"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Santo Inácio: o fogo transformador da oração e da missão

Dom Roberto Francisco Ferrería Paz

Santo Inácio: o fogo transformador da oração e da missão

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

Encerrando o mês de julho celebramos a grandiosa memória de Santo Inácio de Loyola o ardoroso santo da Reforma Católica e da Evangelização do Novo Mundo. Em sua conversão percebemos o valor inestimável da leitura  espiritual,   a vida de Cristo e dos santos,  o impactaram de tal forma que reorganizou seu projeto de vida.

Em Montserrat e Manresa consegue o conhecimento interior profundo de Jesus que inspirará os exercícios espirituais que marcaram a ascese  e mística de gerações inteiras que através deste itinerário se encantaram com Cristo. Nesse carisma tão atraente para o homem da modernidade, de encontrar a Deus em tudo, e de ser capaz de unir a contemplação com a ação,  fundou a Companhia de Jesus aprovada pelo Papa Paulo III  em 1540, pela Bula Regimini Militantes Ecclesiae. 
O próprio nome de Companhia está a traduzir um espírito de militância e consagração total a missão, acrescentando aos três votos tradicionais dos religiosos o quarto: o da obediência ao Papa a respeito das missões (obedintia circa missionis). Prontamente este grupo de companheiros (de compartir o pão) se multiplicou e com uma formação qualificada e uma ascética heróica partiu para os ligares mais longínquos, a Índia, o Japão e a Malásia com São Francisco Xavier e a China com o Pe. Mateus Ricci.
É de veras admirável o contributo de Santo Inácio para a espiritualidade, a teologia e a Igreja, a formação de um laicato de influência e penetrante nos centros de decisão pelas Congregações Marianas  fundadas em 1563 pelo Pe. Jean. Leunis S.J. , a presença diferenciada dos jesuítas no mundo da educação e das ciências, sendo os mestres e tutores espirituais das lideranças cristãs de séculos inteiros, a iniciativa tão mordente e atual da inculturação da fé, alma da Nova Evangelização e novamente citamos os Exercícios Espirituais que modelaram a vida cristã de sacerdotes, religiosos e fieis. No Brasil bastaria citar apenas o gigante da fé e Apóstolo desta terra São José de Anchieta e as missões jesuíticas nos Sete Povos no Rio Grande do Sul, onde se plasmou o sonho de uma síntese cultural indígena e ibero-americana, onde existiu uma promoção integral da pessoa humana, acontecendo uma evangelização encarnada e comprometida com a libertação e com a luta e a busca  da utopia de uma Terra sem Males. Deus seja louvado!
http://www.cnbb.org.br/artigos-dos-bispos-1/dom-roberto-francisco-ferreria-paz-1/17005-santo-inacio-o-fogo-transformador-da-oracao-e-da-missao

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.