Segunda-feira, 4 de abril de 2016 - 2ª Semana da Páscoa
João 3,1-8
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
1 Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2 que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”. 3 Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. 4 Nicodemos disse:“Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?” 5Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6 Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. 7 Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. 8 O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Jesus é muito claro: se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. Nascer do alto, é nascer do coração de Deus, da sua graça, do seu amor, da sua misericórdia. Se Ele nos permitiu existir significa que Ele nos quer numa dimensão bem maior do que a humano-terrena. O ideal é bem maior. Esse ideal é a herança que receberemos enquanto filhos, nascidos pelo Santo Batismo. A herança é a Vida Eterna. É aqui que entra o dom da inteligência. Quem é iluminado pela luz do alto, que vem pelo Santo Batismo, sabe e entende que há algo muito superior a tudo isso que somos capazes de conceber no mundo físico, pelos critérios humanos. O Santo Batismo nos proporciona o segundo grande nascimento. Nascimento para a vida da graça, para a vida em Deus, que é plenitude. Precisamos renascer mais para a vida espiritual. Estamos num déficit muito grande para com as coisas sagradas. Somos muito superficiais na espiritualidade. Em matéria de Sagrado, tudo em nós é limitado. Somos por demais autossuficientes e caímos no erro de prescindir das coisas sagradas. Parece que o pecado ainda impera em nós. Não podemos permanecer na desgraça do pecado. Deus nos quer divinizar. Divinizados entraremos na eternidade.
Oração
Senhor Jesus, autor do Batismo que confere a filiação divina pelo derramamento do Espírito Santo, faze-me cada vez mais cristão(ã) autêntico(a) pela renovação da graça batismal. Perdoa-me, humildemente Te peço, por nem sempre assumir com coerência e autenticidade o meu Batismo. Concede-me a graça de renascer diariamente para as coisas do alto. Doa-me cada vez mais o dom do discernimento. Assim serei capaz de ver o ideal maior que é a Vida Eterna, promessa de teu amor gerador de vida. Tira do meu coração a vergonha que não me deixa testemunhar-TE corajosamente no grupo em que vivo. Obrigado, Senhor Jesus, pela herança da eternidade. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te uma semana cheia de vida e de encanto.
Aceita meu abraço e minhas preces.
P. Renato dos Santos - SDB
Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano