforme a sã doutrina;
-          os leigos (o povo, os fiéis cristãos), como membros vivos da Igreja devem viver e praticar com integridade as verdades da fé, responsabilizar-se pela Igreja, viver em comunhão com seu vigário, bispos e todos os irmãos.

A Igreja somos todos nós. Todos formamos o povo de Deus. Todos devemos nos responsabilizar pela nossa Igreja.

Para responder:

1-      O que é Igreja?
2-      Como a Igreja salva o mundo hoje?
3-      O que é Igreja invisível?
4-      Qual a função do leigo?

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.